ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Mais nove postos de saúde vão distribuir medicação homeopática contra covid-19

Segunda remessa tem 45 mil doses da medicação para prevenir sintomas gripais

Ana Paula Chuva | 01/09/2020 14:33
No polo Ayrton Senna procura foi grande pela medicação em agosto. (Foto: Marcos Maluf | Arquivo)
No polo Ayrton Senna procura foi grande pela medicação em agosto. (Foto: Marcos Maluf | Arquivo)

Mais nove unidades de saúde de Campo Grande começam a distribuir a medicação homeopática para prevenir os principais sintomas da síndrome gripal a partir desta quarta-feira (2). Para adultos são entregues, em média, quatro glóbulos e três para crianças menores de cinco anos.

Segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), esta é a segunda remessa das 180 mil doses que seriam doadas para a prefeitura de Campo Grande. São mais 45 mil doses do medicamento que está disponível para toda a população.

A primeira remessa começou a ser distribuída no dia 18 de agosto nas unidades de saúde do São Francisco, Parque do Sol, Coophavila II, Batistão, Oliveira, Indubrasil, Moreninha, Itamaracá, Parque do Sol e no polo do Ayrton Senna.

Nesta quarta, as novas doses passam a ser distribuídas também nas USFs Aero Itália, Santa Carmélia, Vila Corumbá, Noroeste, Jardim Tarumã, Arnaldo Estevão de Figueiredo, Cristo Redentor, Anhanduí e na Clínica da Família do Portal Caiobá.

Qualquer paciente que procurar o atendimento nas unidades de saúde onde a medicação está disponível pode retirar o kit, inclusive, para os familiares. A equipe orienta sobre os sintomas e a forma de tomar o medicamento e o controle é feito através de lista manual com o nome de quem for tomar a medicação.

A secretaria, no entanto, ressalta que não se trata de um medicamente especifico para covid-19, e sim para prevenir os sintomas gripais, incluindo a covid-19.

“Não é exigido nenhum critério, porque é uma medicação homeopática. Mas a orientação é que a pessoa ligue antes e depois procure a unidade, porém o paciente pode ir à unidade e retirar o medicamento.”, explicou através da assessoria.

Prevenção - A distribuição do medicamento de forma gratuita é uma parceria da AMMS (Associação Médica Homeopática de Mato Grosso do Sul) com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).

 De acordo com a médica homeopata Nazira Scaffi o medicamento é capaz de fortalecer o organismo contra o novo coronavírus, que é o causador da covid-19. A síndrome gripal é caracterizada pelo conjunto de sintomas de uma gripe ou resfriado comum - como febre, dor de garganta e coriza -, mas que também podem indicar casos suspeitos de novo coronavírus.

 “Com essa ação nós pretendemos reduzir o agravamento da doença, caso a pessoa tenha a infecção, e também buscamos reduzir a necessidade de internação e da sobrecarga do sistema de saúde”, comentou a médica durante transmissão pelo Facebook.

O medicamento homeopático preventivo da síndrome gripal pode ser utilizado por todas as pessoas de todas as idades e até mesmo em gestantes, pessoas com ou sem sintomas da covid-19, e mesmo estando em tratamento para outras doenças.



Nos siga no Google Notícias