A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

16/09/2011 15:00

Guardas Municipais protestam por apoio à PEC que dá poder de Polícia à classe

Viviane Oliveira

Uma das reivindicações da categoria é que a Guarda Municipal seja equiparada à Polícia Militar

Aproximadamente 500 guardas municipais lotaram a Câmara Municipal na manhã de hoje. (Foto: Izaias Medeiros)Aproximadamente 500 guardas municipais lotaram a Câmara Municipal na manhã de hoje. (Foto: Izaias Medeiros)

Após realização da Marcha Azul Marinho pelas ruas de Campo Grande, aproximadamente 500 guardas municipais lotaram a Câmara Municipal na manhã de hoje (16) para lutar pela municipalização da categoria.

Segundo o presidente da Associação dos Guardas Municipais de Campo Grande, Alberto da Costa Neto, a marcha busca conscientizar a população e as autoridades políticas do Estado sobre a importância da aprovação da PEC534/02, que pretende mudar o artigo da Constituição Federal que permite às Prefeituras criarem a Guarda Municipal, com objetivo de proteger o patrimônio público.

“É necessário esse movimento para que a sociedade entenda e nos ajuda nesta luta. Queremos a regulamentação da profissão de Guarda e o fortalecimento da classe. Com a Guarda Municipal equiparada à Polícia Militar vamos combater o crime nas comunidades com mais eficiência”, disse Alberto.

A marcha Azul Marinho teve início às 8 horas na Praça do Rádio, de onde os guardas municipais de Campo Grande, Dourados e Bonito, percorreram 3 quilômetros até chegar a sede da Câmara Municipal, onde realizam o seminário sobre as reivindicações da categoria.

Atualmente, a guarda conta com 1.200 homens e este número deve aumentar para 1.600 até dezembro, quando uma nova turma será formada. Eles atuam em locais, como Ceinfs, postos de Saúde, e Escolas Municipais, entre outros órgãos e locais públicos.

Atualmente, o salário base é de R$ 540, que com plantões pode chegar a R$ 1,5 mil. Mas conforme o presidente da associação, o salário base ideal deveria ser pelo menos R$ 1,3 mil. “Outra coisa, os guardas municipais também deveriam atuar armados para prestar segurança com mais qualidade aos cidadãos”, finaliza Alberto.

Guarda oferece palestra sobre prevenção e combate às drogas em Uneis
Jovens da Unei (Unidades Educacional de Internação) Dom Bosco e da Unidade de Internação Feminina Estrela do Amanhã, em Campo Grande, receberam pales...
Cadastramento biométrico é oferecido pela Carreta da Justiça em Anhanduí
Desde o início desta semana a Carreta da Justiça está realizando atendimentos da biometria no distrito de Anhanduí, no município de Campo Grande, gra...


Li a reportagem acima,e se eu enxergo bem, eu vi que o salário da guarda municipal chega a 1,5 !!!!!
SOU GUARDA MUNICIPAL AQUI EM CAMPO GRANDE, E NÃO COHEÇO NENHUM GUARDA QUE GANHE ESTE VALOR ACIMA MENCIONADO. MUITO MENOS EU!!!
 
Guilherme Santos em 30/04/2012 04:46:51
nosso lema em sao paulo e aliada protetora e amiga para assim garantir para os municipes mais segurança em prol do bem estar social. Nos azuis so queremos o nosso reconhecimento e sermos valorizado , por aquilo que somos e pelo o que podemos fazer, por uma sociedade cansada e maltratada. sou guarda com muita honra e dignidade. E so nos unirmos e levaremos esta flamula ou seja a Bandeira ate o fim
 
Marcelo Eraldo da silva em 04/11/2011 06:49:32
Parabéns Alberto pela iniciativa e sua força de vontade em se unir com outros parceiros em lutar pelas melhorias necessária para nossa categoria. Eu acredito que daqui pouco tempo a GMCG vai ser muito mais do que simplesmente segurança patrimonial, ela ira se transformar em mais uma força policial atuando em nossas ruas para preveni e inibir a criminalidade. E quem ganha com isso é a população.
 
Romolo Franco Caldas em 20/09/2011 03:55:18
HOJE EM NOSSA SOCIEDADOE É POLITICAGEM!!! CORRUPÇÃO E MAUS PROFICIONAIS TODO LUGAR EXISTE!!! O ESTADO NÃO DA CONTA SOZINHO E NUNCA DEU!!! ONDE JÁ SE VIU GASTAR DINHEIRO COM UMA CORPORAÇÃO SÓ PARA CUIDAR DE PRÉDIO ISSO É SER BURRO!!!GUARDA TEM DE SER VALORIZADO COMO MERECE!!! ESTAR NA RUA, DAR SEGURANÇA A POPULAÇÃO E FAZER VALER O SEU SALÁRIO E O IMPOSTO QUE O CIDADÃO PAGA!!!!!
 
ADENILSON OLIVEIRA em 19/09/2011 09:48:09
Sou plenamente a favor da EC. A administração pública está obrigada a fornecer segurança aos munícipes, destarte, melhor forma não há além da melhoria das guardas municipais no que tange a sua área de atuação.
Devemos, pois, esquecer esse corporativismo da polícia militar, afinal, se ela está para servir, qual o motivo de tanta repúdia à guarda?!
 
Anderson de Oliveira Silva em 17/09/2011 12:45:53
me diz aonde está escrito patrimônio.........
§ 8º Os municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei.”
se é para interpretar instalações como patrimônio vamos interpretar bens que o maior é a vida dos munícipes que pagam os impostos, guarda municipal atuará onde outros falharam.
 
Fernando nogueira em 17/09/2011 12:34:05
É um completo absurdo essa PEC , a guarda municipal deve proteger o patrimonio público, daqui uns dias eles vão querer investigar crimes também?
 
Marcos Renan Martins de Oliveira Borges em 17/09/2011 12:08:12
Creio que o assunto não se trata de ignorancia ou desinformação. Trata-se de uma realidade. Toda forma de segurança é bem aceita e bem vista pela população - inclusive, mesmo eu sendo um POLICIAL CIVIL, sou a favor de quanto mais mecanismos de apoio a segurança pública, melhor é. Porém, é preciso respeitar as peculiaridades e as Leis vigentes. Porém, devemos lutar por aquilo que acreditamos.
 
joel severino da siva em 17/09/2011 11:52:22
Aos ignorantes e desinformados vou dar só um exemplo de muitos existentes, pegarei a cidade de londrina no paraná que é quase do tamanho de campo grande. Com dois anos da guarda municipal nas ruas da cidade a criminalidade diminuiu em mais de 25% e 85% da população apoia o grande trabalho da guarda municipal. Nos países europeus que são exemplo de segurança pública o município tem a sua polícia.
 
Rafael Nogueira em 17/09/2011 11:00:10
Com todo o respeito e considerações aos colegas da GM, não devemos confundir "alho" com "bugalho". Cada instituição foi pensada e criada para uma determinada função: a Policia Militar, ostensiva e preventiva, a Policia Civil, repressiva e investigativa a GM PROTEGER O PATRIMONIO PUBLICO DO MUNICIPIO. Assim, entendo que cada categoria deveria lutar por melhores salarios e condições de trabalho.
 
joel severino da siva em 17/09/2011 10:21:27
A entrada desse novo comando encabeçado pelo Sr. Ten. Cel. Ayres, as coisas que caminhavam a passos lentos avançam com agilidade impressionante. Chega a ser irônico o fato do nosso comandante ser um PM da ativa (de onde vem boa parte do preconceito contra nossa classe) abraçar a Guarda com tanto impeto, tornando nossa GM dia após dia cada vez melhor. Sou honrado em vestir a farda e meu...
 
Vicente Azevedo em 17/09/2011 09:15:07
É impressionante a visão preconceituosa de alguns sobre a participação da Guarda Municipal na segurança pública municipal. Sou GM da primeira turma, trabalho nessa instituição desde a sua criação regulamentada, através do TAC assinado pelo Prefeito Nelson Trad, vi e vivi todos os acontecimentos referentes a nossa classe e posso afirmar com certeza: a Guarda melhorou muito! Desde a entrada...
 
