A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

04/04/2013 19:05

Lixo, buracos e mato tomam conta das ruas e calçadas da cidade

Gabriel Neris e Helton Verão
Lixo é facilmente encontrado na Cabeça de Boi, próximo a Praça das Araras (Foto: Marcos Ermínio)Lixo é facilmente encontrado na Cabeça de Boi, próximo a Praça das Araras (Foto: Marcos Ermínio)

Ao andar por Campo Grande é fácil deparar com situações que aqueles que vivem na cidade não estão acostumados. A beleza do município foi deixada para trás e tomada por vias esburacadas, matagais, pichações, obras inacabadas, reparos a serem feitos e espaços públicos abandonados. 

Na rua Joaquim Murtinho, próximo ao Centro de Convivência do Idoso “Vovó Ziza”, no bairro Miguel Couto, o mato já invadiu a calçada. Os galhos atrapalham os pedestres, que precisar se arriscar na avenida para seguir no trajeto. “Muitas regiões estão deixadas de lado, está faltando atenção do prefeito (Alcides Bernal) para outras áreas da cidade”, reclama a aposentada Irene Valentim, de 67 anos. “Estão dando muita atenção para a Afonso Pena e esquecem as outras avenidas”, esbraveja.

A dona Almerinda Martins Garcia, de 69 anos, conta que precisa pegar o transporte coletivo para sair de onde mora, no bairro Maria Aparecida Pedrossian, e chegar ao Vovó Ziza. Ela diz que os buracos no trajeto do ônibus são constantes. “Um dia o ônibus passou num buraco tão grande que parecia que estourou o pneu”, detalha. “Parece que ele (Bernal) está devagar, ainda não se adaptou”, argumenta à senhora. Almerinda ainda reclama que o foco é apenas as ruas e esquecem das calçadas com ruas e buracos.

Um veículo foi parar na grade do Centro de Convivência do Idoso dias atrás. Os ferros estão parcialmente derrubados. A coordenação do Vovó Ziza informou que a seguradora do motorista se comprometeu a arcar com os custos para a nova grade.

Na Orla Ferroviária, na região central de Campo Grande, já fazem dois dias que não há iluminação entre a rua Barão do Rio Branco e a Dom Aquino. Os quiosques instalados no local ainda não funcionam e aumentam a sensação de abandono.

Muito lixo e pichações são facilmente encontrados no local. Nesta quinta-feira (4), o Campo Grande News flagrou uma mangueira de irrigação quebrada, mas com vazamento de água, provocando alagamento na área da Orla.

A dona de casa Ana Cristina da Silva, de 40 anos, passava pelo local na companhia da filha e elogiava o local por estar praticamente terminado, mas questionou a falta de segurança e iluminação. “Se tivesse segurança estaria mais movimentada e não ia ter tanto vandalismo”, argumenta.

Outros postes sem energia foram apontados pela comerciante Lígia Costa, de 53 anos. Ela conta que vândalos estão tomando conta do local, o que já era comum antes da revitalização. “O cheiro à noite é forte por causa do uso de drogas”.

Dona Ivete aponta os dois buracos de esgoto sem tampa na avenida Ernesto Geisel (Foto: Marcos Ermínio)Dona Ivete aponta os dois buracos de esgoto sem tampa na avenida Ernesto Geisel (Foto: Marcos Ermínio)

Ainda na tarde desta quinta-feira, uma equipe da Divisão de Iluminação Pública passou pela Orla Ferroviária para verificar as luminárias. Um dos técnicos informou que fios foram roubados e que o trabalho seria terminado no mesmo dia, mas foi prejudicado por conta da chuva.

Local para corrida, caminhada e de lazer com a família, a Orla Morena também está deixando a desejar. Calçadas estão danificadas, pichações são fáceis de encontrar e lixeiras foram arrancadas do suporte e encostadas no ferro. Para que ainda sejam aproveitadas, algumas das lixeiras quebradas estão amarradas com saco plástico.

Na avenida Ceará, em frente a U niversidade Anhanguera/Uniderp, o canteiro central continua destruído. O local, que antigamente funcionava uma lombada eletrônica, foi devastado após um caminhão quebrado ficar estacionado na avenida. A única solução para os motoristas de ônibus era passar com parte do veículo sobre o canteiro, que ficou em ruínas de pedras.

No cruzamento da avenida Ernesto Geisel com a rua José Paes de Farias, na Vila Jacy, existem duas tampas abertas de esgoto. A vendedora ambulante Ivete Inêz Peters, de 48 anos, conta que mora no bairro Taquarussu e costuma passar pelo local. Em uma dessas saídas para trabalhar quase caiu num dos buracos.

