ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Cruzamento da Petrópolis com Marginal Lagoa tem terceira morte

Paula Vitorino | 08/03/2012 10:36
Terceira morte foi registrada em cruzamento da Marginal Lagoa. (Foto: Marlon Ganassin)
Terceira morte foi registrada em cruzamento da Marginal Lagoa. (Foto: Marlon Ganassin)

A jovem Janaina de Souza Candido, de 25 anos, morreu ontem na Santa Casa após ficar 8 dias internada por causa de acidente no cruzamento da Petrópolis com a Avenida Lúdio Coelho (Marginal Lagoa).

Essa é a terceira morte provocada por acidente de trânsito que acontece no mesmo local desde a inauguração da avenida, em dezembro de 2011.

Janaina seguia pela avenida em uma motocicleta quando foi atingida por um caminhão, que avançou o sinal de pare da Petrópolis. O acidente aconteceu no dia 28 de fevereiro e Janaina teve morte cerebral decretada ontem à tarde.

O cruzamento é alvo de reivindicações dos moradores desde a inauguração da avenida. Eles pedem a colocação de um semáforo em caráter de emergência, questionando o prazo de 60 dias informado pela Agetran.

“Todo dia acontece acidente. É um caso de emergência. Se demorar mais 60 dias para instalar o semáforo, serão mais 60 acidentes e mais vítimas. Pessoas vão continuar morrendo”, avalia.

O Diretor de Trânsito da Agetran, Janine de Lima Bruno, explica que o procedimento público precisa cumprir etapas e que a previsão de instalação do semáforo é só daqui a 60 dias. O equipamento também terá radar.

Até a próxima segunda-feira o próximo de licitação deve ser aberto. Após cerca de 30 dias a empresa responsável deve ser definida e precisa de mais 30 dias para a instalação do equipamento.

Janine ressalta que “não existe ninguém mais preocupado com a situação no local, mas que é preciso cumprir a lei e seus prazos, que valem para todo o país”.

Enquanto o equipamento não é instalado, a Agetran está enviando equipes no local esporadicamente para fazer o monitoramento do trânsito. “Não podemos manter uma euipe integralmente porque a cidade tem outros pontos críticos também”, diz.

O presidente do bairro rebate dizendo que a presença esporádica da Agetran não resolve o problema e caso nenhuma providência seja tomada os moradores vão organizar uma manifestação.

“Essa avenida já devia ter sido entregue pronta, com os equipamentos de redução de velocidade”, diz.

Janine ainda chama a atenção para o fato do cruzamento ser sinalizado na vertical e horizontal, álém de ter visão ampla para os motoristas, mas que o maior problema no local é a falta de respeito dos condutores.

Sinalizações - Além do cruzamento com a Petrópolis, a Marginal Lagoa vai receber sinalização no trecho próximo a rua das Árvores. De acordo com Janine, a previsão é de 45 dias para a instalação de um radar de 50 km/h de velocidade.

Já no outro local alvo de reclamações, em frente a entrada da Base Área, Janine esclarece que não tem possibilidade de instalação de semáforo, como moradores reivindicam.

No local já foram instaladas travessias elevadas nos dois sentidos da via, com o objetivo de proteger os pedestres e reduzir a velocidade dos motoristas.

“Semáforo só é instalado em cruzamentos com fluxo intenso de veículos. Ali a travessia é o melhor, não tivemos mais acidentes com vítimas no local”, diz.

Ele ainda explica que por conta da via paralela não ter movimento intenso de veículos ao longo de todo o dia, um semáforo no local acabaria induzindo a infração, já que o motorista iria se acostumar a furar a sinalização, avaliando que não existe movimento de veículos.

Nos siga no Google Notícias