A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

16/08/2013 09:24

Guarda Municipal vai reforçar combate à violência nos bairros e nas escolas

Lidiane Kober
Guardas municipais vão ampliar raio de atuação na Capital (Foto: Divulgação)Guardas municipais vão ampliar raio de atuação na Capital (Foto: Divulgação)

De olho em diminuir a criminalidade, a Guarda Municipal de Campo Grande será descentralizada para fazer ronda nos bairros e nas escolas e reforçar as ações de combate à violência na cidade. A equipe será dividida em sete bases e, até o final deste mês, deverá estar nas ruas. Em janeiro, a Guarda também ganhará o reforço de 22 câmeras móveis de videomonitoramento.

Segundo o comandante da equipe, coronel Jonys Cabrera Lopes, a localização de cinco bases já está definida. O Parque Ayrton Senna irá abrigar a base do Anhanduizinho para fazer a segurança de 12 bairros, como Aero Rancho, Alves Pereira, Jacy, Lajeado e Los Angeles.

A base do Segredo ficará no Parque Tarsila do Amaral e será responsável por percorrer seis bairros, entre eles, Coronel Antonino, Monte Castelo, Nova Lima e Seminário. O Parque do Sóter será o endereço da base do Prosa e cobrirá 11 bairros, como Mata do Jacinto, Carandá, Santa Fé e Autonomista.

O Parque Jacques da Luz irá receber a base do Bandeira para fazer ronda na Moreninha e em mais 11 bairros. O antigo endereço do comando da Guarda Municipal, a antiga rodoviária, abrigará o agrupamento do Centro para ajudar no combate à criminalidade de 13 bairros, como Monte Libano, São Bento, Planalto, São Francisco, Bela Vista e Vila Carvalho.

As bases do Imbirussu e do Lagoa ainda não têm endereço definido. Segundo Lopes, a decisão sairá até o final do ano. Juntas, as bases cobrirão 21 bairros. Indubrasil, Panamá, Nova Campo Grande, Santo Amaro e Santo Antônio, por exemplo, serão responsabilidade da base do Imbirussu. Já a equipe do Lagoa ficará de olho nos bairros Batistão, Caiçara, Caiobá, Taveirópolis, Leblon e outros cinco.

Nova sede da Guarda Municipal foi inaugurada na quarta-feira à noite (Foto: Divulgação)Nova sede da Guarda Municipal foi inaugurada na quarta-feira à noite (Foto: Divulgação)

Em cada agrupamento, de acordo com o comandante, serão disponibilizadas duas motocicletas, uma viatura e oito guardas. “Hoje os 1.324 profissionais estão distribuídos em 350 postos de trabalho, como escolas, parques, praças e demais prédios públicos, com as bases, vamos nos aproximar das pessoas”, destacou Lopes.

Nos agrupamentos, os guardas vão fazer rondas nos bairros e nas escolas. “Umas das maiores reclamações da população é o tráfico de drogas nas redondezas dos colégios”, comentou o comandante.

Outro projeto a ser implementado é a Brigada de Incêndio Municipal. “Através de uma parceria com o Ibama e o Corpo de Bombeiros um treinamento será realizado para habilitar os guardas e realizar o primeiro combate”, informou Lopes.

Videomonitoramento - A partir de janeiro, também está prevista a chegada de uma base móvel de videomonitoramento. “O Ministério da Justiça sinalizou com a liberação do recurso, basta habilitar 40 guardas para dar o suporte”, contou o comandante.

Segundo ele, o sistema contará com 22 câmeras móveis, com visão num raio de três quilômetros, dois carros, duas motos e um microônibus. Inicialmente, a previsão é instalar o equipamento em postes na região do Guanandizão. “Quando o índice de criminalidade da região diminuir, vamos para outro lugar”, disse Lopes.

O comandante informou ainda que a Guarda receberá, em 40 dias, 14 viaturas. “A Fiat venceu a licitação para disponibilizar veículos Gran Siena”, revelou. “O empenho para adquirir as 14 motocicletas já foi assinado”, completou.

No entanto, apesar de ampliar a atuação em Campo Grande e reforçar as ações de combate aos crimes, os guardas municipais não vão andar armados. Projeto de lei prevê o armamento da tropa, mas é polêmico. Segundo o comandante, a proposta foi aprovada, mas depende de regulamentação. "Precisamos habilitar os guardas", frisou.

