A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

20/02/2014 10:14

Nova crise nas creches: sem carne, crianças são alimentadas com ovos

Filipe Prado e Edivaldo Bitencourt
Crianças deixam creche no Taquarussu, onde só comeram macarrão e feijão, sem carne (Foto: Cleber Gellio)Crianças deixam creche no Taquarussu, onde só comeram macarrão e feijão, sem carne (Foto: Cleber Gellio)

Além da falta de produtos de limpezas, as crianças atendidas pelos Ceinfs (Centros de Educação Infantil) de Campo Grande estão sem carne na merenda. Conforme denúncias de mães e funcionários, o problema começou no final de 2013 e continuou após o início das aulas, no dia 5 deste mês. Ovos estão servindo de mistura da alimentação das crianças.

No Ceinf Osvaldo Maciel de Oliveira, no Bairro Taquarussu, as mães reclamaram da falta de carne nas refeições. “A situação aqui está feia, está faltando muita coisa. Segunda-feira (17) as crianças comeram ovo”, relatou uma funcionária do centro de educação que não quis se identificar.

Ela comentou que muitas vezes a diretora da escola pagou para conseguir algum mantimento. “Ela já tirou dinheiro do bolso pra comprar algumas coisas. Ela teve que comprar detergente esses dias”, comentou a funcionária.

De acordo com uma aposentada, 71 anos, que também não quis se identificar, falta comida e produtos de limpeza na escola. “Aqui falta de tudo, falta vagas, comida, até papel higiênico no banheiro não tem”, comentou. Ela conseguiu matricular uma neta de três anos no Ceinf, mas não consegue vagas para outras duas.

“A comida que é servida para as crianças parece uma lavagem, é bem ruim”, afirmou a aposentada. “Nós temos que arrancar logo este prefeito daqui, pois nem o uniforme das crianças chegou”, protestou. Porém a funcionária da escola relatou que ontem (19) foi entregue carne para a escola. No entanto, uma das crianças disse à equipe do Campo Grande News que comeu macarrão com feijão, sem ovo ou carne.

“Minha filha me disse que nas escolas João Nepomuceno e Arlindo Lima também está faltando comida para os alunos”, completou a aposentada, 71.

Denúncias confirmam a falta de carne em pelo menos mais dois centros de Educação Infantil. A Prefeitura, que escolheu várias empresas para fornecer a merenda após a polêmica envolvendo a Salute, não tem fornecido carne. Só ovos têm reforçado a alimentação das crianças. 

Segundo outras denúncias, a Secretaria Municipal de Educação proibiu os diretores das creches de denunciar o problema e tomar medidas para solucionar o problema, como falta de material de higiene. Uma diretora, conforme um leitor, planeja fazer rifa para cobrir a falta de produtos na unidade. 

Outro lado - De acordo com a Superintendência da Merenda Escolar, o Ceinf segue a variação no cardápio. "A distribuição da merenda está normal", diz, por meio da assessoria. O fornecimento de ovos, conforme a prefeitura, faz parte da política para oferecer uma alimentação diferenciada aos alunos. 

Problemas - A educação passa por uma crise pelo segundo ano consecutivo desde a posse do prefeito Alcides Bernal (PP). No ano passado, também faltou merenda e material de limpeza. O problema foi solucionado com um contrato de emergência, no valor de R$ 4,7 milhões, firmado com a  Salute, empresa de pequeno porte criada em 1º de abril de 2013.

No ano passado, os kits escolares só foram entregues no final do primeiro semestre. Neste ano, os kits devem atrasar novamente. A previsão é de que a entrega começa no dia 6 de março, um mês após o início das aulas.

Já os uniformes, a prefeitura não tem previsão de quando fará a entrega. Ainda não foi feita licitação para comprar o vestuário dos estudantes da rede pública. 



eu como pai de cinco filhos graça a deus que nunca precisei de mandar um filho meu pra creche. eu acho q vaga para criança ficar na creche teria q ser para aqeles paisque estao trabalhando e para teria que apresentar doc que realmente trabalham ja que muitas maes que tem uma renca de filhos e que nao trabalham que deichao seus fihos na crechem para ir na vizinha tomar terere e conversar fiado. enquanto quem trabalha nao conseque vaga nas creche falo porque moro ao lado de uma creche teria que cadastrar estas maes.
 
sebastaiao vieira em 21/02/2014 12:05:10
Primeiro usam 1 ceinf e generalizam o problema para todos... Onde minha filha estuda tem carne, frango e tudo o mais... Depois querem meter o pau no Bernal por disponibilizar ovo e variar o cardápio para as crianças, mas na gestão anterior era servido salsicha quase todos os dias, teve uma vez que as crianças da escola de tempo integral do Rita Vieira tiveram intoxicação alimentar por causa da bendita salsicha...E nunca fizeram tanto alarde! Me poupe!
 
Maria Silva em 20/02/2014 21:32:40
Nossa, que legal é isso agora! Boto filho no mundo e todo mundo que sustente, menos eu. Amém.
 
Joana Passos em 20/02/2014 18:40:50
Criança tem que ir para a escola para estudar... Se tá indo para comer, para se vestir, para qualquer coisa além de estudar, tá tudo errado!

E, como sempre, a culpa é do Bernal pelo fato dos pais não terem tido condições de estudarem, terem uma vida melhor e mais digna, com uma remuneração melhor e tal... e agora as crianças precisam vestirem-se, alimentarem-se nas escolas... onde deveriam estar estudando "apenas".

Já pararam para ver o quão absurdo é isso? É o poder público sendo obrigado a fazer o papel da família, já que quem tá criando, alimentando, vestindo, educando é o poder público... O que os senhores estão propondo é o puro assistencialismo. O problema é muito maior do que isso... e não é o Bernal o culpado não. Ao menos não apenas ele.
 
Guaraci Mendes em 20/02/2014 16:44:06
Puxa, ovo! Se não faltasse ovo, o que será que vocês noticiariam a falta dessa vez? Engraçado saber que falta algo desde o fim do ano, mas só agora que denunciam. Uma pergunta: essas crianças só comem nos Ceinfs? E em casa, os pais não fazem a função primordial de alimentá-los?
 
Lucio Silva em 20/02/2014 15:12:58
-Majestade....o povo está gritando assim porque está sem pão.
-Oras, então que comam brioches.....


-
 
Odescia Madeira em 20/02/2014 14:38:32
Quem votou no Bernal não tem o direito de reclamar de nada! Não queriam mudança... ta aí a mudança!! VAI PASSAR MAIS 3 ANOS COMENDO SOMENTE OVO!! Eu NÃO votei nele e posso reclamar o quanto quiser... já vc que votou nele, fica quietinho vai!!
 
Daniel Cardoso em 20/02/2014 14:27:12
"O fornecimento de ovos, conforme a prefeitura, faz parte da política para oferecer uma alimentação diferenciada aos alunos". Duvido se na mesa do Prefeito, Governador, Secretário(s), Vereador(es), esse tipo de política faz parte. Só tem caviar,camarão,picanha, etc.........
Acorda POVÃO, as eleições estão chegando..........
 
FABIO CARDOSO em 20/02/2014 14:26:37
Acho estranho este tipo de informação, minha esposa entrou esse ano como professora de um ceinf aqui da cidade, e ela está admirada com a qualidade do material, com a comida que é servida para as crianças. Ela que sempre trabalhou em escolas particulares e algumas consideradas elites, me fala que o Ceinf ta dando de 10 a zero nessas "elitizadas" da nossa capital morena.
 
Marcio Antonio em 20/02/2014 14:12:29
A população tem que fazer filho um monte de filho para o poder público (leia-se: nossos altos impostos) criar.

Tá "serto"!
 
Guaraci Mendes em 20/02/2014 14:11:21
agora é tarde ficar reclamando, quem mandou voces voltarem nesse prefeito, o pior que estao sofrendo sao as crianças que muitas vezes nao tem o que comer e vao para os ceinfs para ter uma alimentacao boa mais inves diso estao comendo ovos. voces vao ter que aguentar mais dois anos desse prefeito que disse que ia mudar campo grande realmente esta mudando para pior a cada dia.
 
rose ferreira em 20/02/2014 14:10:33
Comer ovos não é o problema, nós brasileiros já lutamos demais para conquistar o que temos hoje, já saímos nas ruas, já levamos tiro e já fomos presos para que houvesse mudança. Não é mais necessário passar por isso, pagamos nossos impostos e temos noção do quão caro é nos cobrado diariamente. Estamos em novos tempos, não vivemos mais na época da infância sofrida das pessoas acima de 40 ou 50 anos, sabemos o que podemos ter e sabemos o que é a obrigação do governo (salientando que nem todos da época passada tiveram uma infância sofrida), e a obrigação de nossos líderes é administrar bem nossos recursos e investir no que a população precisa.
A falta de mantimentos e material escolar na rede pública é um absurdo sim pois diariamente pagamos por isso.
 
lincoln diaz em 20/02/2014 13:19:29
O SENHOR PREFEITO ALCIDES BERNAL SE TORNOU O MAIOR SÍMBOLO DE INCOMPETÊNCIA POLÍTICA NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL! É UMA VERGONHA E MAIS QUE UMA LÁSTIMA!
 
