ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, QUARTA  23    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Falta de insulina pode causar tontura e confusão mental, diz especialista

Médica analisou caso da empresária que ficou dois dias sem a medicação e perdida em milharal

Yarima Mecchi | 17/06/2017 17:18
Falta de insulina pode causar tontura e confusão mental, diz especialista
Empresária, Thaís Regina de Souza Valadares. (Foto: André Bittar)

A falta de insulina pode causar tontura, confusão mental, crises convulsivas e até mesmo perda de consciência, de acordo com a médica endocrinologista Renata Antonialli. Em entrevista ao Campo Grande News, ela analisou o caso da empresária Thaís Regina de Souza Valadares, 40 anos, que ficou dois dias sem a medicação e perdida em um milharal.

"Não posso afirmar com certeza qual foi o caso dela, mas todo diabético que precisa de insulina e fica sem a medicação pode ter tontura, confusão mental, irritabilidade e perda de consciência", explicou.

Com a experiência e o conhecimento, a médica não pode afirmar, mas acredita que Thaís tenha tido um quadro de hipoglicemia, quando o nível de açúcar no sangue fica baixo e os sintomas aparecem.

"Esse quadro as pessoas são confundidas com bêbados, o comportamento fica igual uma pessoa bêbada. Existem exames para saber como está, não tem como falar, mas essas são as possibilidades", afirmou.

Falta de insulina pode causar tontura e confusão mental, diz especialista
Thaís Regina de Souza Valadares mostra curativo. (Foto: André Bittar)

Renata também analisa que Thaís ficou dois dias sem acesso a alimentação e água. A empresária teria ingiro água empossada da chuva e milho. "Agravou o quadro pelas condições de abandono. Como pode ter tido esse quadro, não teve acesso a água e ficou perdida pode ter agravado o quadro clínico", relatou.

A médica recomenda que diabéticos carreguem sempre um lanche ou bala para evitar quadro de hipoglicemia. Ela pondera que o caso de Thaís não foi descuido, mas uma situação extrema.

"A insulina é essencial a vida de quem precisa, a falta dela compromete a um ponto que pode levar a morte. Altera o quadro metabólico", disse.

Caso - Thaís estava sendo procurada desde quarta-feira (14) quando foi vista pela última vez em um mercado em Sidrolândia - a 71 km de Campo Grande - onde parou para fazer comprar e seguir para a fazenda do namorado. Ela foi encontrada na sexta-feira (16), perdida no meio de um milharal.

Após passar cerca de 12 horas internada em observação, a empresária teve alta nesta manhã do hospital da cidade, onde estava internada em observação. Ela já está em casa e requer cuidados por conta do quadro de desidratação.