ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Secretário diz que situação da dengue é grave e já há plano de combate

Ivandro Fonseca afirma que faltou “implementação de medidas preventivas” em 2012

Nadyenka Castro e Luciana Brazil | 03/01/2013 12:39
Ivandro Fonseca, secretário municipal de saúde. (Foto: Luciano Muta)
Ivandro Fonseca, secretário municipal de saúde. (Foto: Luciano Muta)

O secretário Municipal de Saúde, Ivandro Fonseca, afirmou nesta quinta-feira que a situação da dengue em Campo Grande é “grave” e que já está traçado um plano emergencial de combate à doença.

Na avaliação do secretário, a situação é crítica devido à “falta de implementação de medidas preventivas em 2012”. Segundo ele, o número de casos ano passado “aumentou 22% em relação a 2011”.

Por conta dos números, foi traçado plano estratégico de combate à dengue. De acordo com Ivandro, em reunião nesta quinta-feira o prefeito Alcides Bernal (PP) pediu a todos os secretários envolvimento na ação.

Gilmar Olarte (PP), vice-prefeito, explicou que os mutirões de saúde são prioridades e que “a mobilização do poder municipal será muito forte”. “Ações preventivas serão tomadas”, declarou.

Conforme Ivandro, o plano estratégico será detalhado por Bernal em entrevista coletiva à tarde.

Números- Mato Grosso do Sul registrou 15.659 casos de dengue em 2012, segundo levantamento preliminar divulgado nessa quarta-feira pela Secretaria Estadual de Saúde.

Conforme o relatório do Sinam (Sistema de Informações de Agravo e Notificações), no ano passado foram 800 casos a menos que em 2011, quando 16.459 pessoas apresentaram os primeiros sintomas da doença.

Campo Grande teve o maior registro da dengue entre os municípios: 6.813 doentes. Três Lagoas ficou em segundo no ranking estadual, com 2.131 notificações e Corumbá em terceiro com 1.812 casos notificados.

O levantamento do Sinam é feito com base nos dados do Ministério da Saúde e o balanço definitivo será divulgado na próxima semana.

Nos siga no Google Notícias