ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Em vistoria inédita, Conselho de Saúde encontra irregularidades no HR

Elverson Cardozo | 20/07/2012 16:14
No total, 12 conselheiros vistoriaram o hospital. (Foto: Marcelo Victor/Arquivo)
No total, 12 conselheiros vistoriaram o hospital. (Foto: Marcelo Victor/Arquivo)

Comissão do Conselho Estadual de Saúde encontrou irregularidades no HR-MS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), após vistoria inédita na manhã desta sexta-feira (20). Falta de leitos, atendimento nos corredores e falta de profissionais é o que mais chamou a atenção.

A ação reuniu, no total, 12 profissionais, que percorreram todas as alas do hospital. Uma das conselheiras, Elisa Magaly Nantes, de 49 anos, disse que a vistoria foi realizada após denúncias, mas também foi motivada por irregularidades identificadas no relatório de gestão, que é elaborado pela SES (Secretaria Estadual de Saúde).

O objetivo, afirmou, foi verificar, in loco, o que foi pactuado e o que não estava sendo cumprido. Os conselheiros, segundo Elisa, vistoriaram todas as alas do hospital, como o CTI (Centro de Terapia Intensivo), UTI (Unidade de Terapia Intensiva), setor de hemodiálise, oncologia e o pronto socorro infantil e adulto.

Vistoria durou perto de duas horas e meia, das 9h às 11h30. Entre as irregularidades, falta de leitos, atendimento nos corredores e o mais grave: falta de profissionais, especialmente da área de enfermagem. “Na UTI a menina que trabalha a noite tem que atender duas áreas. Isso é sobrecarga”, destacou.

Segundo a conselheira, devido à falta de macas, uma das alas, que tem capacidade para atender 40 pacientes, só está atendendo 28. “Ele é um hospital de referência e quando se trata de referência tem que atender tudo”, esclarece.

Embora a demanda seja grande, Elisa Magaly disse que a comissão não encontrou irregularidades nos pronto-socorros, nem nas UTIs, onde denúncias apontavam que não havia respiradores suficientes ou que os equipamentos não funcionavam de maneira adequada.

A Comissão agora vai elaborar um relatório da visita. O documento será encaminhado ao governador, à Secretaria de Saúde, Ministério Público e demais órgão responsáveis.

A ação, segundo a conselheira, continua. Há, inclusive, um calendário pronto, aprovado pelo Conselho Estadual. A proposta é vistoriar, além dos hospitais, postos de saúde e todos os órgãos que atendem pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Elisa Magaly informou ainda que a comissão vai verificar todos os programas da Secretaria de Saúde. O relatório final da vistoria ao HR ainda não foi elaborado.

Em nota, a direção do hospital informou que não fará nenhum comentário sobre a vistoria na manhã desta sexta-feira, enquanto não tomar conhecimento oficialmente do relatório da visita realizada pelo Conselho Estadual de Saúde.

Nos siga no Google Notícias