ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Morte aumenta preocupação de moradores com focos de dengue

Michel Faustino e Alan Diógenes | 09/05/2015 09:16
Terrenos baldios servem como depósito de lixo e escondem armadilha do mosquito da dengue. (Foto: Fernando Antunes)
Terrenos baldios servem como depósito de lixo e escondem armadilha do mosquito da dengue. (Foto: Fernando Antunes)
Jane disse que prefeitura deveria fazer mutirão da limpeza no bairro. (Foto: Fernando Antunes)
Jane disse que prefeitura deveria fazer mutirão da limpeza no bairro. (Foto: Fernando Antunes)
Rony acredita que próprios moradores poderiam contribuir com limpeza. (Foto: Fernando Antunes)
Rony acredita que próprios moradores poderiam contribuir com limpeza. (Foto: Fernando Antunes)

A grande quantidade de casas fechadas e terrenos baldios, locais considerados propícios para a proliferação do mosquito da dengue, preocupa os moradores do Bairro Monte Castelo. Nesta semana, a professora aposentada Amélia Atsuko Guenka da Silva, 67 anos, que residia no bairro, morreu por conta da doença. Foi o primeiro caso de óbito registrado na Capital. Outros quatro já foram confirmados no Estado e quatro estão sob investigação.

Segundo a esteticista Adelina de Almeida, 57 anos, a notícia da morte de uma pessoa “tão próxima” deixou todos os moradores do bairro em alerta. Adelina reclama ainda da ação de alguns comerciantes que fazem o descarte inadequado do lixo, que acaba se espalhando pelas ruas e terrenos abandonados e se torna mais uma “opção” para o mosquito se proliferar.

“Aqui na região existem muitos restaurantes e infelizmente é comum eles deixaram o lixo mal armazenado e ai espalha resto de marmita e outras embalagens que ficam na rua e acumulam água. Eu mesmo já tive que sair catando lixo por ai”, disse.

Já o auxiliar de enfermagem Rony Fardin da Silva, 54 anos, reclama da falta de limpeza por parte da prefeitura e também do descaso de alguns donos de terrenos, que os deixam em estado de abandono.

“Aqui é complicado, porque raramente a prefeitura vem fazer a limpeza. Fora isso, tem os terrenos que ficam abandonado ai e os donos não estão nem ai. Infelizmente não adianta só a gente fazer a nossa parte, todo mundo tem que contribuir”, disse.

A emprega doméstica Jane Maria dos Santos, 35 anos, acredita que é preciso que todos tenham atenção redobrada e o caso mais recente de óbito confirmado serve como um alerta.

“É uma situação muito difícil, e não é só aqui é na cidade inteira. E todo mundo não cuidas é muito perigoso. Eu acredito que prefeitura deveria aumentar também o trabalho de limpeza até porque agora começou as chuvas”, disse.

Ações - De acordo com o chefe do serviço de controle da dengue do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), Alcides Ferreira, as ações no bairro Monte Castelo foram intensificadas após a confirmação de morte.

Segundo ele, na quinta-feira pela manhã, toda a região já foi vistoriada e durante a tarde foi feito o trabalho de fumacê.

Apesar do caso, conforme último LIRAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação de Aedes aegypti), divulgado em março, a região do Monte Castelo não apresenta alta incidência da doença.

Com base no LIRAa, as ações também foram intensificadas nos bairros: Moreninhas, Itamaracá e Maria Aparecida Pedrossian.

Números - Em 2013, quando o município enfrentou epidemia de dengue, foram 44.657 casos notificados e 12 óbitos. Já em 2014, Campo Grande ficou fora do risco de epidemia, com 4.031 casos notificados e nenhum óbito.

De janeiro até ontem, 19.187 casos foram registrado no Estado, o terceiro maior em cinco anos, só atrás de 2013 (102 mil casos) e 2010 (82,5 mil). Em relação boletim anterior, quando eram 17,4 mil casos, houve aumento de 9,8%. Na última semana foram 2.960 novos casos, quase três vezes o número registrado na mesma semana de 2013, quando o Estado teve a maior epidemia da história.

A doença ganhou força no outono e a situação de epidemia, quando a incidência supera 300 casos para cada grupo de 100 mil, já atinge 49 dos 79 municípios sul-mato-grossenses.

Conforme a SES, a maior incidência foi registrada em Iguatemi, com 1.271 casos, seguido por Sonora (867), Selvíria (332), Itaquiraí (869) e Japorã (249). Campo Grande teve 3.955 pessoas com os sintomas da dengue, como febre, dores de cabeça e nas juntas.

Casas fechadas e terrenos baldios são em grande quantidade no bairro. (Foto: Fernando Antunes)
Casas fechadas e terrenos baldios são em grande quantidade no bairro. (Foto: Fernando Antunes)
Nos siga no Google Notícias