ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Nova crise nas creches: sem carne, crianças são alimentadas com ovos

Filipe Prado e Edivaldo Bitencourt | 20/02/2014 10:14
Crianças deixam creche no Taquarussu, onde só comeram macarrão e feijão, sem carne (Foto: Cleber Gellio)
Crianças deixam creche no Taquarussu, onde só comeram macarrão e feijão, sem carne (Foto: Cleber Gellio)

Além da falta de produtos de limpezas, as crianças atendidas pelos Ceinfs (Centros de Educação Infantil) de Campo Grande estão sem carne na merenda. Conforme denúncias de mães e funcionários, o problema começou no final de 2013 e continuou após o início das aulas, no dia 5 deste mês. Ovos estão servindo de mistura da alimentação das crianças.

No Ceinf Osvaldo Maciel de Oliveira, no Bairro Taquarussu, as mães reclamaram da falta de carne nas refeições. “A situação aqui está feia, está faltando muita coisa. Segunda-feira (17) as crianças comeram ovo”, relatou uma funcionária do centro de educação que não quis se identificar.

Ela comentou que muitas vezes a diretora da escola pagou para conseguir algum mantimento. “Ela já tirou dinheiro do bolso pra comprar algumas coisas. Ela teve que comprar detergente esses dias”, comentou a funcionária.

De acordo com uma aposentada, 71 anos, que também não quis se identificar, falta comida e produtos de limpeza na escola. “Aqui falta de tudo, falta vagas, comida, até papel higiênico no banheiro não tem”, comentou. Ela conseguiu matricular uma neta de três anos no Ceinf, mas não consegue vagas para outras duas.

“A comida que é servida para as crianças parece uma lavagem, é bem ruim”, afirmou a aposentada. “Nós temos que arrancar logo este prefeito daqui, pois nem o uniforme das crianças chegou”, protestou. Porém a funcionária da escola relatou que ontem (19) foi entregue carne para a escola. No entanto, uma das crianças disse à equipe do Campo Grande News que comeu macarrão com feijão, sem ovo ou carne.

“Minha filha me disse que nas escolas João Nepomuceno e Arlindo Lima também está faltando comida para os alunos”, completou a aposentada, 71.

Denúncias confirmam a falta de carne em pelo menos mais dois centros de Educação Infantil. A Prefeitura, que escolheu várias empresas para fornecer a merenda após a polêmica envolvendo a Salute, não tem fornecido carne. Só ovos têm reforçado a alimentação das crianças. 

Segundo outras denúncias, a Secretaria Municipal de Educação proibiu os diretores das creches de denunciar o problema e tomar medidas para solucionar o problema, como falta de material de higiene. Uma diretora, conforme um leitor, planeja fazer rifa para cobrir a falta de produtos na unidade. 

Outro lado - De acordo com a Superintendência da Merenda Escolar, o Ceinf segue a variação no cardápio. "A distribuição da merenda está normal", diz, por meio da assessoria. O fornecimento de ovos, conforme a prefeitura, faz parte da política para oferecer uma alimentação diferenciada aos alunos. 

Problemas - A educação passa por uma crise pelo segundo ano consecutivo desde a posse do prefeito Alcides Bernal (PP). No ano passado, também faltou merenda e material de limpeza. O problema foi solucionado com um contrato de emergência, no valor de R$ 4,7 milhões, firmado com a  Salute, empresa de pequeno porte criada em 1º de abril de 2013.

No ano passado, os kits escolares só foram entregues no final do primeiro semestre. Neste ano, os kits devem atrasar novamente. A previsão é de que a entrega começa no dia 6 de março, um mês após o início das aulas.

Já os uniformes, a prefeitura não tem previsão de quando fará a entrega. Ainda não foi feita licitação para comprar o vestuário dos estudantes da rede pública. 

Nos siga no Google Notícias