“A cidade está virando um Pantanal. É lixo, é buraco, é vandalismo”, compara à autônoma. Douradense, dona Ivete está há três anos na Capital e faz uma avaliação. “A gestão anterior parecia ser mais atenciosa com a cidade”.





Aproveitando essa matéria para complementar que, subindo mais um pouco acima da praças das araras na cabeça de boi, temos o bairro vila sobrinho eque está um caos de tanto lixo. Na ruajosé sobrinho, está virando um amontoado de lixo que mais parece um lixão, e nada da prefeitura passar recolhendo os lixos, quedizem ser recicleveis...Quando vão tomar atitudes e manda a coleta de lixos , materiais recolhendo. Cade asaude pública, daqui a pouco tudo isso vira vetores de doenças.
Isso está uma vergonha!!!
 
Patricia Zanella em 05/04/2013 12:18:13
E o Bernal? Esse está seguindo a vida, comprando apartamento de luxo e deixando que a cidade se acabe. É notório o desleixo em que se encontra esta cidade. Na Rua Pernambuco, esquina com Via Park, virou depósito de lixo. E olhem que não é periferia. Tem mais de dez dias que o entulho está exposto para quem quiser ver e para que os mosquitos acumulem e proliferem. Alias, nem a Secretaria de Saude do municipio quer saber. Estamos à deriva!!!
 
Jéssica Santos em 05/04/2013 11:59:05
Estou começando a pensar que o 11 do Bernal significa: 11 meses de abandono!
 
Raul Roa em 05/04/2013 11:26:51
o prefeito disse que ia recapiar todas as ruas sr deixa o palanque de lado e pelo menos tapa os buracos pois ja cortei dois pneu do meu carro moro na regiao do tijuca
 
candido souza em 05/04/2013 10:32:44
sou moradora do bairro octavio pecora, há 25anos, nas areas em volta o mato e o lixo tomam conta, nunca tinha visto isto antes srs. administradores da nossa capital, deem uma atenção especial na nossa região,sem falar nas pessoas c/ DENQUE.
 
MARIA JOSE VIEIRA em 05/04/2013 10:25:58
É Bernal você esta mal, se eu fosse você deixava nossa capital..
 
Andre Queiroz em 05/04/2013 09:23:27
E o Jardim Veraneio tornou-se o mais novo "lixão de Campo Grande". Depóstio de entulho que os caminhões com caçambas descarregam pelas ruas sem asfalto. São pneus, sofas, restos de construção, lixo doméstico e até ossadas de animais. E quem diria, bem perto do Parque dos Poderes, onde existe uma reserva (Parque do Prosa). A rua Rio Doce, rua Getulina, rua Atalanta e adjacencias, um verdadeiro descaso do poder público e falta de consciência da população. Era melhor fechar a área logo e transformar no novo depósito de entulho de Campo Grande. Lixo já tem o suficiente para isto.
 
Rubens Teixeira em 05/04/2013 09:16:46
É Bernal você esta mal, se eu fosse você deixava nossa capital..
 
Ruberval Andrade em 05/04/2013 09:06:39
Essa reportagem é verdadeira Campo Grande está ficando feia. Moro na rua Fernando de Noronha, Vila Sobrinho. Nesta rua, em frente ao Condomínio de casas do quartel tem um matagal que está ridículo, alto, cheiro de entulhos e ninguém faz nad; na rua lateral do Supermercado Pires (avenida Tamandaré), alguns buracos foram tampados mas outros não e faz tempo que estão lá, nem estava chovendo ainda, se é a desculpa; perto do cemitério Santo Amaro, nas ruas novas ainda não há iluminação, o maior perigo. É uma pena mas parece que estamos à deriva. Meu comentário é por Campo Grande, totalmente sem preferência por este ou aquele prefeito.
 
Simone Oliveira em 05/04/2013 09:01:15
E o Bernal????!!!!!
 
Sidney Moura em 05/04/2013 08:59:58
“A gestão anterior parecia ser mais atenciosa com a cidade”. Dona Ivete não se deixe levar pela midia, não estou defendendo o atual prefeito, mas porque nunca a midia nunca reclamou do anterior, a Sra já parou para pensar nisso ?
 
jose da silva em 05/04/2013 08:57:24
Não quiseram mudança tá aí, cidade precaria, lamentavel, sempre me orgulhei da minha cidade, sei o que mudou nos últimos 30 anos, é uma grande evolução, para agora colocarem tudo a perder, Bernal sábia que não tinha copetencia p isso, mas foi no oba, oba dos outros e o povo aceitou, vamos ter que conviver com esta devastação, ainda bem que a copa não será aqui se não iriamos passar vergonha.
 
