ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Semana da conciliação da associação comercial resolve até briga de vizinhos

Aliny Mary Dias | 01/07/2013 09:49
Roberto Oshiro explica que 88% das audiências resultam em conciliação (Foto: Marcos Ermínio)
Roberto Oshiro explica que 88% das audiências resultam em conciliação (Foto: Marcos Ermínio)

Começou na manhã desta segunda-feira (1º) a terceira semana da conciliação ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande). A maior parte das conciliações envolve débitos com lojas, mas assuntos familiares, como briga entre vizinhos, por exemplo, também podem ser resolvidos nas audiências.

Para o evento deste ano, já foram agendadas 1,6 mil audiências que serão realizadas até o próximo sábado (6). O presidente da Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem de Campo Grande, Roberto Oshiro, explica que nesta segunda-feira estão sendo feitas audiências de empresas que enviaram listas com nomes de clientes devedores.

“As empresas nos enviaram listas com os clientes que devem e nós enviamos cartas para marcar as audiências. Também temos as pessoas que nos procuram para resolver dívidas”, afirma Oshiro.

O comerciário Oswaldo Barbário, de 56 anos, faz parte da grande parte dos atendimentos. Ele possui uma dívida de R$ 2,9 mil contraída há 4 anos com uma empresa de joias. Apesar de já ter conversado com a loja outras vezes, ele acredita que dessa vez o problema será resolvido.

“Eu recebi uma cartinha me convidando para vir para a audiência. Meu nome está no Serasa há 4 anos e eu quero resolver essa situação. Espero que eles parcelem e abaixem a dívida”, afirma o cliente.

O presidente explica ainda que 88% das audiências terminam com conciliação e evitam que as partes entrem com processo na Justiça e gastem com as ações. “Nosso objetivo é acabar com o desgaste para a comunidade. Queremos contribuir para diminuir os processos judiciais e aumentar a satisfação entre as empresas e os clientes”, explica Oshiro.

As audiências duram de 20 a 30 minutos e os conciliadores têm o papel de intermediar as conversas e fazer com que as partes entrem em um consenso. “É um trabalho de muita conversa, a maioria das empresas já vêm com a proposta de diminuir a dívida e parcelar, isso facilita o pagamento para os clientes”, afirma a conciliadora Andréa Afif Elonais.

Família – Um dos objetivos da 3ª Semana da Conciliação realizada este ano é mostrar para a população que apesar de promovida pela Associação Comercial, as audiências também são destinadas para conflitos familiares.

Brigas entre vizinhos, importunação, e discussões sobre problemas familiares podem ser resolvidas nas audiências. “Nós queremos que a população saiba que a conciliação é para todos os fins, a procura é baixa, mas ano passado resolvemos até briga entre vizinhos”, explica Oshiro.

Quem quiser resolver alguma pendência pode procurar a associação comercial localizada na Rua 15 de Novembro, 390 no Centro da Capital. É necessário apresentar os documentos pessoais e um comprovante de residência. As audiências podem ser marcadas para essa semana ou para a data que for definida entre as partes.

Nos siga no Google Notícias