ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Médica diz que violou sigilo para proteger crianças de maus tratos

Kleber Clajus | 17/02/2014 16:09

A psiquiatra Cilene Denise de Lima Garcia, punida pelo CRM/MS (Conselho Regional de Medicina) em janeiro deste ano, justificou a quebra de sigilo médico de uma paciente porque esta “maltratava os dois filhos”. Com a informação, o ex-marido conseguiu acordo judicial e a profissional sofreu censura pública com nota sobre o caso publicada em jornais de grande circulação em Campo Grande e São Paulo (SP).

“Sei que não podia quebrar o sigilo médico, mas por impulso o fiz porque as crianças estavam sendo maltratas pela mãe. O pai sabia disso e era um dos motivos dele querer a guarda dos filhos. Ela era minha paciente e quebrei o sigilo, mas e as crianças?”, disse Cilene Denise ao Campo Grande News.

O vazamento de informações ocorreu em 2009. A profissional, que atua como psiquiatra há 14 anos, relata que já havia presenciado as agressões antes de comentar o caso com o pai das crianças, menores de 10 anos, que estava em processo de separação. Com os dados o responsável entrou na Justiça e obteve o direito de tutela. Já a paciente teria forjado um laudo da médica em um processo civil, mas não obteve êxito.

Sobre a punição, Cilene Denise comentou que a advertência causou “prejuízo moral”. Ela também critica o CRM/MS por “falta de interesse de saber minha parte” o que, somado ao caso de quebra de sigilo, contribuiu para que a médica transferir-se seu registro profissional para São Paulo (SP), em 2010. “Estou cansada disso tudo e quero paz”, resume.

Punição – Quando punida o presidente do CRM/MS, Alberto Cubel Brull, avaliou que a sanção era pesada, mas prevista na Lei Federal nº 3268/57.

“Infelizmente temos esse tipo de caso. Ao todo são cinco as punições aplicáveis, que incluem advertência confidencial, censura confidencial ou pública, suspensão do exercício profissional por 30 dias e cassação confirmada também pelo CFM (Conselho Federal de Medicina). Em sua maioria as duas primeiras são mais aplicadas”, explicou Alberto.

De acordo com dados fornecidos pelo CRM/MS, no ano passado foram instauradas 194 sindicâncias no Estado, aumento de 20% em relação a 2012, quando se registrou 161 casos.

Por outro lado, o julgamento de processos éticos reduziu 30% no mesmo período, passando de 49 para 34. Os recursos ao CFM também foram menores em 2013, somando 14 ante 22 no ano anterior.

Nos siga no Google Notícias