ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Mais de 100 mil pessoas receberam 1ª dose de vacina contra covid na Capital

Apesar disso, apenas 25 mil receberam duas doses necessárias; público inicial estimado é de 190 mil habitantes

Guilherme Correia | 30/03/2021 12:40
Idoso é vacinado no Guanandizão, em Campo Grande (Foto: Kísie Ainoã/Arquivo)
Idoso é vacinado no Guanandizão, em Campo Grande (Foto: Kísie Ainoã/Arquivo)

Mais de 100 mil idosos e profissionais de saúde receberam primeira dose de vacina contra a covid-19 em Campo Grande desde janeiro, quando imunizante passou a ser disponibilizado ao município.

Maior parte (43,4 mil) são pessoas com 75 anos ou mais, seguido da categoria de trabalhadores da medicina (38,1 mil). Por fim, aqueles com idade entre 65 e 74 anos contemplam 35,7 mil das aplicações.

É importante ressaltar que, para garantir total eficácia prevista da vacina - tanto a chinesa Coronavac quanto a britânica AstraZeneca - são necessárias duas doses aplicadas em datas pré-estabelecidas, com intervalo de pelo menos duas semanas.

Conforme dados do "vacinômetro", elaborado pela SES (Secretaria Estadual de Saúde), a Capital tem pelo menos 25,4 mil pessoas imunizadas com as duas doses.

Esse número ainda está muito distante do público-alvo previsto para a primeira fase da campanha nacional de vacinação. Conforme a mesma plataforma estadual, são cerca de 190,5 mil campo-grandenses que devem ser imunizados.

Mesmo assim, conforme já reportado pelo Campo Grande News, o início desse processo já apresentou tímidos sinais de melhora no quadro da pandemia do coronavírus.

Mortes de pacientes com mais de 90 anos já apresentaram redução, diferente das demais idades, cujos registros de óbitos têm crescido ao longo dos últimos dois meses. Essa faixa etária, por ora, é a que mais recebeu aplicações de vacina.

Nos siga no Google Notícias