ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Rua fica 6 meses em obras e solução só sai após protesto no Facebook

Aliny Mary Dias | 06/08/2013 15:50
Rua está interditada há 6 meses e não há previsão para liberação (Foto: Simão Nogueira)
Rua está interditada há 6 meses e não há previsão para liberação (Foto: Simão Nogueira)

O trecho de 100 metros da Rua Herberto Moses, no Jardim Paulista de Campo Grande, está há 6 meses em obras e é motivo de reclamações e protestos dos moradores. Revoltado com o descaso e os problemas gerados pela demora, o comerciante Geonildo Ramires, 48 anos, cansou de esperar pelo poder público e usou o Facebook como meio de protesto.

Com objetivo de trocar a tubulação da via, operários começaram a trabalhar na rua em fevereiro. Ramires explica que no início os moradores comemoraram a ação porque iria evitar problemas com acúmulo de água.

“Entendemos que era uma obra necessária para ajudar no escoamento da água e evitar danos maiores com as chuvas”, conta.

Para começar os trabalhos, os operários da empresa Pactual, terceirizada da Prefeitura, fizeram escavações e retiraram o asfalto da rua. O trecho entre a Rua Flávio de Matos e a Planalto ficou três meses na terra e deu início à indignação dos moradores.

“Ficamos três meses totalmente na terra, vários vizinhos tiveram problemas respiratórios. E, para piorar a situação, eles jogavam água no fim do dia e a rua se transformava em um lamaçal”, explica o comerciante.

Em busca de respostas, alguns moradores procuraram os operários e os responsáveis pela obra para saber sobre o atraso dos trabalhos. Na última sexta-feira (2), uma camada de piche foi colocada na rua e os moradores acreditavam ser o fim do problema.

Parte de várias calçadas foi quebrada durante os trabalhos (Foto: Simão Nogueira)
Parte de várias calçadas foi quebrada durante os trabalhos (Foto: Simão Nogueira)
Calçadas e quintais de casas estão sujos com piche (Foto: Simão Nogueira)
Calçadas e quintais de casas estão sujos com piche (Foto: Simão Nogueira)

Ramires explica que procurou o mestre de obras na sexta e ele garantiu que o trabalho seria concluído no sábado. No entanto, a manhã de sábado foi de surpresa para os moradores. “Quando a gente acordou a rua estava cheia de buracos, ficamos sem saber o que tinha acontecido”, diz.

Mais uma vez procurado pelos moradores, o mestre de obras afirmou que o trabalho seria suspenso a partir de segunda-feira (5) pela falta de pagamento da Prefeitura. Revoltado com o descaso, Ramires decidiu fazer uma montagem de fotos e publicar no Facebook para chamar atenção do poder público.

“Depois que eu postei a foto e várias pessoas compartilharam, um funcionário da secretaria de obras esteve aqui ontem à tarde e me disse que os buracos foram feitos para avaliar a qualidade do serviço que foi reprovado, por isso eles suspenderam o pagamento”, conta o comerciante.

A reportagem do Campo Grande News esteve na rua na manhã desta terça-feira (6) e funcionários da empresa estão no local, mas nenhum trabalho está sendo feito na rua.

Para a pedagoga Márcia Regina, de 35 anos, a demora na obra é grande porque várias ruas estão sendo arrumadas no bairro. “É complicado, estamos há seis meses com essa rua assim. Acho que está sendo demorado porque vários pontos da rua estão passando por obras”, explica.

Imagem feita por morador foi compartilhada por vizinhos (Foto: Reprodução/Facebook)
Imagem feita por morador foi compartilhada por vizinhos (Foto: Reprodução/Facebook)

Problemas – Além das doenças respiratórias, e idas constantes ao médico, os moradores reclamam dos gastos que aumentaram no período. “Eu estou gastando o triplo para lavar meus carros e o meu quintal, o gasto com água aumentou muito”, desabafa o comerciante.

Outra situação identificada nas casas que ficam nos 100 metros em obras é a danificação das calçadas. Muitas foram quebradas pelas retro escavadeiras e com a demora de limpeza, os moradores avaliam que os gastos para retirar o piche das calçadas serão grandes.

Nos siga no Google Notícias