ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 18º

Capital

Palestras serão oportunidade de debater ideias, diz idealizador de projeto

A 2ª edição do projeto acontece todas as segundas-feiras, a partir do dia 12 de março na Câmara Municipal de Campo Grande

Geisy Garnes | 05/03/2018 15:55
Palestras começam em 12 de março e vão até 11 de junho. (Foto: reprodução)
Palestras começam em 12 de março e vão até 11 de junho. (Foto: reprodução)

A partir do dia 12 de março, até junho, a Câmara Municipal de Campo Grande abrirá as portas ao projeto "Diálogos Contemporâneos". Após nove anos, a iniciativa retorna à Capital com palestras gratuitas e debates sobre os contextos social, cultural e tecnológico da sociedade.

Palco do projeto em 2009, a Câmara Municipal volta a receber a sociedade para discussões dos mais variados temas na próxima segunda-feira (12). O projeto, apoiado pelo Ministério da Cultura, é uma iniciativa da Associação Amigos do Cinema e da Cultura, sob a direção geral de Nilson Rodrigues, produção executiva de Pedro Ortale. O Campo Grande News é parceiro da iniciativa.

“Pensamos em reeditar esse projeto em Campo Grande de forma a proporcionar para a população da cidade um ciclo de debates com alguns dos mais expressivos intelectuais e pesquisadores do Brasil em temas que perpassam o meio ambiente, cultura, educação tecnologias digitais, sociedade em rede, estado e secularismo, o amor e solidão nas grandes cidades. Temas que estão na ordem do dia de nossa sociedade. Ou seja : um apanhado de temas de um absoluto relevo na nossa sociedade atual”, afirmou Orlate.

“É um mosaico de temas com grandes especialistas, que tem como aspecto central o debate. As pessoas precisam acessar esses conteúdos e espaços de reflexão para poder exercitar a prática da cidadania, exercer seu papel como cidadão de forma mais qualificada.”, defendeu.

Segundo Ortale, os debates ainda aproximam a sociedade da Câmara Municipal de Campo Grande, colaborando para afirmar a casa de leis como um espaço referencial, que deve ser cada vez mais frequentado pela população”.

Palestras - O projeto Diálogos Contemporâneos acontece simultaneamente em Campo Grande e Brasília. Na Capital de Mato Grosso do Sul, a filósofa e escritora Márcia Tiburi, autora do livro “Como Conversar com um Fascista”, abre os com o tema “Vozes dissonantes - ética, liberdade e autoritarismo na internet”, no próximo dia 12 de março. O evento ocorrerá em duas segunda-feiras de cada mês.

Participam, ainda, dos Diálogos Contemporâneos: Mirian Goldenberg, Renato Janine, Jessé Souza, Viviane Mosé, Vladimir Safatle e Ignácio de Loyola Brandão. Entre os temas propostos ao longo do projeto estão:

-A depressão e a solidão, em “O Espaço do Amor e da Afetividade nas Grandes Cidades”;

-Caminhos para a educação em “A educação no Brasil, a realidade contemporânea e os novos instrumentos para a formação de crianças e jovens”;

- As dificuldades de ascensão social em “Mobilidade social e empreendedorismo - o estado, o mercado e as possibilidades de superação das desigualdades e de ascensão social na sociedade brasileira”;

- As redes sociais e novas formas de mídias em “Mundo digital e sociedade em rede - o declínio das mídias tradicionais e os novos espaços de informação e comunicação”.

-A cultura do descarte, a sociedade de consumo e a tragédia do meio ambiente”;

-A causa indígena em “Os esquecidos: Identidade, Território e afirmação das Nações Indígenas brasileira”

-A convivência entre diferentes em “Diversidade Cultural e de Gênero no Brasil;

-A construção de uma sociedade democrática e fraterna e o respeito às diferenças”

-A religiosidade o estado laico em “Estado, Igreja e Democracia - Novas Religiões, Teologia da Prosperidade e os desafios do secularismo”.

Nos siga no Google Notícias