ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Guarda Municipal cancela aluguel de novo comando e quer imóvel próprio

Kleber Clajus | 04/12/2014 14:32
Comandante cancelou contrato de aluguel porque ele não atenderia nova estrutura com a criação de secretaria (Foto: Kleber Clajus / Arquivo)
Comandante cancelou contrato de aluguel porque ele não atenderia nova estrutura com a criação de secretaria (Foto: Kleber Clajus / Arquivo)

Com mudança para Secretaria de Segurança Pública, a Guarda Municipal cancelou aluguel de imóvel que sediaria comando na Avenida Costa e Silva, em Campo Grande. O valor, previamente anunciado, era de R$ 15 mil.

Valério Azambuja, comandante da corporação e futuro secretário, ressaltou que a medida ocorre no momento em que as atribuições dos guardas municipais passam da segurança de patrimônio para rondas ostensivas e fiscalização de trânsito, havendo necessidade de espaço amplo que possibilite atender ao cidadão que precisar recorrer de multas.

“Cancelamos o contrato em novembro e iniciamos processo para encontrar prédio próprio do município para abrigar Guarda Municipal, Defesa Civil e Batalhão de Trânsito. Há três hipóteses [de imóveis] muito boas, mas não posso adiantar por questões burocráticas”, comentou Azambuja, ao apresentar grupo que servidores que vai atuar em 10 dias úteis na fiscalização de trânsito na Capital.

O comandante destacou que pretende reestruturar a Defesa Civil, convocando novamente voluntários para atuar em situações de risco e emergência. Recadastramento dos quadros atuais e novos cadastros devem ser iniciados ainda neste mês.

Nova secretaria – Nesta semana, a Guarda foi convertida em Secretaria Municipal de Segurança Pública por lei aprovada pelos vereadores da Capital.

O prefeito Gilmar Olarte (PP) pretende, “o mais rápido possível”, empossar como titular Valério Azambuja. A nomeação está prevista para ocorrer até o fim de semana.

Conforme o progressista, o principal objetivo da nova secretaria será prospectar recurso federal para o combate as drogas e reforço do policiamento ostensivo no município. Uma coordenadoria será implementada em sua estrutura também para atuar de forma interligada com ações de esporte e cultura nos bairros.

Com efetivo de 1,1 mil guardas municipais, a nova secretaria contará com um secretário, um secretário-adjunto, quatro chefes, um corregedor, dois gerentes e dois coordenadores. Do efetivo, 200 servidores passam por capacitação para uso de armamento e 100 estão formados para atuar no controle de distúrbios.

A nova estrutura administrativa deve englobar ainda ações da Defesa Civil, além de fornecer suporte ao trabalho da Agetran (Agência Municipal de Trânsito) que permanece vinculada a secretaria de obras.

Nos siga no Google Notícias