ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Para salvar praça do bairro, moradores querem barrar condomínio popular

Presidente da Câmara de Vereadores diz que projeto dos 128 apartamentos é irrevogável

Por Natália Olliver e Caroline Maldonado | 26/03/2024 10:39
Moradores do bairro Monte Castelo protestaram contra construção de condomínio, nesta terça (Foto: Caroline Maldonado)
Moradores do bairro Monte Castelo protestaram contra construção de condomínio, nesta terça (Foto: Caroline Maldonado)

Moradores do loteamento Casa Verde, no bairro Monte Castelo protestaram durante a sessão da Câmara de Vereadores, nesta terça-feira (26), em Campo Grande. Com cartazes e faixas, eles exigem que a construção de um condomínio popular, prevista para a área verde do bairro, seja revogada. O terreno foi uma doação da prefeitura e vai abrigar 128 apartamentos. O projeto dará fim à praça da região.

Conforme o presidente da Casa de Leis, Carlos Augustos Borges, conhecido como "Carlão"(PSB), é impossível revogar a obra, porque ela já possui financiamento. Em contrapartida, o líder da prefeita na Câmara, vereador Roberto Avelar, o "Beto" (PP), disse que vai pedir reunião com a prefeitura para criar uma comissão de vereadores que avaliará o caso.

Vista aérea do espaço destinado para construção de conjunto habitacional, no bairro Monte Castelo (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Vista aérea do espaço destinado para construção de conjunto habitacional, no bairro Monte Castelo (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

“Falei com o presidente da Asmhaf [Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários] e a resposta que eu tive do presidente é que, nessa área onde foi feito o contrato, não tem mais jeito. É uma área em que estão assinados os contratos e que a comunidade tem outras áreas próximas. Mas agora cabe à associação de vereadores entrar na justiça ou então tentar uma negociação política com o Executivo. Esse problema, que não foi gerado por nós, é o problema gerado pelo Poder Executivo”.

As falas não foram bem recebidas pelos 30 moradores que assistiam à sessão e pediam a anulação do projeto. A professora Gisele Rossin, 38, mora no bairro há 19 anos. Ela comenta que em nenhum momento houve um estudo sobre a viabilidade da obra, tampouco consideração com a opinião dos residentes. Segundo ela, há uma ação que tramita na Justiça para tentar impedir a construção.

"Ficamos sabendo pela divulgação na mídia, não fomos informados e não queremos o condomínio. A praça tem um campo de futebol que nós instalamos e também plantamos ́árvores. As crianças e todos os moradores usam a praça.”

Residentes pedem para que prefeitura mantenha praça no bairro e anule contrução (Foto: Caroline Maldonado)
Residentes pedem para que prefeitura mantenha praça no bairro e anule contrução (Foto: Caroline Maldonado)

Histórico - O assunto se estende desde o ano passado. Frustrados com o anúncio, os residentes chegaram a fazer abaixo-assinado contra o novo empreendimento. Em fevereiro, o vereador André Luis (Rede) ingressou com uma ação popular junto a um morador do Conjunto Monte Castelo, Rogério de Souza, para tentar barrar o condomínio.

Entre os argumentos para o pedido de que todo o procedimento administrativo que levou à destinação da área para construção de moradias popular seja declarado nulo é que a medida vai gerar impacto na comunidade e não houve estudo técnico ou mesmo audiência pública para a manifestação dos moradores.

Obra - O empreendimento denominado Loteamento Costa Verde está planejado para acomodar 128 apartamentos, a serem construídos no quadrilátero formado pelas ruas do Horácio, Cebolinha, da Pipa e Cascão, no Bairro Monte Castelo.

Cada unidade será composta por área de serviço, banheiro, cozinha, quarto e sala de estar. A empresa Engepar Engenharia e Participações Ltda é quem venceu a licitação e vai construir os apartamentos.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias