ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Ministro reúne cúpula da saúde para discutir tratamento do câncer

Nyelder Rodrigues e Nícholas Vasconcelos | 06/05/2013 22:19
Ministro anunciou força-tarefa na Capital e se reuniu com autoridades (Foto: João Garrigó)
Ministro anunciou força-tarefa na Capital e se reuniu com autoridades (Foto: João Garrigó)

Começou, há pouco, a reunião entre o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e principais autoridades da Capital, na sede do núcleo estadual do Ministério, em Campo Grande. A conversa vai girar em torno das recentes irregularidades encontradas na rede de tratamento ao câncer, no Hospital Universitário (HC) e Hospital do Câncer (HC).

O ministro se reuniu com o prefeito Alcides Bernal, os secretários de Saúde do município, Ivandro Fonseca, e do Estado, Beatriz Dobashi, a reitora da UFMS, Célia Maria Oliveira, entre outros.

Antes de entrar para a reunião, o ministro conversou com a imprensa, e explicou que a força-tarefa que vai acontecer na cidade dará continuidade as apurações feitas em 2011 e 2012, que resultaram em recomendações.

O objetivo é verificar “in loco” se elas foram adotadas e cumpridas e também apurar pelo material em áudio e vídeo da Polícia Federal se há a necessidade se tomar novas medidas. O ministro veio à Campo Grande acompanhando de uma comitiva.

A força-tarefa durará 30 dias e também fará auditorias para garantir o funcionamento correto dos setores de radioterapia e a interiorização do tratamento de câncer. O setor de radioterapia do Hospital Regional também está incluso na ação.

Membros do Ministério da Saúde, Instituto Nacional do Câncer, Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Secretaria de Atenção à Saúde, Empresa Brasileira de Hospitais Universitários, Ministério da Educação, entre outros órgãos, integram a força-tarefa.

Além disso, o Padilha afirmou que um grupo de trabalho foi criado, integrado por equipes do Estado e do Município. A coordenação deste grupo será municipal, pois é quem gere o SUS (Sistema Único de Saúde) e contrata os serviços de saúde com as instituições conveniadas.

Nos siga no Google Notícias