ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Educadores são contra abertura dos Ceinf’s no período de férias

Paula Vitorino | 25/03/2011 15:44

Foto: Simào Nogueira
Foto: Simào Nogueira

Os integrantes do Fórum de Educação Infantil Estadual estiveram reunidos em assembléia nesta manhã para discutir, entre outras pautas, projeto da Câmara Municipal que prevê a abertura dos Ceinf’s (Centro Educação Infantil) no período de férias.

A proposta é de autoria do vereador Paulo Siufi (PMDB), e aguarda votação na Câmara Municipal de Campo Grande.

O Fórum é contra o projeto. De acordo com a coordenadora da entidade, Mariete Félix Rosa, a proposta vai contra os direitos da criança.

“As crianças muitas vezes chegam no Ceinf dormindo e voltam para suas casas já dormindo também. Portanto, elas ficam só no fim de semana com suas famílias. Se abrir para as crianças ficarem nas férias também, elas vão passar a maior do tempo conosco, e isto está errado”, explica.

Os Ceinf’s atendem crianças de 0 à 5 anos, em Mato Grosso do Sul, de segunda a sexta-feira, entre às 7h e 17h.

Sobre a justificativa do projeto, que é a necessidade dos pais, que precisam trabalhar e não tem com quem deixar os filhos nas férias, Mariethe enfatiza que os educadores entendem a necessidade dos pais, mas que essa não seria uma competência da educação, e sim, de outras políticas públicas.

“As crianças não têm que passar 12 meses dentro dos Ceinf’s , se isso acontecer, corremos o risco de institucionalizar esses meninos e meninas. É direito da criança ter acesso a outras políticas públicas e dever do governo propiciar o acesso”, frisa.

Além da problemática envolvendo o período das crianças no centros de educação, o Fórum também lembra do direito de férias que os professores têm, garantido na legislação.

“Por lei, temos que ter ao menos 45 dia de férias no ano. Quem vai ficar com as crianças nesse período? Será que vão contratar mais professores ou vão colocar pessoas sem a devida formação na função?”, questiona.

Na próxima segunda-feira (28), às 9h, acontece uma Audiência Pública na Câmara Municipal para discutir o impasse.

Participam da reunião os integrantes do Fórum e demais representantes da educação, além da Comissão Permanente de Educação, Cultura e Desporto, formada pelos vereadores Professora Rose, Silveira e Herculano Borges.

Nos siga no Google Notícias