ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Promotora faz apelo para população voltar a doar ao Hospital do Câncer

Paula Volpe diz que credibilidade do hospital precisa ser resgatada; com doações em queda, funcionamento fica comprometido e os mais prejudicados são pessoas carentes

Carlos Martins e Edivaldo Bitencourt | 27/03/2013 17:20
Promotora de Justiça Paula Volpe: "Quem quiser ajudar, a ajuda será bem-vinda"  (Foto: Vanderlei Aparecido)
Promotora de Justiça Paula Volpe: "Quem quiser ajudar, a ajuda será bem-vinda" (Foto: Vanderlei Aparecido)

A promotora de Justiça Paula Volpe convocou hoje à sociedade para que ajudem o Hospital do Câncer de Campo Grande a resgatar sua credibilidade, arranhada com investigações que apuram irregularidades envolvendo a antiga direção. Nos últimos dias, após as denúncias de desvio de recursos e favorecimento por apenas um grupo, houve debandada de doadores e o número de doações caiu 40%, de R$ 220 mil para R$ 130 mil por mês. Cerca de 650 pessoas e entidades suspenderam as doações, fazendo com que a arrecadação caísse drasticamente.

“Precisamos resgatar a credibilidade do hospital, que atende a pessoas carentes, que muitas vezes não tem nem dinheiro para comer”, disse a promotora.

Paulo Volpe fez este apelo durante reunião com integrantes da Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal, que foram até o prédio do Ministério Público, onde funcionam as Promotorias de Justiça, solicitar documentos para embasar o Legislativo nas investigações.

Por meio de ação na Justiça, a promotora conseguiu o afastamento da antiga direção, comandada pelo médico Adalberto Abrão Siufi, que era um dos sócios da Clínica Neorad, que prestava serviços ao hospital cobrando pelos procedimentos 70% acima da tabela do SUS.

“Quem quiser colaborar, a ajuda será muito bem-vinda. Eu me tornei doadora porque acredito nessa direção, nessa nova diretoria. Estamos com uma gestão que precisa de apoio já que a verba do SUS [Sistema Único de Saúde] não é suficiente para atender toda a demanda. Faça um contato com o hospital, colabore ou com dinheiro, ou com serviço voluntário prestando serviço. A nova direção se comprometeu a fazer uma prestação pública das contas, que será acompanhada pelo MP”, recomendou a promotora Paula Volpe, que está á frente das investigações.

A promotora citou como exemplo o Hospital do Câncer de Barretos, que fornece gratuitamente 8 mil refeições por dia, atende 3 mil pessoas diariamente (das quais 20% são procedentes do Centro-Oeste). Segundo ela, mesmo trabalhando com um déficit mensal, o hospital zera todo mês suas contas graças à credibilidade e seriedade de seus dirigentes, que recebem doações de pessoas famosas.

Fiscais da AGU fazem devassa nas contas do hospital (Vanderlei Aparecido/Arquivo)
Fiscais da AGU fazem devassa nas contas do hospital (Vanderlei Aparecido/Arquivo)

Acelerador Linear - Ações também serão realizadas para que o atendimento possa ser melhorado com a aquisição de mais um acelerador linear, equipamento usado em sessões de radioterapia. Dos dois aparelhos existentes, o único que funcionava era o da empresa Neorad, contratada para prestar serviços ao hospital e que tinha entre seus proprietários o diretor afastado Adalberto Siufi. O outro equipamento, pertencente ao hospital, não funcionava corretamente, o que motivava filas de espera de até 60 dias, prejudicando tratamento contra o câncer de centenas de pacientes.

“No ano passado, o governo federal ofereceu estes equipamentos, mas a direção do hospital não se manifestou, e apenas o interior se interessou, tanto é que aceleradores lineares foram enviados para hospitais de Três Lagoas e Corumbá”, informou nesta quarta-feira, a promotora Paula Volpe, que recebeu integrantes da Comissão Permanente da Saúde, da Câmara Municipal. Segundo a promotora, os senadores Delcídio do Amaral (PT) e Waldemir Moka (PMDB) se reunirão nos próximos dias com o Conselho Curador do Hospital do Câncer para tratar sobre o assunto.

Hoje, a direção do Hospital do Câncer também fez um apelo para retomar as doações. A entidade divulgou uma nota sobre a crise enfrentada pela instituição, que atende 5 mil pessoas por mês em Campo Grande.

 Confira o comunicado na integra:

"
COMUNICADO

A FUNDAÇÃO CARMEN PRUDENTE DE MATO GROSSO DO SUL, mantenedora do Hospital do Câncer Prof. Alfredo Abraão e da Rede Feminina de Combate ao Câncer, neste ato representada por sua Diretoria Provisória, integrada pelos Conselheiros Carlos Alberto Coimbra (diretor-presidente), Jeferson Baggio (diretor-geral) e Sueli Nogueira Telles (diretora-financeira), vem informar a sociedade sul-mato-grossense que está empenhando todos os esforços no sentido de que as irregularidades apontadas pelo Ministério Público Estadual e alvo de investigação pela Polícia Federal e Controladoria Geral da União sejam prontamente resolvidas, colaborando ativamente na apuração dos atos considerados ilegais, a fim de que aqueles que os praticaram sejam exemplarmente responsabilizados. Os membros integrantes do Conselho Curador da Fundação, bem assim todos aqueles que dedicam seu trabalho em prol do funcionamento do Hospital reafirmam seu compromisso com a transparência e independência, estabelecendo como prioridade a continuidade do atendimento e tratamento de seus pacientes. E é em nome desses cinco mil pacientes mensalmente atendidos que a Fundação neste momento roga à sociedade em geral e aos seus colaboradores em especial que continuem acreditando na nossa causa. “Tudo o que é necessário para o triunfo do mal, é que os homens de bem nada façam” (Edmond Burke)."

Nos siga no Google Notícias