ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Reajuste da tarifa do ônibus só será definido em dezembro, diz Agereg

Presidente da Agência de Regulação disse que, primeiro, Consórcio Guaicurus precisa definir aumento salarial dos motoristas

Mayara Bueno | 06/10/2017 16:02
Ônibus da linha Moreninhas na avenida Afonso Pena, em Campo Grande. (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo).
Ônibus da linha Moreninhas na avenida Afonso Pena, em Campo Grande. (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo).

O reajuste do transporte coletivo só será definido a partir de dezembro de 2017, disse o diretor-presidente da Agereg (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos), Vinícius Leite Campos, nesta sexta-feira, dia 6.

Hoje, a tarifa custa R$ 3,55 e é certo que ainda vai aumentar, pois, conforme o dirigente, o reajuste é cláusula prevista no contrato com o Consórcio Guaicurus, concessionária que presta o serviço em Campo Grande.

No entanto, Vinícius explica que antes de fazer o cálculo, o município precisa aguardar a negociação salarial dos motoristas do transporte, prevista para novembro. "Um dos índices que mais impactam na composição da tarifa é o salário deles".

"Eles têm direito ao reajuste anual. De quanto vai ser não tem como estimar porque seria só especulação", completou.

Esta semana, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) disse que o trabalho será no sentido de o aumento não passar dos 10%, como aconteceu em 2016.

Do total do passe, a remuneração dos trabalhadores é responsável por 50% do cálculo e o restante é a soma do preço médio da gasolina, calculada pela ANP (Agência Nacional de Petróleo), além de índices sobre peças do veículo, IPK (Índice de Passageiros por Passageiro) e ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza).

A empresa é isenta deste último imposto até outubro. Caberá à prefeitura decidir se mantém a isenção ou se volta a cobrar. Se isso acontecer, o Consórcio pode aplicar o gasto na passagem.

Nos siga no Google Notícias