A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 23 de Setembro de 2018

05/03/2018 15:55

Palestras serão oportunidade de debater ideias, diz idealizador de projeto

A 2ª edição do projeto acontece todas as segundas-feiras, a partir do dia 12 de março na Câmara Municipal de Campo Grande

Geisy Garnes
Palestras começam em 12 de março e vão até 11 de junho. (Foto: reprodução)Palestras começam em 12 de março e vão até 11 de junho. (Foto: reprodução)

A partir do dia 12 de março, até junho, a Câmara Municipal de Campo Grande abrirá as portas ao projeto "Diálogos Contemporâneos". Após nove anos, a iniciativa retorna à Capital com palestras gratuitas e debates sobre os contextos social, cultural e tecnológico da sociedade.

Palco do projeto em 2009, a Câmara Municipal volta a receber a sociedade para discussões dos mais variados temas na próxima segunda-feira (12). O projeto, apoiado pelo Ministério da Cultura, é uma iniciativa da Associação Amigos do Cinema e da Cultura, sob a direção geral de Nilson Rodrigues, produção executiva de Pedro Ortale. O Campo Grande News é parceiro da iniciativa.

“Pensamos em reeditar esse projeto em Campo Grande de forma a proporcionar para a população da cidade um ciclo de debates com alguns dos mais expressivos intelectuais e pesquisadores do Brasil em temas que perpassam o meio ambiente, cultura, educação tecnologias digitais, sociedade em rede, estado e secularismo, o amor e solidão nas grandes cidades. Temas que estão na ordem do dia de nossa sociedade. Ou seja : um apanhado de temas de um absoluto relevo na nossa sociedade atual”, afirmou Orlate.

“É um mosaico de temas com grandes especialistas, que tem como aspecto central o debate. As pessoas precisam acessar esses conteúdos e espaços de reflexão para poder exercitar a prática da cidadania, exercer seu papel como cidadão de forma mais qualificada.”, defendeu.

Segundo Ortale, os debates ainda aproximam a sociedade da Câmara Municipal de Campo Grande, colaborando para afirmar a casa de leis como um espaço referencial, que deve ser cada vez mais frequentado pela população”.

Palestras - O projeto Diálogos Contemporâneos acontece simultaneamente em Campo Grande e Brasília. Na Capital de Mato Grosso do Sul, a filósofa e escritora Márcia Tiburi, autora do livro “Como Conversar com um Fascista”, abre os com o tema “Vozes dissonantes - ética, liberdade e autoritarismo na internet”, no próximo dia 12 de março. O evento ocorrerá em duas segunda-feiras de cada mês.

Participam, ainda, dos Diálogos Contemporâneos: Mirian Goldenberg, Renato Janine, Jessé Souza, Viviane Mosé, Vladimir Safatle e Ignácio de Loyola Brandão. Entre os temas propostos ao longo do projeto estão:

-A depressão e a solidão, em “O Espaço do Amor e da Afetividade nas Grandes Cidades”;

-Caminhos para a educação em “A educação no Brasil, a realidade contemporânea e os novos instrumentos para a formação de crianças e jovens”;

- As dificuldades de ascensão social em “Mobilidade social e empreendedorismo - o estado, o mercado e as possibilidades de superação das desigualdades e de ascensão social na sociedade brasileira”;

- As redes sociais e novas formas de mídias em “Mundo digital e sociedade em rede - o declínio das mídias tradicionais e os novos espaços de informação e comunicação”.

-A cultura do descarte, a sociedade de consumo e a tragédia do meio ambiente”;

-A causa indígena em “Os esquecidos: Identidade, Território e afirmação das Nações Indígenas brasileira”

-A convivência entre diferentes em “Diversidade Cultural e de Gênero no Brasil;

-A construção de uma sociedade democrática e fraterna e o respeito às diferenças”

-A religiosidade o estado laico em “Estado, Igreja e Democracia - Novas Religiões, Teologia da Prosperidade e os desafios do secularismo”.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions