ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 34º

Capital

Corpos de vítimas de queda de avião em Aquidauana chegam a Campo Grande

Rubens Crispim Júnior já foi identificado, e arquiteto chinês Kongjian Yu passará por necropsia ainda hoje

Por Clara Farias e Gabi Cenciarelli | 26/09/2025 12:53

Os corpos das vítimas do acidente aéreo ocorrido em Aquidauana, no último dia 23, chegaram a Campo Grande no início da tarde desta sexta-feira (26), no IMOL (Instituto de Medicina e Odontologia Legal), para os procedimentos de identificação. De acordo com a Polícia Científica, três corpos já passaram por necropsia e tiveram material genético coletado para exame de DNA.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Os corpos das quatro vítimas do acidente aéreo em Aquidauana chegaram ao Instituto de Medicina e Odontologia Legal de Campo Grande para identificação. Três já passaram por necropsia, com um deles, o documentarista Rubens Crispim Júnior, oficialmente identificado. Entre as vítimas estavam o arquiteto chinês Kongjian Yu, referência em urbanismo sustentável, os documentaristas Rubens Crispim e Luiz Fernando Ferraz, e o piloto Marcelo Barros. O Cessna 175 caiu no Pantanal após tentar pousar no Hotel Barra Mansa depois do pôr do sol.

Um deles, do documentarista Rubens Crispim Júnior, foi identificado oficialmente. Já o corpo do arquiteto chinês Kongjian Yu será submetido a necrópsia e coleta de material ainda hoje, com anuência da Embaixada da China no Brasil.

Os exames genéticos das demais vítimas seguem em andamento, com os trabalhos sendo realizados inclusive durante o fim de semana para garantir maior agilidade. A Polícia Científica reforça que os prazos variam conforme a complexidade de cada caso, mas todos os recursos técnicos disponíveis estão sendo aplicados para garantir resultados seguros e confiáveis, com respeito às famílias.

Corpos de vítimas de queda de avião em Aquidauana chegam a Campo Grande
Aeronave ficou completamente destruída. (Foto: Divulgação)

Na quinta-feira (25), o Campo Grande News já havia mostrado que dentes das vítimas foram recolhidos para análise no IALF (Instituto de Análises Laboratoriais Forenses), em Campo Grande, e que o prazo regular para liberação de exames de DNA é de até três meses. No entanto, por se tratar de um caso de repercussão, o procedimento deve ser acelerado.

Entre as vítimas estão o arquiteto chinês Kongjian Yu, fundador do conceito de “cidade-esponja” e referência internacional em urbanismo sustentável; os documentaristas Rubens Crispim Júnior e Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz; além do piloto Marcelo Pereira de Barros, 59 anos.

Corpos de vítimas de queda de avião em Aquidauana chegam a Campo Grande
O arquiteto chinês Kongjian Yu, o documentarista Luiz Ferraz, o diretor de fotografia Rubens Crispim Jr., e o piloto Marcelo Pereira de Barros (Foto/Redes Sociais)

O Cessna 175, prefixo PT-BAN, caiu em uma área do Pantanal a cerca de 100 quilômetros de Aquidauana, depois de três sobrevoos pela região. Testemunhas relataram que a aeronave tentou pousar no Hotel Barra Mansa após o pôr do sol, fora do horário permitido, mas arremeteu antes de desaparecer do campo de visão. Logo depois, moradores avistaram fumaça e os destroços.

O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) e o Garras (Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros) realizam investigação sobre as causas da queda.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.