Vicente Azevedo em 17/09/2011 09:12:42
aos sem imformaçoes a guarda municipal esta no brasil nao para ser melhor do que as forças de seguranças,mas para dar apoio aos colegas da policia civil e militar estamos em um so barco contra criminalidade que muitas vezes é ereditario e nunca acaba,aos ignorantes predio publico controi outros novos iguais aos antigos,mas vidas sao so uma, prioridades sao segurança da populaçao de cg e brasil .
 
fabio carvalho da silva em 17/09/2011 09:04:34
A solução para a segurança pública é estruturar melhor as polícias existentes. Este efetivo da guarda municipal é suficiente para atendimento da missão constitucional de proteger o patrimônio público. Para obter o status de policia, esta deveria realizar atendimento de ocorrências de menor vulto, como brigas, discussões familiares, etc, o que iria defasar a proteção aos bens públicos.
 
carlos de moraes em 17/09/2011 08:56:05
O porte de arma e uma situação muito complicada, exige treinamento, psicológico ... portar arma de fogo exige muita disciplina e auto controle.
No meu ponto de vista, o porte de arma deveria ser liberado com algumas restrições como: não portar arma nas escolas, eventos e shows. liberado: escolas (somente quando não houver aulas), postos de saúde, outros patrimnonios deverão ser analisados.
 
João Batista em 17/09/2011 08:05:05
Sim, sim! Armas para os guardas municipais é tudo que a população precisa. Vamos aguardar então, caso este absurdo vá em frente, o primeiro cidadão baleado em um posto de saúde!
 
Murillo Duarte em 17/09/2011 07:27:54
Parabéns pela ação. Caro colega Alberto, infelizmente não foi possível estar presente, mas outras oportunidades hão de vir.
A Guarda pode sim atuar em prol da sociedade, com serviços cada vez mais proximos de uma segurança cidadã.
 
Jonecir Ferreira em 16/09/2011 09:23:34
Devemos pensar a questão de segurança de uma forma mais ampla,sem a mesquinhês corporativista e a hipocrísia dominante que nos faz pensar que tudo está bem,não nos iludâmos com esses pensamentos desprovídos de senso crítico e reducionistas,devemos ,como cidadãos, cobrar de nossos governantes ações concretas na área de segurança em pról de nosso bem estar e a guarda municipal é uma alternativa.
 
Reginaldo Costa Silva em 16/09/2011 08:23:46
Campo Grande , capital de Mato Grosso do Sul merece uma guarda municipal digna de sua magnitude,aparelhada e equipada para atender a populaçâo com responsabilidade e eficácia, porém, é necessário , acima de tudo, o apoio da sociedade e principalmente,vontade e comprometimento de nossa classe política,que deveria ser a primeira a incentivar a implantação de uma força policial auxiliar .
 
reginaldo costa silva em 16/09/2011 07:52:59
Quando falamos em segurança,devemos lembrar que segurança nunca é demais, a exemplo de curitiba a guarda municipal e polícia militar vivem em armonia,ou seja uma ajudando a outra, e curitiba é exemplo para o Brasil. A Polícia Militar ja tem seu valor perante a sociedade, ninguém vai tomar seu lugar, só que a guarda municipal vai buscar seu espaço e lutar pelo seu reconhecimento
 
valdivino de souza coelho em 16/09/2011 07:50:18
De fato já criaram várias forças polícias no Brasil, cada qual com sua finalidade, porém a realidade em que estamos inseridos é diferente. . Vejamos que a criação e qualificando esse status aos Guardas Municipais do Brasil, estaremos colocando mais forças policias na rua e o cidadão é quem ganha. Essa realidade já está inserida em muitos estados do Brasil e no mundo quase todos os países.
 
Leonardo Silva em 16/09/2011 07:41:48
A sociedade não precisa de outra força policial, o que realmente é necessário é melhorar o que tem, principalmente investir no operador de segurança pública que já está atuando diuturnamente na prevenção e combate da criminalidade, é preciso investir em recursos humanos dentro das policias, melhorar suas condições de trabalho.
Agora inventar(copiar) outra força é gastar dinheiro público a toa!!!!
 
Manoel Meloeiro em 16/09/2011 06:42:14
É dever do Estado garantir a segurança da população,o estado criou a PM para ser uma policia extenciva e preventiva,a Policia Civil para ser investigativa.O que falta é melhorias nessas instituições que as vezes a população olha com desconfiança.A sociedade não precisa de outra policia já temos demais.a Guarda Municipal não pode desviar de seu propositode criação que é vigilania patrimonial.
 
Luis Mário em 16/09/2011 06:05:55
PARABENS ALBERTO PELA INICIATIVA GUARDA UNIDA VENCE UNIDA VAMOS SIM IMPLANTAR A PEC 543 PARA NOSSA GUARDA TER O DEVIDO RESPEITO DE TODOS SAUDAÇOES AZUL MARINHO PARA TODOS OS GUARDA MUNICIPAIS DE MS