A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

06/05/2013 22:19

Ministro reúne cúpula da saúde para discutir tratamento do câncer

Nyelder Rodrigues e Nícholas Vasconcelos
Ministro anunciou força-tarefa na Capital e se reuniu com autoridades (Foto: João Garrigó)Ministro anunciou força-tarefa na Capital e se reuniu com autoridades (Foto: João Garrigó)

Começou, há pouco, a reunião entre o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e principais autoridades da Capital, na sede do núcleo estadual do Ministério, em Campo Grande. A conversa vai girar em torno das recentes irregularidades encontradas na rede de tratamento ao câncer, no Hospital Universitário (HC) e Hospital do Câncer (HC).

O ministro se reuniu com o prefeito Alcides Bernal, os secretários de Saúde do município, Ivandro Fonseca, e do Estado, Beatriz Dobashi, a reitora da UFMS, Célia Maria Oliveira, entre outros.

Antes de entrar para a reunião, o ministro conversou com a imprensa, e explicou que a força-tarefa que vai acontecer na cidade dará continuidade as apurações feitas em 2011 e 2012, que resultaram em recomendações.

O objetivo é verificar “in loco” se elas foram adotadas e cumpridas e também apurar pelo material em áudio e vídeo da Polícia Federal se há a necessidade se tomar novas medidas. O ministro veio à Campo Grande acompanhando de uma comitiva.

A força-tarefa durará 30 dias e também fará auditorias para garantir o funcionamento correto dos setores de radioterapia e a interiorização do tratamento de câncer. O setor de radioterapia do Hospital Regional também está incluso na ação.

Membros do Ministério da Saúde, Instituto Nacional do Câncer, Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Secretaria de Atenção à Saúde, Empresa Brasileira de Hospitais Universitários, Ministério da Educação, entre outros órgãos, integram a força-tarefa.

Além disso, o Padilha afirmou que um grupo de trabalho foi criado, integrado por equipes do Estado e do Município. A coordenação deste grupo será municipal, pois é quem gere o SUS (Sistema Único de Saúde) e contrata os serviços de saúde com as instituições conveniadas.

Ministro anuncia força-tarefa para investigar tratamento do câncer
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, vem a Campo Grande nesta segunda-feira (6) para a criação de uma força-tarefa para investigar as irregularida...
Após escândalo, ministro da Saúde vem à Capital vistoriar hospitais
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, chega às 20h30 de hoje em Campo Grande para vistoriar pessoalmente a situação do Hospital do Câncer e do HU (...


A reunião é para discutir o tratamento ou o escandalo do câncer?
 
walter oliveira em 06/05/2013 23:44:26
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions