ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 34º

Capital

Corpos das vítimas em queda de avião no Pantanal são transferidos para Capital

Prótese e digital preservadas devem agilizar a identificação de duas vítimas do acidente em Aquidauana

Por Silvia Frias e Bruna Marques | 26/09/2025 11:50
Corpos das vítimas em queda de avião no Pantanal são transferidos para Capital
O arquiteto chinês Kongjian Yu, o documentarista Luiz Ferraz, o diretor de fotografia Rubens Crispim Jr., e o piloto Marcelo Pereira de Barros (Foto/Redes Sociais)

Os corpos das quatro vítimas da queda de avião na região pantaneira estão sendo transferidos de Aquidauana para Campo Grande para exames complementares de identificação. Uma digital preservada e uma prótese devem agilizar o reconhecimento das vítimas.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Os corpos dos três brasileiros mortos em acidente aéreo na região pantaneira estão sendo transferidos de Aquidauana para Campo Grande para exames complementares de identificação. Uma digital preservada e uma prótese metálica devem auxiliar no reconhecimento das vítimas, que incluem o piloto Marcelo Pereira de Barros, Rubens Crispim Jr e Luiz Fernando Feres da Cunha. O acidente ocorreu em 23 de setembro de 2025, quando um Cessna 175 tentou pousar na pista do Hotel Barra Mansa, em Aquidauana, após o horário permitido para pouso visual. As investigações buscam determinar se houve falha operacional e se o piloto estava autorizado a transportar passageiros.

O carro da funerária responsável pelo transporte deixou o IML (Instituto Médico Legal) de Aquidauana, a 141 quilômetros de Campo Grande, por volta das 10h30. As necropsias do piloto Marcelo Pereira de Barros, de Rubens Crispim Jr. e de Luiz Fernando Feres da Cunha já foram realizadas no município, assim como a coleta do padrão de DNA do filho do piloto para confrontação. Somente o corpo do arquiteto chinês Kongjian Yu não passou por necropsia já que, a pedido do consulado, está sendo aguardada a chegada de familiares.

A reportagem apurou que os corpos serão submetidos a exames de tomografia e de raio X. Um deles tem prótese metálica, o que pode facilitar a identificação. Outra vítima teve parte das digitais preservadas, e o exame necropapiloscópico está sendo realizado por uma equipe de Campo Grande, que foi a Aquidauana na quarta-feira (24) e irá finalizar o trabalho na capital.

O exame de DNA é realizado pelo IALF (Instituto de Análises Laboratoriais Forenses).

A reportagem também apurou que foram recolhidos dentes das vítimas e, segundo informações obtidas pelo Campo Grande News, o prazo regular do IALF para liberação de identificação por exame de DNA é de cerca de três meses. Porém, por se tratar de caso de repercussão, o tempo deve ser acelerado. Seja qual for este período, a liberação dos corpos somente será feita depois dos exames confirmarem a identificação dos corpos.

Profissional ouvido pela reportagem relatou que esse prazo varia conforme a qualidade do material coletado e a disponibilidade do laboratório. Há casos semelhantes ao do acidente registrado no Pantanal em que o corpo foi liberado em um mês ou até em um ano.

Um desses caso é de idoso de 72 anos que morreu em junho, em acidente na BR-262. Para ler esta reportagem, clique aqui.


Acidente - O Cessna 175, prefixo PT-BAN, caiu no Pantanal no dia 23 de setembro de 2025, por volta das 18h, após tentar pousar na pista do Hotel Barra Mansa, em Aquidauana. Testemunhas relataram que a aeronave arremeteu antes da queda e, em seguida, foi vista fumaça no horizonte.

 O acidente ocorreu em horário já não autorizado para pouso visual, já que o pôr do sol havia sido registrado às 17h39. As investigações apuram se houve falha operacional e se o piloto possuía certificação para transporte de passageiros, uma vez que o monomotor não tinha registro para atuar como táxi aéreo.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.