Theddy Zerlotti em 20/02/2014 13:00:27
Que bom que tem ovo para comer! .....
 
Etiene mendonça em 20/02/2014 12:59:44
graças a deus que as crianças tem ovos para a refeição...pois tem crianças que nem ovos tem em casa para para se alimentar....ao invés de reclamarem agradeçam ....meu filho fica no ceinf e agradeço pelos cuidados e pelas refeições ....
 
suzy mara costa da silva em 20/02/2014 12:58:59
Realmente eu não consigo entender alguns cometários que li aqui. Um fala que na época dele era assim e assado e ele não morreu. Parabéns por ter sobrevivido. Saiba você que nem todas as crianças, aliás, pouco mais da metade, sobrevivem. Outro diz que tá bom, pois estão comendo. Seja o que for, estão comendo. Minha nossa senhora. Não pensa nem no seu próprio papel diante da sociedade. No seu papel como contribuinte. Não lembra ou não quer lembrar que o que ela paga de imposto dava para essas crianças almoçarem caviar todos os dias. Mas passa. Vai lá. Ignorância para uns me parece até uma virtude. Agora teve um que fala sobre controle de Natalidade. Santo Deus!! Pensando bem, se houvesse um controle de natalidade eu poderia ser poupado de ler uma asneira dessa. Assim vai ser dificil CG!
 
André Pericles em 20/02/2014 12:54:45
Quando estudei na escola Adventor Divino de Almeida (ADA), há anos atrás, todo dia a merenda era leite com bolacha, nas sextas feiras tinha uma galinhada sem frango, era só o caldinho... E ainda assim todos agradeciam! Hoje as crianças da rede pública tem praticamente tudo: comida com carne, ovos, macarrão, feijão... Uniforme, material escolar, tudo de graça... Parem de reclamar do prefeito e vão atrás do governador um pouco. Só porque ele não está gastando dinheiro com publicidade a mídia só critica, da até nojo.
 
Aldo de Queiroz Junior em 20/02/2014 12:30:12
Sr. José Alves, pelo seu péssimo português, dá para perceber que o sr. não foi bom aluno, os castigos na escola foram insuficientes.
 
rafael santos em 20/02/2014 12:27:45
o que será que o Sr Bernal Forrest gamp vai dizer a respeito disto?
 
MARCOS NOGUEIRA em 20/02/2014 12:25:26
Todos falam que quando eram crianças não tinham isso, não tinham aquilo, agora eu pergunto quando os senhores eram crianças os impostos pagos por seus pais eram como os senhores pagam hoje? O que pagamos nesse país essas crianças deveriam comer bife todos os dias, deveríamos ter asfalto e hospitais de 1º mundo! Acordem pessoas!
 
Anna Gonçalves em 20/02/2014 12:08:42
comida na mesa do bernal: ovos, ovos, ovos, ovos, esse menino é muito peralta, só quer comer ovos.
 
maria candida em 20/02/2014 11:57:14
NO TEMPO EM QUE EU ERA CRIANÇA, MINHA MIRENDA ERA COCO-BOCAIUVA,E A GENTE NÃO MORREU,NÃO TINHA UNIFORME NÃO TINHA A MALANDRAGE QUE TEM HOJE, ONDE O ALUNO MANDA NA SALA DE AULA, E SE O PROFESSOR CHAMAR ATENÇÃO, JA VEM O CONCELHO DALI DAQUI,E O PROFESOR NÃO VALE NADA, O PROFESSOR DEIXOU DE SER A REFERENCIA DO ALUNO, CANCEI DE FICAR DE GASTIGO ATRAZ DA PORTA PARA APRENDER TABOADA,FICAR NA SALA DO DONA ODETE( DIRETORA), QUE SAUDADE, DE SER CHAMADO ATENÇÃO PELA DONA ODETE, ELA COLOCAVA AS MÃOS PARA TRAZ, E PERGUTAVA, O QUE FOI MEU FILHO, E COM TODO RESPEITA, RESPONDIA,EU NÃO ESTUDEI A TABOADA,E RECEBIA UM SERMÃO,E A GENTE APRENDIA,E NINGUEM MORREI, AGRADEÇO, A DEUS POR ISSO, ZE ALVES
 
JOSE ALVES DA SILVA em 20/02/2014 11:35:16
Ta otimo...comer ovos nao mata ninguem...o ruim seria ficar sem comer não acham...tudo é motivo pra intrigas..agradeçam oque se tem...em muitos outros paises morrem-se de fome.
 
iva lima em 20/02/2014 11:34:36
Sr. Prefeito aproveita bem esses 04 anos pq serão os seus últimos de sua vida na politica depois disso ninguém mas irá votar no senhor, e se a rádio te aceitar ninguém mais ouvir seu programa, incompetência pura de vc e seus secretários. quase 01 ano e meio e nada de novo na educação, não tem concurso, não tem escolas novas, nada de novo.
 
João Marques de Souza em 20/02/2014 11:26:43
isso eh culpa da administracao passada. deixem o Peralta trabalhar...
 
francisco guimaraes em 20/02/2014 11:16:33
Gente, esqueçam, Bernal será assim, para pior, nos próximos anos. A cidade está abandonada, irá regredir, só resta lamentar, e quem pode, vá embora daqui. E os vereadores, esses não farão nada mesmo, esse negócio de caçar prefeito foi desculpa ano passado para não trabalhar, esse ano eles só pensam nas eleições, então não farão nada, não querem se indispor. Só pensam em Brasília agora.
 
rafael santos em 20/02/2014 11:09:46
De novo Bernal? As crianças sem a devida merenda e uniforme, e não quer que o povo reclame, me processa tambem Bernal!!!
 
Roberto Cesar Portilho em 20/02/2014 10:43:54
Em vez de haver um controle de Natalidade mais rigido, o povo faz uma escadinha de filhos e acha que o estado tem que criar seus filhos. Precisamos cuidar de nossas crianças mas precisamos de mais critérios. Se não entraremos em colapso.
 
Clovis Miguel em 20/02/2014 10:43:18
Calma gente.
Tem carne sim. Tenham paciencia pois a carne vai chegar aos ceinfs.
A demora é que foi uma remessa de picanha para a casa dos secretários no final do ano. Mas logo as coisas vão voltar ao normal, afinal as pessoas estão em primeiro lugar
 
marcelo loureiro em 20/02/2014 10:41:47
ta bom de mais....na minha época a gente comia farinha com açúcar,,ou mandioca c açúcar........e ainda ia para roça trabalhar... por isso que tem esse monte de marginal hoje.....da tudo p eles desde cedo.. por isso que tm esse monte de marginal.....nas escolas ninguém quer nada....tudo é de graça..estudar ninguém quer...só fica no celular.... e os professores não podem falar nada..ouvi outro dia o diretor dizer.. assim,,,,,, cuidados professores com o que diz p o aluno"""" ai meu deus.....é o muro andando no gato......comedia!!!!!!!
 
arnaldo poleto em 20/02/2014 10:41:26
engraçado porque ninguem quer se identificar,ta com medo de que? ,mostra a cara e assim que se reclama,nao falando pelas costa e em anonimato.BRASIL MOSTRA A SUA CARA.
 
AGNALDO SILVA em 20/02/2014 10:37:20
Voto de protesto = voto irresponsável, ou será que vão continuar jogando a culpa na administração passada?
 
Ronaldo Castor em 20/02/2014 10:25:39
Um Abraço a nosso prefeito.
Quero ver faltar carne na mesa de sua filha.
Pega a verba que gastou na festa de debutantes da filha dele e põe na merenda das crianças.
 
Antonio Souza em 20/02/2014 10:23:08
E ninguem pode fazer nada né? Nem com isso, nem com o problema dos uniformes e materiais escolares da rede municipal, eu queria saber pra que serve o Ministerio Publico, voces podiam fazer uma reportagem inteira explicando pra que ser o MP, todo mundo acha que ele é para um fim, mas pelo visto é para outro que ninguem sabe, por exemplo, tudo isso que está acontecendo com o ensino municipal de Campo Grande, há quem devemos pedir socorro? Quem poderá nos defender? Será o Chapolin Colorado?
 
maximiliano rodrigo antonio nahas em 20/02/2014 10:22:50
Bem, primeiro que os Campo-grandenses queriam mudanças (nem todo, é claro).. foi feita a vontade do povo... e é bom lembrar que o atual prefeito da cidade, TEVE O APOIO DO SENADOR QUE DISPUTARÁ O CARGO DE GOVERNADOR.. então desde agora, vamos alertar o povo... o mesmo que apoiou Bernal.. disputará o Governo do Estado.. acorda Mato Grosso do Sul!! acorda.. SENÃO VEJAMOS.. OS ESTUDANTES DA REDE ESTADUAL JÁ RECEBERAM UNIFORMES E O MATERIAL DIDÁTICO, ALÉM DE NÃO FALTAR MERENDAS NAS CANTINAS DAS ESCOLAS.. ao contrário do municipio.. cujo prefeito teve o apoio do SENADOR QUE QUER DISPUTAR O PLEITO PARA GOVERNO.. alerta Sul-mato-grossenses ... abram bem os olhos!
 
Gilson Giordano em 20/02/2014 10:21:52
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions