ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Delegado vê "muita gente" sem noção de trânsito dirigindo nas ruas da Capital

Vinícius Squinelo e Bruno Chaves | 12/09/2013 19:10
Moura Fé foi um dos responsáveis por desmontar quadrilha que burlava prova prática do Detran (foto; Bruno Chaves)
Moura Fé foi um dos responsáveis por desmontar quadrilha que burlava prova prática do Detran (foto; Bruno Chaves)

Um dos responsáveis pelas investigações que desbarataram uma quadrilha especializada em “ajudar” pessoas a passarem no teste prático do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), o delegado Moura Fé acredita que a existência de pessoas sem noções básicas de direção levam um cidadão a procurar burlar a prova.

A quadrilha, que ajudava motoristas com dificuldade em passar no teste pratico do Detran, foi presa ao cobrar R$ 1,7 mil para ajudar uma mulher a passar no teste prático para obter a carteira de motorista. A técnica de enfermagem Rosimeire da Silva Moreira, 43 anos, “caiu” na lábia do grupo após reprovar três vezes consecutivas nos exames práticos.

“A gente percebe a existência de pessoas sem noções básicas de trânsito dirigindo pelas ruas, a gente vê isso claramente, eu mesmo vejo isso e fico pensando como ela tirou a habilitação”, questionou Moura Fé, titular da Dedfaz (Delegacia de Defraudações).

Ainda segundo o delegado, além de Rosimeire, que foi presa, muitas outras pessoas conseguiram a habilitação com o auxílio da quadrilha.

Na quarta-feira, uma ação conjunta da Corregedoria do Detran e de policiais civis prendeu a motorista autônoma Vanilda Gama Rodrigues, 41 anos, que fazia o teste no lugar de Rosimeire com a utilização de um documento de identidade falso, e os instrutores Francisco Osmildo Bezerra, 56 anos, do Centro de Formação de Condutores Globo, e Roberto de Oliveira Souza, 38 anos, vinculado as autoescolas Speed, de Campo Grande, e Jaguar, de Jaraguari.

Conforme Moura Fé, Rosimeire reprovou pela terceira vez e acabou aceitando a proposta do instrutor, Francisco. Ele disse que a ajudaria a passar na prova prática se ela pagasse R$ 1,7 mil. A técnica de enfermagem entregou o dinheiro.

Francisco procurou Roberto e os dois acabaram “contratando” Vanilda para a realização do teste prático no lugar de Rosimeire. Ela chegou a realizar a manobra da baliza e foi aprovada. Ao deixar o veículo, a motorista autônoma foi presa em flagrante e indiciada por falsidade ideológica. Também foram presos Souza e Bezerra.

O grupo foi preso porque a Corregedoria do Detran já vinha investigando a atuação da quadrilha que cobrava para facilitar a aprovação de candidatos com dificuldade em obter a CNH na Capital. Também é alvo da polícia um falsário, que teria participado da ação do grupo para ajudar a falsificar o RG de Rosimeire e colocar a fotografia de Vanilda.

Nos siga no Google Notícias