ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Em 120 audiências de custódia, Justiça determinou prisão em 55% dos casos

Maioria dos casos de prisão em flagrante era de crimes como furto, tráfico de drogas ou receptação

Silvia Frias | 14/01/2022 15:33
Perfil dos detidos foi realizado durante período do recesso forense (Foto/Divulgação: Defensoria Pública)
Perfil dos detidos foi realizado durante período do recesso forense (Foto/Divulgação: Defensoria Pública)

Em 120 audiências de custódia realizadas em prazo de 16 dias, a Defensoria Pública Criminal em Campo Grande identificou que 69% dos casos foram relacionados casos enquadrados como sem violência ou grave ameaça, como furto, tráfico de drogas e receptação. Do total, 55% dos detidos em flagrante tiveram decretada a prisão preventiva.

O levantamento foi feito pela coordenação do Núcleo Criminal durante recesso forense, de 20 de dezembro de 2021 a 6 de janeiro de 2022.

Dos 120 analisados,  65% das pessoas eram tecnicamente primárias, ou seja, não tinham sentença penal condenatória transitada em julgado.

Do total, foi concedida liberdade provisória a 36% dos casos e, em 9%, a liberdade provisória foi dada mediante monitoramento eletrônico, segundo informações do coordenador do núcleo, Gustavo Henrique Pinheiro da Silva.

Perfil - A análise da renda média dos indivíduos que foram levados às audiências de custódia de Campo Grande demonstra que 21% das pessoas estavam desempregadas, 17% tinham renda menor do que 1 salário mínimo, e 45% ganhavam entre 1 a 2 salários mínimos. Apenas 17% tinham renda superior a 2 salários mínimos.

 Sobre o grau de escolaridade, verificou-se, ainda, que 79% das pessoas não tinham concluído a educação básica. Cerca de 50% das pessoas presas não tinham sequer o ensino fundamental completo (43,94%) ou simplesmente não haviam estudado (6,06%).

No recorte racial, 25% das pessoas presas levadas às audiências de custódia de Campo Grande no recesso forense se declararam brancas; 61% se declararam pardas; e 13 % se declararam negras.

Nos siga no Google Notícias