ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Licitação emperra, mas Infraero deve manter suspensão de voos noturnos

Lidiane Kober | 27/08/2013 17:34
Passageiro vai ter transtorno com suspensão de voos noturnos (Foto: Cleber Gellio)
Passageiro vai ter transtorno com suspensão de voos noturnos (Foto: Cleber Gellio)

A licitação para definir empresa responsável pela reforma da pista do Aeroporto Internacional de Campo Grande emperrou, mas a Infraero (Empresa Brasileira Infraestrutura Aeroportuária) deve manter a suspensão de voos noturnos que, somada à alta do dólar, resultou no aumento de cerca de 15% do preço das passagens áreas na Capital.

A previsão era iniciar a obra, orçada em R$ 12 milhões, no dia 1º de setembro. Mas, por telefone, a assessoria de imprensa da Infraero informou que as cartas das empresas interessadas na licitação nem sequer foram abertas. A estimativa era revelar as propostas no dia 13 de julho, agora, a meta é abrir as ofertas no dia 6 de setembro.

Para a Infraero, é “normal” esse tipo de atraso. A assessoria ainda frisou que o início da reforma no dia primeiro de setembro era “apenas uma previsão”. O cronograma da obra, no entanto, foi definido após várias reuniões entre empresas aéreas, Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo).

O plano era executar a primeira etapa entre o dia 1° de setembro e 20 de outubro. Neste período, pousos e decolagens seriam suspensos entre às 21h e 7h (horário local). A medida, inclusive, começou a impactar no preço das passagens.

Segundo o consultor de viagens da FlyTour, Eferson Miranda, o aumento do preço é resultado da alta do dólar e da suspensão dos voos noturnos. “Das 21h às 7h, o aeroporto está fechado, são menos voos e a lei da oferta e procura acaba impactando”, comentou.

Questionada sobre a influência da obra no preço das passagens, a assessoria da Infraero afastou rapidamente culpa na elevação da tarifa. Segundo a empresa, as companhias são “responsáveis” pelo reajuste. “Foi aberta oportunidade a todos para adequar e mudar os horários de voos”, frisou a assessoria.

Cronograma final - Na segunda etapa, de 15 de outubro a 15 de novembro, a meta é realizar serviços nas pistas de manobra "C", "D" e "E". Na terceira etapa da reforma, prevista para o período entre 15 de novembro e 13 de janeiro de 2014, a expectativa era executar a instalação das ranhuras na pista principal, o que interditará a via entre 23h e 5h.

No total, a meta é recuperar os 2.600 metros de pista, instalar ranhuras e restaurar o pátio de aviação geral num prazo de 240 dias. Até agora, a Infraero não apresentou novo cronograma das obras.

Nos siga no Google Notícias