ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Santa Casa rompe contrato com todos os 21 médicos da equipe de cirurgia

As negociações entre o Hospital e os médicos cirurgiões tiveram início em abril; o contrato foi encerrado nesta sexta-feira

Fernanda Palheta | 04/05/2019 16:33
Segundo a Santa Casa a equipe que teve o contrato encerrado já foi substituída neste sábado (Foto: Arquivo)
Segundo a Santa Casa a equipe que teve o contrato encerrado já foi substituída neste sábado (Foto: Arquivo)

Após um mês de negociação e sem chegar a um acordo, a Santa Casa de Campo Grande rompeu, nesta sexta-feira (3), o contrato de 21 médicos que compunham a equipe de cirurgia geral da instituição. Os profissionais já foram substituídos neste sábado (4).

A equipe médica, em carta de esclarecimento, explicou que as negociações com a Santa Casa começaram no dia 2 de abril deste ano, quando foi protocolado o documento que informava a intenção de encerrar as atividades em 30 dias, caso os salários atrasados não fossem regularizados. Os médicos, autônomos, também pleiteavam o "reconhecimento vínculo empregatício".

Ainda segunda o carta, durante uma reunião com o gerente médico e membros da diretoria do hospital no dia 25 de abril, a santa Casa "deixou claro que a contratação em regime CLT [Consolidação das Leis do Trabalho] era inviável e inegociável". A contra proposta apresentada pela equipe solicitava novas reivindicações como o aumento das horas trabalhadas para "compensar a falta de direitos trabalhistas de um contrato 'não-CLT'".

No fim do mês, conforme a carta, a Instituição se posicionou negando as solicitações da equipe. Próximo ao fim do primeiro prazo estipulado, os médicos que compõe a equipe de cirurgia geral decidiu prorrogar as negociações por mais 15 dias, porém a Santa Casa decidiu interromper as tratativas e encerrar o contrato.

Santa Casa

Em resposta a carta de esclarecimento da equipe médica, a Santa Casa se posicionou informando que não houve demissões justificando que os profissionais que compunham a equipe eram “autônomos”. 

A instituição ainda afirmou que a decisão de encerrar o contrato não foi da Santa Casa, mas sim da própria equipe de cirurgia geral. Segundo a instituição, o primeiro documento apresentado a Santa Casa, no dia 3 de abril, informava que “que em 30 dias, a contar dessa data deste documento, as atividades do serviço geral serão encerradas”.

Questionado sobre o pedido de contratação CLT, a instituição apontou que a solicitação é inviável.

O Hospital ainda afirmou que após a reunião no dia 25 as solicitações enviadas pela equipe eram “impensáveis”. Segundo a assessoria da Instituição apontou que entre as reivindicações estava o aumento de 87% do valor da hora trabalhada que passaria de R$ 100,00 para R$ 187,00. “O Hospital afirmou que infelizmente não poderia fazer isso, porque ficamos sem opção”.

A Santa Casa ainda apontou que o encerramento do contrato não interferiu no atendimento da população, já que a equipe já foi substituída.

Nos siga no Google Notícias