ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, QUINTA  07    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Donos de ferro-velho se trancam em imóvel durante ação contra furto de cobre

Proprietários aguardaram o advogado chegar para liberar a entrada das equipes da PM e da Guarda Municipal

Por Ana Paula Chuva e Bruna Marques | 07/08/2025 10:25


RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Donos de um ferro-velho na Avenida Tamandaré, em Campo Grande, se trancaram no estabelecimento durante operação conjunta da Polícia Militar e Guarda Civil Metropolitana. A ação, realizada na manhã desta quinta-feira, investiga o comércio ilegal de fios de cobre na Capital. Após a chegada do advogado, os proprietários permitiram a entrada das autoridades, que apreenderam mais de 200 quilos de cobre sem comprovação de origem. O estabelecimento também apresentava irregularidades no alvará de funcionamento.

Donos de um ferro-velho localizado na Avenida Tamandaré, Bairro Vila Sobrinho, em Campo Grande, se trancaram dentro do imóvel durante operação da Polícia Militar e da GCM (Guarda Civil Metropolitana). A ação apura o comércio ilegal de fios de cobre na Capital e percorre vários pontos da cidade na manhã desta quinta-feira (7).

Conforme apurado pelo Campo Grande News, as equipes foram ao local após denúncia. Quando os servidores chegaram, os proprietários se trancaram no imóvel, alegando que só sairiam após a chegada do advogado.

Quando o defensor dos suspeitos chegou, eles saíram. Em seguida, os guardas recolheram o material sem comprovação de origem. Até o momento, foram apreendidos pouco mais de 200 quilos de cobre ilegal.

No local estão quatro viaturas da Polícia Militar, uma da Guarda Municipal e uma da patrulha ambiental. Ainda segundo apurou a reportagem, o alvará do ferro-velho também está irregular e os donos serão notificados. Ainda não há informações se eles serão encaminhados para a delegacia nem onde acontecem as outras ações.

Operação Ferro-velho - Em nota, a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul informou que a operação foi deflagrada simultaneamente nas sete regiões urbanas de Campo Grande, com início às 6h30, quando as equipes se concentraram no 10º Batalhão para o briefing inicial. O objetivo é intensificar fiscalizações e abordagens em locais suspeitos de receptação ilegal de materiais metálicos, especialmente fios de cobre.

Segundo a corporação, a operação teve caráter preventivo, repressivo e de fiscalização administrativa, visando coibir um tipo de crime que, além de causar prejuízos financeiros, compromete diretamente serviços essenciais como iluminação pública, telecomunicações, transporte e segurança pública. As ações foram coordenadas entre as instituições responsáveis pela ordem e o bem-estar da sociedade.

Donos de ferro-velho se trancam em imóvel durante ação contra furto de cobre
Policial militar segura rolo de cabo de cobre apreendido em ponto de receptação (Foto: Direto das Ruas)

Ainda conforme a nota, o trabalho foi orientado pelas Agências Locais de Inteligência da PMMS, responsáveis pelo mapeamento dos pontos críticos. Durante toda a ação, as equipes atuaram com base no respeito aos preceitos legais, aos direitos humanos e à cidadania, seguindo as diretrizes institucionais.

Os materiais apreendidos, bem como as pessoas detidas ou presas em flagrante, foram encaminhados às delegacias das regiões correspondentes. Em casos de crimes ambientais identificados durante a operação, os envolvidos foram levados à Decat (Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista).

Donos de ferro-velho se trancam em imóvel durante ação contra furto de cobre
Fios de cobre já queimados e retorcidos foram apreendidos durante a operação de fiscalização (Foto: Direto das Ruas)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.