ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, SEXTA  23    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Santa Casa bloqueia atendimento no pronto-socorro adulto e infantil

Segundo hospital, somente serão aceitos pacientes de emergência, após avaliação da regulação interna e Samu

Por Silvia Frias | 23/05/2025 12:01
Santa Casa bloqueia atendimento no pronto-socorro adulto e infantil
Lotação no pronto-socorro adulto na Santa Casa (Foto/Divulgação)

A Santa Casa de Campo Grande comunicou que bloqueou a entrada de pacientes no pronto-socorro adulto e infantil. O diretor-técnico da instituição, William Leite, diz que o hospital está na limitação física, sendo “impossível manter atendimento em condições mínimas”.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Santa Casa de Campo Grande bloqueia entrada em pronto-socorro adulto e infantil por superlotação. Hospital opera além da capacidade, com pacientes em áreas vermelhas e pronto-socorro infantil com mais pacientes que leitos disponíveis. A instituição alega trabalhar acima da capacidade contratada pelo município e só atenderá emergências avaliadas pelo Núcleo Interno de Regulação e pelo SAMU. Em maio, o hospital já havia bloqueado o pronto-socorro por falta de insumos e, em audiência na Câmara Municipal, relatou déficit mensal de R$ 13 milhões. Diretoria afirma que as condições atuais não garantem atendimento seguro.

No dia 10 de maio, a Santa Casa já havia recorrido ao bloqueio no pronto-socorro adulto, naquele período, por falta de insumos no cento cirúrgico, o que impedia a realização dos procedimentos. No dia 20 de maio, foi a vez do PS infantil, onde foi realizada restrição nos atendimentos.

Hoje, segundo comunicado enviado pela Santa Casa, a medida é de bloqueio, pois o hospital trabalha além da capacidade. Há 20 pacientes na área vermelha adulta, sendo que a área é equipada com apenas 6 leitos. No pronto-socorro infantil, há 3 leitos disponíveis, mas há 6 pacientes internados, sendo que 5 pacientes estão conectados a respiradores, necessitando de balas de oxigênio (cilindro).

Santa Casa bloqueia atendimento no pronto-socorro adulto e infantil
Pronto-socorro infantil está lotado, segundo hospital (Foto/Divulgação)

“Estamos trabalhando acima da capacidade contratada pelo Município”, diz William Leite. Por conta do quadro crítico, a entrada de pacientes somente será permitida apenas em casos de emergência, que serão avaliados pelo Núcleo Interno de Regulação e ao Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), para definir quais atendimentos ainda poderão ser realizados.

“Apesar desse esforço conjunto, reforçamos que, infelizmente, as condições atuais não garantem um atendimento seguro e adequado”, disse o diretor-técnico.

No dia 14 de maio, a crise na Santa Casa foi tema de audiência na Câmara Municipal de Campo Grande. Naquele período, a informação é que a instituição com 700 leitos disponíveis sofria com déficit de R$ 13 milhões mensais.

Santa Casa bloqueia atendimento no pronto-socorro adulto e infantil
Diretor diz que não há como garantir atendimento seguro e adequado (Foto/Divulgação)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias