ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JUNHO, QUARTA  10    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Passarela alta interrompe trecho e empurra ciclistas para Duque de Caxias

Estrutura elevada bloqueia caminho de bicicletas e gera cobrança por sinalização no entorno

Por Kamila Alcântara e Inez Nazira | 10/06/2026 14:26
Passarela alta interrompe trecho e empurra ciclistas para Duque de Caxias
Faixa ficou elevada e por cima da ciclovia (Foto: Osmar Veiga)

Uma passarela elevada construída sobre a ciclovia da Avenida Duque de Caxias, perto do Relógio das Flores do CMO (Comando Militar do Oeste), virou motivo de reclamação entre ciclistas que passam pelo trecho todos os dias. A estrutura corta a pista destinada às bicicletas e obriga parte dos usuários a desviar pela avenida, dividindo espaço com carros, motos e caminhões.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Uma passarela elevada construída sobre a ciclovia da Avenida Duque de Caxias, em Campo Grande, está gerando reclamações entre ciclistas. A estrutura interrompe a pista e obriga usuários a dividir espaço com veículos na avenida. Enquanto ciclistas criticam a falta de segurança e sinalização, moradores aprovam a obra por reduzir riscos para pedestres. A Prefeitura foi questionada sobre a intervenção, mas não respondeu até a publicação.

A obra fica em um ponto de grande movimento, próximo a semáforo e acessos laterais. Na imagem registrada no local, é possível ver a ciclovia pintada em vermelho interrompida por uma travessia de concreto mais alta. O trecho foi isolado com fita zebrada, mas a diferença de nível dificulta a passagem de bicicletas.

A ciclista Andreza Rodrigues de Souza, 49 anos, passa pelo local diariamente e diz que a mudança não resolveu o problema de segurança. Para ela, a estrutura apenas transferiu o risco.

“Não adianta vir e falar que vai mudar a sinalização ou alterar a ciclovia. Gastaram para fazer a ciclovia bonitinha, pintaram tudo, mas essa tinta também desliza, derrapa, a gente acaba caindo. E agora fecham isso aqui achando que vai resolver? Não vai”, afirmou.

Andreza pedala há oito anos e reclama principalmente da falta de visão no trecho. Segundo ela, ciclistas que tentam seguir pela ciclovia ficam sem enxergar direito quem vem pela curva ou quem atravessa a via.

“Ali eu ainda tenho visão de quem vira, aqui eu não tenho visão nenhuma. Como fazem um negócio desse e não colocam uma faixa? Falta infraestrutura”, criticou.

Passarela alta interrompe trecho e empurra ciclistas para Duque de Caxias
Andreza Rodrigues fala sobre a falta de estrutura (Foto: Osmar Veiga)

Ela também aponta que a situação não é ruim apenas para quem está de bicicleta. “Do jeito que ficou, não está bom nem para pedestre, nem para ciclista, nem para motorista. Teria que ter um semáforo aqui também”, disse.

A reclamação se soma a outro problema citado por quem usa a avenida: o comportamento dos motoristas. Andreza afirma que há desrespeito constante à sinalização, especialmente de veículos que entram no trecho em velocidade.

“Enquanto tiver reportagem ou polícia aqui, o pessoal respeita. Depois que vai embora, volta tudo ao normal. Se ficarem observando escondidos, vão ver que ninguém respeita”, afirmou.

A mudança, porém, não é unanimidade entre moradores da região. Iraci Leite Martins, 60 anos, do lar, avalia que a obra trouxe mais segurança para pedestres e estudantes que atravessam a avenida.

“A ciclovia agora para no semáforo, está indicando certinho a parada. Antes ali não tinha parada e acabava ficando um espaço muito menor para os carros”, disse.

Moradora da região da Vila Taveirópolis, Iraci costuma passar pelo local para levar e buscar criança na escola. Para ela, a travessia elevada fez os motoristas reduzirem a velocidade e respeitarem melhor o ponto de parada.

“Essa obra aqui eu aprovo. Foi uma das melhores coisas que fizeram, porque antes ali era muito perigoso. Às vezes abria o sinal e os carros vinham, aí os meninos de bicicleta tentavam passar pela ciclovia e era um perigo”, afirmou.

Passarela alta interrompe trecho e empurra ciclistas para Duque de Caxias
Estrutura atravessa o gramado até a faixa de pedestre (Foto: Osmar Veiga)

Mesmo aprovando a intervenção, Iraci cobra manutenção no entorno. Segundo ela, o mato alto atrapalha quem precisa atravessar em outros pontos da avenida. “Precisa fazer a limpeza, carpir, porque os matos estão crescendo e a gente acaba tendo que passar por dentro deles. Pela rua também não dá, porque é perigoso até para nós, pedestres”, relatou.

A Prefeitura de Campo Grande foi procurada para explicar o objetivo da obra, se haverá adequação para ciclistas e qual órgão autorizou a intervenção na ciclovia. Até a publicação desta reportagem, não houve retorno.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.