Lei nacional permite que cidades com mais de 500 mil habitantes tenham guardas municipais armados. Atualmente, na Capital, os guardas já combatem as ações de vandalismo, como prender os pichadores que sujam prédios e espaços particulares e públicos. 



não precisamos esquentar a cabeça com "usar ou não usar armas", e como diz um delegado: a nossa arma é digitar 190, onde o "PM" é remunerado para fazer tal função,vamos agir dentro da legalidade,ou seja , agiremos conforme o que a lei permitir,em vez de discutir o porte de armas,porque não por ex: aumento de salario.
 
gilson souza em 29/08/2013 21:20:19
capacidade todos os seres humanos tem só precisam ser capacitados e ter equipamentos equivalentes para a função. lei e amparo legal tem mas o que falta é vontade política. quem nunca fez segurança ou vive a mercê da criminalidade não entende que ninguém pega arma sem capacitação ,pelo menos na segurança publica é assim só a bandidagem é que compram arma e não sabem se quer o funcionamento básico da arma que ele esta utilizando proporcionando assim insegurança grátis para toda a população é lamentável , o efetivo da guarda municipal todos conhecem leis sabe qual é suas atribuições e com arma sabem que aumenta muito sua responsabilidade e com isso sua ações podem ser mais tranquilas ,despreparados são as pessoas que ao invés de apoiar que a guarda faça segurança publica criticam .
 
marcos antonio urbanek em 20/08/2013 09:28:52
Parabéns aos guardas municipais por mais essa conquista!!! Que bom que agora podemos contar com mais 1.300 homens de bens com uma excelente formação, com a criação das novas bases e a chegadas das viaturas e posteriormente o armamento poderá mudar o cenário da nossa capital, que é de insegurança total. Enquanto alguns tentam entender o que diz a constituição, pessoas estão morrendo, crianças estão entrando no mundo do crime.... e ainda a população é refém de bandidos e ao clamarem por socorro encontra uma policia despreparada que se preocupa muito mais com o plano de carreira do que com a segurança publica que é seu dever!!! Quanto aos que exaltam a SOMENTE a PM cuidado um dia você poderá precisar da guarda, mas fique tranquilo, pois os caras são realmente bons!!!! BERNAL PARABÉNS!!!!
 
valmir ferreira da silva em 18/08/2013 20:27:23
SÓ FALTOU FALAREM DO UNIFORME OU VÃO DAR SEUS PLANTÕES RASGADOS, COSTURADOS E DE CALÇA JEANS E CAMISETA BRANCA???
 
Emerson Rodrigues em 17/08/2013 00:25:04
Lembrem-se que o maior bem que os municípios detêm são os munícipes. A Guarda Municipal é a Faculdade que o Executivo Municipal dispõe para integração na segurança pública. Ela vem pra somar e trabalhar em prol da sociedade campo-grandense, é uma instituição com previsão legal na nossa carta magna. Quem é contra as Guardas Municipais, é contra segurança pública. Ela esta se preparando para responder a altura as expectativas da população que padece quando o assunto é segurança, As policias estão defasadas e atendem de forma precária. Um cidadão quando precisa de ajuda, ele procura o primeiro agente que ele encontra; seja GM, PM, BM, ETC...
 
PauLo Adailton em 16/08/2013 20:31:10
Para a guarda municipal de Campo Grande, Parabéns pois são homens e mulheres, que têm famílias e não merecem ser tratados como estou vendo, na hora do apuro chamam os guardas que dizem ser despreparados, parem olhem bem o que não precisamos e de bandidos. a guarda não é despreparada pois eu já vi o treinamento deles de perto falem pouco e estude mais para passar também para ser um guarda mais para isto tente ter um curso superior, e tão feio falar aquilo que não sabe. Para guarda municipal de campo grande PARABENS.
 
fatima lopes em 16/08/2013 19:45:35
Bom primeiramente gostaria de uma pergunta, os guardas querem fazer o policiamento nas ruas de Campo Grande, e quem vai fazer a funcao deles que lhe foi precupamente estabelecida como cuidar do patrimonio da Prefeitura? irao contratar outros guardas para fazer isto? como disse um comandante de um batalhao do interior que disse: que a funcao de seguranca publica e da Policia Militar e o governo estadual deveria mesmo e investir mais na seguranca publica, melhorando a estrutura e equipamentos da Militar, um exemplo dado por este comandante foi: '' se em um hospital faltar medico, vao contratar mais enfermeiros?" nao tem como dar uma funcao que nao foi atribuida via constituicao a guarda municipal!! e a minha opinao. desculpes os erros de portugues e acentuacao e que meu teclado esta todo des
 
Nilson Silva em 16/08/2013 19:12:42
PRA ESSES GUARDINHA QUEREM ANDAR ARMADOS, SEM ARMA JA ANDAM FAZENDO BURRADA....TÃO DE BRINCADEIRA.
 
mauricio caniato em 16/08/2013 19:04:14
Art. 144. Os cinco órgãos que compõe a segurança pública, de acordo com o Art. 144 da Constituição Federal:
I - polícia federal;
II - polícia rodoviária federal;
III - polícia ferroviária federal;
IV - polícias civis;
V - polícias militares e corpos de bombeiros militares.
Não adianta querer inventar, a função da Guarda Municipal, com todo respeito, não é segurança pública e está bem definida na constituição:
§ 8º - Os Municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei.
Qualquer coisa diferente do descrito acima, não compete a Guarda.
§ 5º - às POLÍCIAS MILITARES cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública.
Isso sem falar na busca pessoal (revista).
Guarda municipal não é polícia. ILUSÃO!
 
Jose Aldo Britto em 16/08/2013 18:32:43
concursados com nível fundamental,com autoridade de policia???sem armamento??vão combater o crime com apitos!!!!!apitos mágicos esses em......esses caras são corajosos.....boa sorte a eles.........
 
rafael arruda em 16/08/2013 18:05:08
Extremamente errada essa posição do comandante da GM.
Isso é que dá colocar um bombeiro para tratar de policiamento.
Porquê não começa primeiro colocando a GM no centro e nos parques da cidade, onde a violência e o risco de enfrentamento são menores.
Comesse pelo mais fácil... capacite e treine o efetivo... faça com que a população se habitue a essa nova fase da GM... e aí sim, após essa "expertise" evoluam no assunto.
Parem com essa besteira de que os mesmos não podem andar armados, pois até a segurança privada pode!!!
Deixem de amadorismo e deem o devido respeito e atenção que essa tão importante instituição necessita!!!
Como vão colocar GMs, desarmados, para fazer "ronda ostensiva" em regiões críticas...gestores despreparados, fracos!!!
 
laercio souza em 16/08/2013 16:43:59
Parabéns à Guarda Municipal de Campo Grande! Cada vez mais se aproximando da realidade nacional das Guardas Municipais! Conquistando respeito e admiração da população!!! E não se abalem com esses comentários ridículos, pois esses com certeza serão os primeiros a se inscrever no próximo concurso da Guarda Municipal!!! A população precisa de vocês URGENTE!
 
Marcos Freitas em 16/08/2013 16:04:12
Continuando: policiamento nas escolas por que não mais projetos com esporte, psicólogas em tempo integral, mais funcionários qualificado e capacitado para atendê-lo?
Que tal cuidar da criança e do adolescente com TOTAL PRIORIDADE como ordena a CF/88 O ECA e a lógica. Se tiver uma infância e adolescência de qualidade às chances de me tornar um delinquente e menor bem menor.

 
Maria Madalena Alves em 16/08/2013 15:39:06
Precisamos de projeto para combater a criminalidade sim, mas de projetos que funcione, e não desastrosos, Guarda Municipal tem poder de policia? o " brilhante" projetos de armar a Guarda Municipal, antes de ser aprovado fizeram um levantamento para saber se o Município terá dinheiro para pagar as indenizações por conta dos erros e dos abusos? Porque certamente serão processados.
Que tal a prevenção? Mais Creche para que as crianças não fiquem nas ruas enquanto as mães trabalham, Escola em período integral, que realmente funcione, que comece no inicio do ano e não no meio ou final. Fiscalização para que os recursos sejam realmente aplicados na compra de material esportivo.
Não cuidamos da criança e do adolescente como devemos, e queremos punir de forma exemplar. Ao invés de mais pol
 
Maria Madalena Alves em 16/08/2013 15:34:23
só falta chamar os guardas que passaram no concurso fizeram academia.. até agora nada.. o senhor prefeito estamos esperando!!!!!!!kkkkkk
 
odavias martins em 16/08/2013 15:33:59
Dois pontos: o primeiro tudo que for pensado para melhorar a segurança da população é válido, desde que os guardas tenham treinamento com profissionais; o segundo é de que olhando a foto onde os guardas estão sentados percebi que um bom numero deles usam o boné-quepe- dentro de um local, sendo que essa instrução não foi passada para eles e se foi tem que lembrá-los de que em locais fechado tira-se o quepe.
 
Alfredo abrão em 16/08/2013 15:19:37
Colocar a guarda municipal para combater a criminalidade sem armamento, é fazer nossa guarda municipal ser motivo de risadas para os criminosos, ou se da estrutura para que se faça o serviço ou deixa como está.....
 
joeli Mello em 16/08/2013 15:11:14
Polícia Britânica, sem armas.
 
joao de deus em 16/08/2013 14:37:53
Acredito que esse projeto é uma grande vitória da Guarda Municipal, parabéns ao Pref. Bernal, que em 8 meses de mandato, fez pela GM o que em 16 anos o PMDB nunca fez.. Mas concordo plenamente com o senhor Nelson Silva, segurança publica não é brincadeira e para que a GM ajudar a amenizar a criminalidade precisa ser capacitada. Com a estrutura que esta se apresentando e os bons convênios federais só falta a GM capacitação..
 
Andrey Ademar em 16/08/2013 14:31:42
Os gestores estão colocando "os carros adiante dos bois", como colocar GMs para fazer rondas ostensivas desarmados??
Preparem esses profissionais, municiem-os e aí sim estarão preparados para enfrentar os meliantes que sempre estão muito bem preparados na hora de cometerem os delitos.
 
Ana Paula em 16/08/2013 13:53:09
Kkkkkkkk....parabéns Guaraci, vamos dar pistolas "LASER" e mandar os guardas para a via láctea, participar da guerra nas estrelas.
 
Kleber Pigosso em 16/08/2013 13:39:59
Tem condições sim, basta pouco treinamento e ser objetivo nas ações, sem melancia. O Agente Penitenciário Federal, fica 2 meses na cademia e tem capacidade de escoltar os maiores bandidos. Tem outros ai que fica 8 meses enchendo linguiça e sai mais ignorante e pouco treinado. As coisas tem de serem objetivas hoje, direta e reta.
 
luiz alves em 16/08/2013 13:22:16
Pelo amor de deus não faça um besteira desta sr. comandante esse pessoal sem arma nas ruas sera vitima de xacota dos malucos, marginais. que estão armados e de plantão 24hs, nas pracas e ruas dos bairros,,,, arma este meninos treine e depois sim vai fazer a segurança....QUE DEUS PROTEJA ESTES DESPREPARADO JOVEM...ISSO E BRINCADEIRA DE POLITICO CURRUPTO E INRESPONSAVEL... MEU DEU????
 
ALMIRO FERREIRA DE SOUZA em 16/08/2013 13:13:51
Não adianta dar autoridade,pois os mesmos são despreparados demais não tem capacitação em nada deram asa e agora eles se acham,pensam que são os caras........Qualifiquem primeiro e depois de autonomia pra poder trabalharem........
 
wagner barreto leite em 16/08/2013 12:49:37
Estava passando da hora, de vermos nossos querido Guardas Municipais, no bairros guardando nossos Parques, Orlas,etc.
Em grandes centros como Curitiba, BH, São Paulo, já fazem um belo trabalho.
Bem Vindos!!! Guardas Municipais e boa sorte.
 
Neyde de Oliveira em 16/08/2013 12:32:29
A guarda municipal foi criada com atribuição específica de: guardar ou vigiar praças, escolas municipais, parques públicos etc. Seus integrantes não têm o chamado "Poder de Polícia", por isso não devem portar algemas e muito menos algemas. Quando deparam com um crime ou um criminoso devem chamar a Polícia Militar(190) para as providências e, não agirem como se policiais fossem, pois não são detentores (graças a Deus) do Poder de Polícia.
saudações ! Paulo Roberto
 
Paulo Roberto Rossini em 16/08/2013 12:26:01
Segurança Publica não é brincadeira, tem que se realizada por profissionais capacitados. A Guarda municipal, ainda não possui a capacidade necessária para fazer o policiamento ostensivo, mesmo porque não é sua missão precípua. Colocar GMs sem armamento para fazer PO é irresponsabilidade de seus gestores. Nesse País cria-se varias alternativas para cuidar de vários problemas, mais não se dá a estrutura necessária para fazê-lo. Não precisamos de mais policias, precisamos de Policiais bem preparados, equipados e motivados para combater a criminalidade. Chega de soluções esdruxulas. Por favor, parem de fazer asneiras...
 
Nelson silva em 16/08/2013 10:45:39
Já que não portarão arma de fogo, poderiam, ao menos, disporem de armas não letais como pistolas "laser"...
 
Guaraci Mendes em 16/08/2013 10:45:02
Parabéns à guarda municipal pela conquista e tenho a certeza
que à população e a PM precisa sim de um reforço contra a
bandidagem e violência na capital.Para ficar melhor é só os
políticos saírem na frente servindo de escudo, pois é brincadeira
combater o crime o vandalismo sem armamentos.
 
Adriano Franco em 16/08/2013 10:44:43
Precisa-se urgente de um posto da Guarda Municipal no Parque Linear JK, na vila Carlota, pois há um ano o mesmo está abandonado, embora possua instalações novas com condições para abrigar a GM. Trata-se de um parque municipal, portanto é de competência da Guarda vigiá-lo, pois os vândalos já começaram a chegar por lá!!!
 
Rita de Cássia em 16/08/2013 10:29:37
mais uma grande conquista para nossa capital, parabéns ao prefeito e a guarda, quanto mais segurança melhor.
 
fernando alves em 16/08/2013 10:04:20
COMBATER, O CRIME SEJA LA QUAL FOR DESARMADO? RSRRSRSRSS, DESCULPE A PERGUNTA, MAS SE TIVER UM SABICHÃO DE COMO ISSO FUNCIONARIA, RESPONDA POR FAVOR, POIS O GOVERNO ESTADUAL E FEDERAL PODERÃO IMPLANTAR ISSO TAMBEM NAS NOSSAS POLICIAS. PELO MENOS VÃO ESTAR COM CARRO NOVO PRA FUGIR DOS BANDIDOS, MAS SÓ NAO PODE SER 1.0, AÍ JA É DEMAS, OS BANDIDOS COM BICICLETAS VÃO ALCANÇAR A GUARDA. E COM ISSO A POPULAÇÃO SOFRE DIANTE DE FURTOS, ROUBOS, PICHAÇÕES, TRAFICO ETC ETC ETC E MAIS ETC. CHEGA DE BABAQUICE E COLOQUE HOMENS QUE REALMENTE ENTENDE DE SEGURANÇA PUBLICA PARA DISCUTIR O ASSUNTO. É SO TREINAR A GUARDA QUE COM CERTEZA TEM HOMENS QUE REALMENTE TEM CONDIÇÕES DE USAR ARMA PARA DEFENDER A POPULAÇÃO TAO SOFRIDA.....FALEI!!!!!
 
WILLERSON ZAMPIERI em 16/08/2013 09:58:14
Parabéns! Excelente projeto e iniciativa.
 
Lidia Nantes em 16/08/2013 09:57:08
sem arma vão se tornar alvo fácil para bandidos.onde viaturas fazendo rondas prejudica a ação de marginais e a população não quer saber se os guardas municipais estarão armados ou não. a partir que começarem a fazer rondas vão deparar com varias situações que a policia enfrenta no dia dia. onde ocorre até troca de tiros ,como um guarda municipal vai trocar tiro com marginal .infelizmente vai apenas levar tiro.autoridades pare e pense,lidar com bandidos não é fácil e com eles não tem conversa , pra eles guardas, policiais ,agentes são todos iguais.são pedra no sapato desses que roubam matam e etc...