ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Capital

PM inicia visita a empresas de táxi para definir conteúdo de cursos na Capital

Fabiano Arruda | 08/09/2011 12:21

Cerca de 600 taxistas devem participar das aulas, que estão previstas para começar já na semana que vem

Taxistas e PM se reuniram hoje pela segunda vez em quatro dias. (Foto: João Garrigó)
Taxistas e PM se reuniram hoje pela segunda vez em quatro dias. (Foto: João Garrigó)
Comandante-geral da PM em MS diz que abordagens a táxis transcorrem "sem excessos".
Comandante-geral da PM em MS diz que abordagens a táxis transcorrem "sem excessos".

A cúpula da Polícia Militar em Mato Grosso do Sul, representantes de empresas de táxi e integrantes da Assotaxi (Associação dos Taxistas Auxiliares de Campo Grande) fizeram na manhã desta quinta-feira, no Comando Geral de PM, em Campo Grande, a segunda reunião em quatro dias para debater estratégias de segurança a taxistas.

A principal deliberação do encontro foi que a PM inicia, entre hoje e amanhã, visitas a empresas de táxi para conhecer a rotina e os métodos de comunicação dos profissionais para, então, definir o conteúdo de cursos que serão ministrados à categoria.

A ideia central das aulas, que devem começar já na próxima semana, é orientar os taxistas em como proceder em situações de risco, bem como traçar mecanismos eficientes na comunicação dos profissionais com a Polícia Militar em casos como assaltos.

Os representantes das empresas Rádio Táxi, Coopertaxi e Modelo, que estiveram presentes na reunião, garantiram que o curso será obrigatório aos taxistas. A Assotaxi representa 601 trabalhadores.

Segundo o comandante-geral da PM em MS, coronel Carlos Alberto David dos Santos, foram 64 abordagens a taxis desde a última segunda-feira na Capital. Só no primeiro dia foram 37.

Conforme o coronel, o parâmetro para as abordagens realizadas até agora foi baseado na listagem dos bairros mais “problemáticos” apontados pela categoria. Nestas localidades, que a PM prefere não revelar, a orientação é que os policiais abordem todos os veículos.

Representantes de três empresas do segmento estiveram no encontro nesta manhã.
Representantes de três empresas do segmento estiveram no encontro nesta manhã.

Para David, as ações transcorreram dentro da normalidade e não houve excessos por parte dos policiais. “As abordagens até agora mostram a compreensão de taxistas e passageiros, pois o momento é delicado”, diz.

Uma das sugestões debatidas na reunião foi que a corporação adote o mecanismo de comunicação que os taxistas utilizam para se integrarem do sistema.

Segundo Gil Soares, da Assotaxi, haverá ainda uma terceira reunião entre PM e taxistas. Ele considerou positivos os encontros realizados até agora, bem como as abordagens. “Eu mesmo fui abordado duas vezes já, uma delas nas Moreninhas. Os passageiros reagiram tranquilamente”, relata.

Já o presidente da associação, José Carlos Áquila, mostrou otimismo na integração com a Polícia Militar. "Prova disto é que um dia depois da primeira reunião com a PM o assassino do nosso colega foi preso", pontuou, mencionando a prisão de Wesley Oliveira dos Santos, de 18 anos, apontado como autor dos disparos que mataram o taxista Daniel Manoel Dudu no dia 26 de agosto.

“As ocorrências vão diminuir. Os resultados das reuniões têm sido produtivos. Sempre registramos média de 3 a 5 assaltos por dia, mas agora ‘aquietou’”, complementa, voltando a afirmar que os registros eram muito maiores porque grande parte dos taxistas não registravam boletim de ocorrência.

Nos siga no Google Notícias