Adriana de Menezes em 05/04/2013 08:49:09
A equipe que entrou parta comandar esse serviço é ruim demais; no entanto é bom frisar das coisas mau feitas e que já estão causando problemas antes de um ano. A Joaquim murtinho andei ontem nela, foi recapiada pela administração passada, já está cheia de defeito no asfalto, porquê? Se foi serviço de qualidade, equipe de 1ª no comando da execução. Sejam justos deixem de apaixonismo que nenhum político ainda trabalha pelo povo. Culpa nossa!
 
luiz alves em 05/04/2013 08:15:11
Concordo com a sra. Ivete, quando diz que "“A gestão anterior parecia ser mais atenciosa com a cidade”. Mas, vamos concordar também que, a população coopera com o lixo, o vandalismo... Já passou da hora da população acordar e conscientizar que somos responsáveis por muitas das nossas atitudes impensdas. Pois, é fácil ver um pouco de árvores caídas e completar com sacolinhas de lixo, dessa forma virará um LIXÃO mesmoooo. Quanto a iluminação e as tampas das bocas de lobo, realmente cabe aos orgãos competentes a vistoria.
 
Estela Marques em 05/04/2013 08:11:36
Acho que o Mato invadinho as ruas é responsabilidade da Prefeitura sim, mas o restante é resultado da falta de educação ou o crime das pessoas, os fios dos postes, foram arrancados, os postes caídos foi alguém que derrubou, as pixações, alguém fez, as tampas dos bueiros, devem ter sido vendidos, isso é falta de vergonha na cara de quem faz e de quem vê fazendo e não denuncia, pois se não tivessem roubado, depredado, o único problema seria o mato... vcs já estão ficando meio chatos heim!!
 
Ana Lúcia em 05/04/2013 08:06:01
Pois bem, foram votar no radialista, que só tem palavras bonitas e vazias, dá nisso! Engano da senhora no início da matéria onde diz que estão dando mta atenção à Afonso Pena, moro la e vejo a judiação dos canteiros centrais, os belos jardins estão sendo tomados por matos que já estão grandes e do tamanho de árvores. A orla morena tb está cheia de mato no gramado. Ao invés de cultivarem plantas, parece que estão querendo cultivar matos. É visível que a cidade está sim mto abandonada. O senhor prefeito está mais interessado em ficar medindo forças com outros políticos ao invés de trabalhar. É uma lástima! :((
 
Carolina Oliveira em 05/04/2013 08:05:55
E O B E R N A L ?
 
Alicio Mendes em 05/04/2013 08:00:51
Parabéns GRANDE prefeito BERNAL!! Sua meta de acabar com a cidade será concluída antes do prazo previsto!!!
 
LUCAS L. MONTEIRO em 05/04/2013 07:54:11
A matéria é bem apropriada, inclusive na rua Ourinhos existe lixo jogado na calçada da limpeza de um terreno. Espero que tomem providencias para que nossa cidade esteja sempre bonita e sem lixos.
 
Rosangela de Araujo em 05/04/2013 07:49:31
Parou, parou tudo!

Que tristeza!

Ontem comentava com minha neta, em meio ao tempo chuvoso: Ou é resquício do passado, o que não acredito ou é como se fosse "uma estratégia" do atual para na metade do ano começar a fazer em toque de caixa e dizer que tudo era "resquício".

Estamos tristes mesmo, se antes nos bairros já era ruim, bairros estes de periferia, agora nas regiões centrais esta muito feio mesmo.

Tristeza, essa é a palavra.
 
Emeriana T. Portugal em 05/04/2013 07:28:08
Nossa querida Campo Grande nunca esteve tão abandonada, o que é uma pena, pois por onde quer que eu vá, tem sempre alguém falando que se trata de uma bela capital. Até nas imediações da prefeitura, o desleixo tomou conta. Quiçá os bairros?
 
Rubens Souza de Deus em 05/04/2013 06:58:05
ontem fui perto da julio de castilho e tinha tansos buracos nas ruas, que fiquei com mêdo de cair e ter prejuizo com o carro!!! e hoje vi na propaganda politica gratuita o partido do Bernal, a apresentadora dizer que o prefeito de Campo Grande em 3 meses, mudou a cara da cidade, resolveu os problemas da saúde pública e acabou com a epidemia de dengue, entre outras mentiras, fiquei pensando que realmente é o rato correndo atrás o gato..........a cidade esta muito feia!!!
 
daniela dias em 05/04/2013 01:26:05
nossa cidade ta se acabando tres meses de abandono daqui um pouco isso aqui vai virar um cerrado onde voce pode caçar tatu e outros bichos as luzes das ruas vai queimando ninguem repõe e aasim por diante
 
paulo vieira em 05/04/2013 00:06:28
Boa noite, é triste esses comentários de nossa Capital, mas essa é a "MUDANÇA" que projetavam, agora é triste ter que conviver com o abandono e falta de governabilidade que estamos vivendo em nossa cidade, pois agora nem parece mais capital!

e agora eleitores do BERNAL? o que nos restou???


Cidadã triste com o abandono da cidade tanto pela prefeitura quanto pelos nossos representantes vereadores....
 
LOADIR APARECIDA SILVA em 04/04/2013 23:50:38
PARA QUEM ASSISTIU O PROGRAMA POLÍTICO DO PP HOJE EM REDE NACIONAL! BERNAL ESTA "TRANSFORMANDO" CAMPO GRANDE, CONTRATANDO MÉDICOS, REVITALIZANDO A CIDADE EM TODOS OS ASPECTOS, UMA VERDADEIRA "MARAVILHA" ADMINISTRATIVA, CONFESSO...FIQUEI COM O ESTÔMAGO EMBRULHADO COM TANTAS MENTIRAS!! Enquanto isso, creches e Ceinfs sem o básico, sem alimentos, pessoas fazendo "vaquinhas" para garantir o mínimo para as crianças!! BASTA DE TANTA MENTIRA!
 
Carlos Irineu Gonzales em 04/04/2013 21:45:09
O DEVER BÁSICO DE UM PREFEITO É CUIDAR DA CIDADE É DEIXÁ-LA LIMPA E BONITA...E ISTO NAO ACONTECE NA ATUAL GESTÃO.NAO VAMOS DEIXAR QUE A CIDADE MORENA ANDE PARA TRÁS... VAMOS RECLAMAR.
 
RAFAEL ALVES em 04/04/2013 21:12:09
Desculpe-me em discordar da comparação que a autononoma Douradense fez ao comparar isso ao Pantanal. Pois pelo que conheço, e com muita propriedade posso dizer que no Pantanal não tem sujeira e é lindo. A não ser quando temos algum visitante descuidado e descarta o lixo em lugar errado.
 
Ladiston Almeida de Oliveira em 04/04/2013 21:05:35
ESTA CIDADE ESTA FICANDO A CARA DE QUEM NÃO SABE GOVERNAR... FORA BERNAL, VOCE NÃO PODE CONTINUAR NA PREFEITURA.. FORA.. FORA
 
ELY MONTEIRO em 04/04/2013 21:04:29
Interessante, agora tudo e culpa do prefeito! ONDE ESTÃO NOSSOS VEREADORES COM SALÁRIOS ACIMA DE R$ 15.000,00, NOSSOS DEPUTADOS ESTADUAIS, NOSSOS DEPUTADOS FEDERAIS, NOSSOS SENADORES E NOSSO GOVERNO ESTADUAL!!! A CULPA DE LIXOS E DA PRÓPRIA POPULAÇÃO, EU VEJO MEU VIZINHO JOGANDO LIXO NOS BUEIROS, QUEIMA LIXO, FUI FALAR COM ELE PRA NÃO QUEIMAR O LIXO E SIM COLOCAR NA LIXEIRA, RESULTADO: NÃO FALA MAIS COMIGO!! O QUE FALTA E EDUCAÇÃO. MUITA EDUCAÇÃO.
 
otavio moreira em 04/04/2013 21:00:39
As ruas de Campo Grande estão parecendo um verdadeiro "queijo suíço".
Quando candidato, o então prefeito Alcides Bernal, disse que não haveria mais operação "Tapa Buraco", pois bem, nem isso está havendo. A cidade de Campo Grande, tão linda e tão bela está sendo deixada de lado.
 
Marcelo Miranda em 04/04/2013 20:13:02

E o Bernal ??? KKK
 
Carlos Magno em 04/04/2013 19:58:21
E na Coronel Antonino, o mato no canteiro central está horrivel. A cidade está abandonada, sem limpeza, esburacada, crianças passando fome nos CEINFs, sem uniforme, material escolar, os postos de saude sem remedio, sem médicos.E o prefeito vem dizer que é mentira? O povo é mentiroso sr. prefeito? Tudo isto que estamos vendo, é visão, são invenções da nossa cabeças? Tenha dó, falar que é mentira tudo isto que está acontecendo e estamos vendo é desmerecer a inteligencia e sanidade do povo de Campo Grande.
 
Antonio Alves em 04/04/2013 19:50:13
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions