ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Em situação de alerta, Hemosul abre o dia todo para repor estoque

O Hemosul Coordenador fica localizado na Av. Fernando Corrêa da Costa, Nº 1304, no Centro

Liniker Ribeiro | 18/09/2021 09:22
Estoques de pelo menos três tipos de sangue estão baixos no Hemosul. (Foto: Divulgação)
Estoques de pelo menos três tipos de sangue estão baixos no Hemosul. (Foto: Divulgação)

Com estoques de sangue em situação crítica, o Hemosul terá expediente o dia todo, neste sábado (18), até as 17h. O objetivo principal é repor as bolsas de três diferentes tipos: O-, O+ e A+.

Apesar da maior necessidade dos tipos citados, doadores de todos os tipos de sangue são bem vindos. Os estoques do Hemosul alimentam hospitais públicos e particulares de todo o Estado.

Conforme a instituição, além da pandemia, o tempo seco tem aumentado as doenças respiratórias, deixando o doador inapto enquanto doente. Por isso, os estoques têm ficado em situação de alerta.

Outra situação que tem contribuído para a falta de bolsas de sangue tem haver com as vacinas contra covid-19. Os imunizantes deixam os doadores inaptos à doação por um determinado período: Coronavac por 48h e Astrazeneca, Pfizer e Janssen um intervalo de 7 dias.

Por falar em covid, o Hemosul reforça que todas as medidas de biossegurança para garantir um ambiente saudável aos doadores continuam sendo adotadas. Álcool em gel, uso de máscara, limpeza frequente dos ambientes, distanciamento das cadeiras de espera e coleta são ações obrigatórias.

Quem pode doar - Pessoas que tenham entre 16 e 69 anos e tenham mais de 55 quilos podem doar desde que estejam saudáveis. Outro ponto a ser observado, é o prazo de espera após a vacinação contra covid-19.

O Hemosul Coordenador fica localizado na Av. Fernando Corrêa da Costa, Nº 1304, no Centro de Campo Grande. Para mais critérios sobre a doação de sangue, acesse: www.hemosul.ms.gov.br.

Nos siga no Google Notícias