ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Pela segunda vez, prefeitura tenta regulamentar aplicativos de transporte

Proposição vai tramitar na Câmara Municipal; em 2017, decreto sobre o assunto foi derrubado na Justiça

Mayara Bueno | 20/05/2019 14:59
Aplicativo mostra direção de corrida em Campo Grande. (Foto: Kísie Ainoã/Arquivo).
Aplicativo mostra direção de corrida em Campo Grande. (Foto: Kísie Ainoã/Arquivo).

Um projeto de lei para regulamentar os aplicativos de transporte, como Uber e 99Pop, será enviado à Câmara Municipal pela Prefeitura de Campo Grande, segundo o prefeito Marquinhos Trad (PSD). Esta é a segunda tentativa de colocar regras na atividades. 

Em 2017, a 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos derrubou o decreto municipal nº 13.157/17, que impôs regras aos aplicativos que operam o serviço em Campo Grande. A ação foi apresentada pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul.

Na ocasião, o juiz David de Oliveira Gomes Filho argumentou que a profissão é prevista na Lei de Mobilidade Urbana e se enquadra na categoria de “transporte motorizado privado”. Da forma como foi elaborado o decreto, inviabilizava-se uma fonte de renda para a população, dizia o magistrado.

O decreto entrou em vigor em 16 de maio daquele ano e estabelecia diversos prazos para regularização, como cadastro na Agetran (Agência Municipal de Trânsito), fornecimento de dados sobre as corridas, recolhimento de 7% do valor definido por ela para o km rodado, a título de outorga. Um dos problemas do documento é que tratou-se de um decreto, ou seja medida unilateral do município, sem discussão na Câmara Municipal.

Sobre a nova proposição, o diretor-presidente da Agência de Trânsito, Janine de Lima Bruno, não detalhou quais regras vão conter, mas adiantou que não haverá limite de veículos e nem exigência de placas específicas para identificação de motorista de aplicativo – dois dos pontos questionados no primeiro decreto.

“Na Câmara vai ter debate, não sabemos o que eles vão incluir. São normativas que não restringem ou proíbam a atividade”, afirmou o diretor. Contudo, cadastro na Agetran será incluído. Segundo o prefeito, o projeto de lei será enviado nesta semana, entre quarta-feira e quinta-feira. O conteúdo vai de encontro com MP e Justiça, acrescenta também sem detalhar as normas.

Nos siga no Google Notícias