ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Polícia procura por terceiro envolvido em tortura de criança durante ritual

Natalia Yahn e Luana Rodrigues | 24/02/2016 12:04
Menino foi torturado por tios durante ritual. (Foto: Divulgação)
Menino foi torturado por tios durante ritual. (Foto: Divulgação)

O terceiro envolvido na tortura do menino de 4 anos, durante ritual de magia negra, é procurado pela Polícia Civil. O rapaz de 18 anos, seria primo da criança e já é considerado foragido, conforme o delegado titular da DPCA (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente), Paulo Sérgio Lauretto. Equipes de investigadores estão em diligências para tentar localizar o jovem na área central de Campo Grande e também em endereços apontados pelo casal que já esta preso.

O delegado já esteve em busca de informações sobre o caso na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) Centro, onde foi feito o registro da ocorrência ontem (23). Ele também já falou com a criança, que continua internada na Santa Casa sem previsão de receber alta. “Conversei com o menino e ele relatou o que aconteceu. Como ele está sob o efeito de sedativos, não entrei em detalhes”, explicou.

Lauretto ainda não conseguiu ouvir o casal que esta preso e já confessou o crime. Os dois, que são tios da criança, participaram da audiência de custódia no início da manhã de hoje (24). “Estive na casa, mas não consegui entrar por não ter mandado de busca e estava tudo fechado. Tenho o relato do procedimento registrado pelo plantão da Depac, onde os dois confessam o crime. Agora estamos em diligências na tentativa de encontrar o rapaz. Além disso, deve receber durante a tarde todo o material recolhido com o casal, inclusive o vídeo filmado por eles durante a tortura”, explicou o delegado.

Ainda esta tarde o titular da DPCA vai ouvir as filhas do casal, de 10 e 14 anos – anteriormente a Polícia Civil informou que as meninas tinha 9 e 13 anos. As duas estão em um abrigo e não têm sinais aparentes de violência.
“Também vou ouvir os vizinhos e outros familiares, para obter mais provas e identificar quando a tortura começou. Os dois vão ser indiciados por tortura e abandono de incapaz. Mesmo com esta situação toda não caracteriza tentativa de homicídio”, explicou.

A prisão preventiva do casal deve ser decretada ainda hoje (24), a partir daí a Polícia Civil tem dez dias para concluir o inquérito e o Ministério Público Estadual mais cinco dias para oferecer a denúncia.

Caso – O menino já tinha sido abandonado pelos pais, que são usuários de drogas e vivem nas ruas. Ele foi então encaminhado para a casa da avó, que também desistiu da guarda, então os tios foram designados como responsáveis pela criança.

A conselheira tutelar Cassandra Szuberski contou que o menino vivia em um abrigo, mas foi reintegrado à família. Uma equipe, composta por psicólogo e assistente social, que acompanhava o menino, identificou que havia uma situação grave e convenceu os tios a levá-lo para atendimento.

A vítima, primeiro foi atendia na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Coronel Antonino e depois encaminhada para a Santa Casa. Os tios da criança foram presos pela Polícia Militar e levados à Depac. “A vítima não corre risco de morte, mas está muito machucada”, disse Cassandra.

A criança deu entrada na unidade com o rosto queimado, testículos machucados, unha arrancada, orelha inchada. Segundo a conselheiro, um vídeo que mostra a criança amarrada e sendo torturada foi encontrado no celular de uma das filhas do casal. “O que fizeram com a criança foi tortura. Nunca tinha visto tamanha crueldade. Ontem, tive que tomar remédio para dormir”, lamenta a conselheira.

A mulher de 31 anos que foi presa por torturar o sobrinho relatou à Polícia Civil que as sessões de maus tratos contra o menino aconteciam quando estava “possuída por Exu”.

De acordo com a delegada plantonista da Depac Centro, Priscila Anuda, a mulher disse que o ritual era para trazer prosperidade. As sessões brutais contra a criança aconteciam de três a quatro vezes por semana, nos outros dias o menino ficava amarrado. Os médicos que atenderam o menino acreditam que ele sofria tortura há pelo menos dois meses.

Ainda conforme o relato à delegada, ela disse que o marido, de 46 anos, não gostava da criança, apesar de ser o tio-avô por laço de sangue. Ele também está preso. O menino teve todas as unhas arrancadas, era queimado com bitucas de cigarro e cachaça quente, está com ferimentos no órgãos genitais, orelha inchada e corre risco de ficar cego de um olho.

O casal vai responder por tortura qualificada e abandono de incapaz. A pena é superior a 10 anos de prisão.

Nos siga no Google Notícias