No dia mundial da segurança do paciente Obelisco é iluminado com cor laranja
A data foi criada este ano pela Organização Mundial da Saúde

O monumento Obelisco, no cruzamento da Rua José Antônio com a Avenida Afonso Pena, foi iluminado com a cor laranja esta noite (17) para celebrar o Dia Mundial da Segurança do Paciente. A data foi criada este ano pela Organização Mundial da Saúde para alertar para a importância da assistência segura. Setembro também marca o mês de conscientização de prevenção ao suicídio.
A segurança do paciente é um dos seis atributos da qualidade do cuidado e sua importância tem sido reforçada, cada vez mais entre famílias, gestores e profissionais de saúde. “É uma soma de fatores que acabam culminando na assistência, porém todos os aspectos devem ser observados, desde as condições estruturais ao atendimento em si”, reforçou o secretário municipal de Saúde José Mauro Filho.
Em maio deste ano, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) organizou o “I Encontro de segurança do paciente: Uma prática em construção”, que reuniu profissionais da saúde e gestores da rede municipal e particular, além de especialistas de todo o país.
Mas Campo Grande vem assumindo uma posição importante no sentido de ampliar estas discussões, desde 2018 quando foi implantado o núcleo de segurança do paciente. O órgão tem por atribuição notificar ao sistema nacional de vigilância sanitária os eventos adversos decorrentes da prestação do serviço de saúde.