A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

22/08/2011 11:45

Praça Ary Coelho será fechada para obras e ponto de ônibus podem mudar

Marta Ferreira

Empresa responsável prevê que revitalização vai demorar entre 6 e 8 meses

A praça Ary Coelho, a mais antiga de Campo Grande, vai ser fechada por tapumes a partir da próxima semana, para a obra de revitalização, orçada em R$ 2,1 milhões. Em razão das intervenções que serão feitas no local, os pontos de ônibus localizados no entorno da praça devem sofrer alterações.

De acordo com a informação da Agetran (Agência Municipal de Trânsito) devem ocorrer mudanças mínimas, de local de parada dos ônibus, por causa da movimentação de veículos para o transporte do material de construção a ser utilizado nas obras.

Primeiro a empreiteira responsável pela obra vai definir o melhor ponto de descarga e só depois a Agetran fará as alterações necessárias nas paradas de ônibus. Uma das possibilidades é que a entrada e saída de caminhões seja pela rua 15 de Novembro, onde há uma parada de ônibus, que poderá ser deslocada.

A ordem de serviços para a execução da obra foi dada no sábado pelo prefeito Nelson Trad Filho (PMDB), como parte da agenda de comemoração do aniversário de Campo Grande.

Prazo-O contrato firmado com a Loma Engenharia, vencedora da licitação, prevê prazos de 365 dias para a execução dos trabalhos, mas o proprietário da empresa, o engenheiro Enzo Lemos Junior, prevê o término em prazo menor.

Ele acredita que os trabalhos vão durar entre 6 e 8 meses. Lemos explicou que muitas das intervenções envolvem serviços terceirizados, como, por exemplo, o gradil a ser instalado, que virá pronto de uma empresa de fora do Estado, só para ser instalado.

Enzo explicou, também, que serão várias frentes de trabalho simultâneas, e por isso a execução levará menos tempo que o previsto.

Há uma ressalva, apenas, feita pelo engenheiro: o fator tempo. “Vamos ver como é que vai se comportar o tempo, pois podemos pegar uma época de muitas chuvas”.

Bem diferente- O projeto de revitalização da praça prevê mudanças consideráveis, na 16ª intervenção na praça mais antiga de Campo Grande, onde funcionou o primeiro cemitério local e que foi batizada na década de 1960 com o nome do prefeito da cidade assinado em Cuiabá, então capital de Mato Grosso.

Praça vai receber tapumes a partir da semana que vem e pontos podem ter alteração no local de parada dos ônibus. (Foto: João Garrigó)Praça vai receber tapumes a partir da semana que vem e pontos podem ter alteração no local de parada dos ônibus. (Foto: João Garrigó)

O projeto do arquiteto Paulo Hernandes prevê grades ao redor da praça. Com as grades, vai ser adotado horário de abertura ao público. A praça, hoje ponto de venda de drogas e prostituição, vai ser fechada à noite e abrir pela manhã.

Serão cinco entradas nas esquinas do quadrilátero que circunda a praça e ainda uma voltada à avenida Afonso Pena.

O coreto vai voltar. Ficará, segundo o projeto, sobre os banheiros, hoje desativados. Eles também passarão por reforma.

A área tradicionalmente ocupada pelos aposentados para jogar dama e dominó receberá pintura diferenciada no piso. Na esquina da rua 15 de Novembro com a 13 de maio, o projeto prevê academia ao ar livre.

O chafariz, também está sem uso e se transformou, nos últimos anos, em criatório de mosquitos, vai ser revitalizado, e terá sistema de iluminação e sonorização.

O projeto pode ser visto no endereço



PARABENS AO PREFEITO POR ESTA INICIATIVA!! AGORA SIM VAMOS TER UMA PRAÇA A ALTURA DA CIDADE GRADES SIM POIS O POVO AINDA NAO APRENDEU A CONSERVAR O QUE É SEU!! MUITO BOM ESTA IDEIA APOIO TOTAL!!
 
CARLOS DAMASCENO em 22/08/2011 12:43:20
Parabéns para a administração municipal pelo ato de revitalizar esta praça de tão importância para a cidade.
Mas o que chamou mesmo a atenção para a reportagem foi a foto onde a moça está atravessando a Rua 13 de Maio ou a Rua 14 de Julho fora da faixa de pedestre!!!
Quando é que o campograndense vai aprender que para atravessar uma rua é necessário estar na faixa destinada ao pedestre??!!
 
Wellington Sampaio em 22/08/2011 07:24:33
Na realidade esta praça teria que ser rebatizada com o nome de "Serra Pelada", uma vez que cfe.a reportagem, já passa pela 16ª intervenção e poucas transformações feitas, como quando da administração do Sr.Juvêncio, tal praça ficou feichada por aproximadamente um ano e quando foram retirados os tapumes, percebemos que as transformações não passaram de apenas maquiagens. Com relação ao chafariz, penso que o mesmo possa ser substituido por algo mais moderno, uma vez que em nossa cidade as obras após inauguradas não contam com a devida manutenção, vindo a se deteriorarem com a ação do tempo, o que certamente vai acontecer com o novo chafariz da praça quando suas luzes e sonorização prometidos apresentarem defeitos. Sem contar que a água (do chafariz) suja, se tornará novamente um criadouro de mosquitos. Espero que desta vez eu esteja enganado e que possamos ter realmente uma linda praça nesta maravilhosa cidade, com belos parques p/nossas crianças e c/a devida manutenção SR.Prefeito.
 
EMIGDIO DE ALMEIDA MARTINS em 22/08/2011 06:46:47
Parabéns ao nosso Ilustríssimo Prefeito, trabalhando para que a capital Morena fique mais bela ainda. A cada dia que passa só vejo coisas boas acontecendo. Meus sinceros cumprimentos.
 
EDINA C NUNES em 22/08/2011 02:58:55
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions