A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

03/07/2011 16:57

Semana do Empreendedor Individual encerra com mais de 4 mil participações

Paula Maciulevicius

Sebrae recebeu só na semana do evento 825 ligações sobre o empreendedor individual

A Semana do Empreendedor Individual encerrou com mais de quatro mil atendimentos na Capital. Ao todo, foram realizados pelo Sebrae e entidades parceiras 4.306 atendimentos, durante os cinco dias de ação na Praça Ari Coelho, que ofereceu orientações gratuitas sobre empreendedorismo.

Segundo a gerente de atendimento individual do Sebrae, Leandra Oliveira, este número representa o dobro de participação em relação ao mesmo evento promovido pela entidade no ano passado.

“Quando a modalidade abriu para Mato Grosso do Sul e todo o País, em fevereiro de 2010, os profissionais autônomos, que seriam os beneficiados, ficaram receosos se esta formalização seria interessante para eles”, observa Leandra.

Para a gerente, hoje, após mais de um ano de registros no Estado, a percepção é que o sul-mato-grossense está mais confiante em transformar a atividade autônoma em negócio formal.

“Caiu o nível de descrença nas vantagens da figura jurídica e há muito mais segurança, pois boa parte dos que foram atendidos relataram que conhecem alguém que é empreendedor individual e está bem no mercado”, relata.

Outro diferencial desta edição foi a mudança de comportamento do empreendedor, que exigiu atendimentos individuais, com cerca de 20 minutos de duração. Na Central de Atendimento ao Cliente, foram recebidas 825 ligações sobre o empreendedor individual, cerca de 80% das chamadas telefônicas atendidas pela entidade eram de pessoas interessadas em esclarecer dúvidas sobre formalização.

A Semana do Empreendedor Individual foi realizada pelo Sebrae em Campo Grande, Bonito, Três Lagoas e Camapuã e contou com a parceria de várias entidades envolvidas na abertura de empresas, que também prestaram atendimento à população, como prefeituras municipais, Inss, Sescon, Jucems, Receita Federal, Agenfa, Amems, Senac, Bombeiros e as instituições financeiras: Caixa Econômica, Banco do Brasil, HSBC, Sicredi, Credigente e Banco da Gente.

Empreendedor Individual - O Empreendedor Individual é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza pela Lei Complementar nº 128. Para ser um empreendedor individual, é necessário faturar no máximo até R$ 36.000,00 por ano, não ter participação em outra empresa como sócio ou titular e ter um empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria.

Entre as vantagens oferecidas por essa lei está o registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), o que facilita a abertura de conta bancária, o pedido de empréstimos e a emissão de notas fiscais.

Além disso, o Empreendedor Individual é enquadrado no Simples Nacional e fica isento dos tributos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL).

Semana do Empreendedor começou hoje e segue até dia 1º na Ary Coelho
Está aberta a partir de hoje e vai até o dia a 1º de julho, na Praça Ary Coelho, a 2ª edição da Semana do Empreendedor.No local, as pessoas têm atend...
Semana do Empreendedor Individual começa amanhã na Praça Ari Coelho
O evento é uma realização do Sebrae e conta com apoio da PrefeituraComeça amanhã (27) e vai até o dia a 1º de julho, na Praça Ary Coelho, a 2ª ediçã...
Semana do Empreendedor Individual começa segunda-feira na Praça Ari Coelho
Segunda edição do evento, semana acontece do dia 27 até 1º de julhoCom a ideia de promover a formalização de micro e pequenos empreendimentos, acont...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions