A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 26 de Fevereiro de 2020

17/01/2020 11:12

Mortos em presídio passaram por ''tribunal do crime'' dentro das celas

Assassinados ocorreram na última semana de 2019; motivo seria guerra entre facções

Kerolyn Araújo e Clayton Neves
Fachada do Instituto Penal de Campo Grande. (Foto: Paulo Francis)Fachada do Instituto Penal de Campo Grande. (Foto: Paulo Francis)

Julian Kenedi Vilhalva da Silva, 31 anos, e Edson dos Santos, 41 anos, mortos em dezembro do ano passado no IPCG (Instituto Penal de Campo Grande) e no Presídio de Segurança Máxima Jair Ferreira de Carvalho, na Capital, passaram pelo crivo do ''tribunal do crime'' e tiveram a sentença decretada dentro das próprias celas.

Ao Campo Grande News, o delegado Ricardo Meireles, da 3ª Delegacia de Polícia Civil de Campo Grande, contou que os inquéritos das duas mortes já foram encerrados e oito presos indiciados pelos crimes.

O primeiro crime ocorreu no dia 25 de dezembro. Julian Kenedi foi morto enforcado no Instituto Penal por seis colegas de cela que eram de uma facção criminosa rival. A princípio, apenas um preso havia confessado o crime. ''Foram feitas diligências e apuramos envolvimento de mais cinco autores", disse o delegado.

Segundo Meireles, todos os seis participaram do crime. ''Seja segurando a vítima, agredindo e, por mim, esganando'', explicou. Os autores foram indiciados por homicídio qualificado por motivo fútil e que dificultou a defesa da vítima.

Quatro dias depois do crime no Instituto Penal, Edson foi morto da mesma maneira na Máxima. O motivo seria o mesmo: guerra entre facções. A vítima seria integrante do CV (Comando Vermelho) e foi morto por dois presos que faziam parte do PCC (Primeiro Comando da Capital). ''Ele passou pelo julgamento do tribunal do crime e a ordem para que ele fosse executado se deu por meio de ligação telefônica", detalhou o delegado.

Dos oito presos que ocupavam a cela onde Edson foi assassinado, seis foram transferidos do Instituto após a morte de Julian no dia 25 de dezembro.

Campo Grande News - Lista Vip WhatsApp
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions