ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Semana do Empreendedor Individual encerra com mais de 4 mil participações

Paula Maciulevicius | 03/07/2011 16:57

Sebrae recebeu só na semana do evento 825 ligações sobre o empreendedor individual

A Semana do Empreendedor Individual encerrou com mais de quatro mil atendimentos na Capital. Ao todo, foram realizados pelo Sebrae e entidades parceiras 4.306 atendimentos, durante os cinco dias de ação na Praça Ari Coelho, que ofereceu orientações gratuitas sobre empreendedorismo.

Segundo a gerente de atendimento individual do Sebrae, Leandra Oliveira, este número representa o dobro de participação em relação ao mesmo evento promovido pela entidade no ano passado.

“Quando a modalidade abriu para Mato Grosso do Sul e todo o País, em fevereiro de 2010, os profissionais autônomos, que seriam os beneficiados, ficaram receosos se esta formalização seria interessante para eles”, observa Leandra.

Para a gerente, hoje, após mais de um ano de registros no Estado, a percepção é que o sul-mato-grossense está mais confiante em transformar a atividade autônoma em negócio formal.

“Caiu o nível de descrença nas vantagens da figura jurídica e há muito mais segurança, pois boa parte dos que foram atendidos relataram que conhecem alguém que é empreendedor individual e está bem no mercado”, relata.

Outro diferencial desta edição foi a mudança de comportamento do empreendedor, que exigiu atendimentos individuais, com cerca de 20 minutos de duração. Na Central de Atendimento ao Cliente, foram recebidas 825 ligações sobre o empreendedor individual, cerca de 80% das chamadas telefônicas atendidas pela entidade eram de pessoas interessadas em esclarecer dúvidas sobre formalização.

A Semana do Empreendedor Individual foi realizada pelo Sebrae em Campo Grande, Bonito, Três Lagoas e Camapuã e contou com a parceria de várias entidades envolvidas na abertura de empresas, que também prestaram atendimento à população, como prefeituras municipais, Inss, Sescon, Jucems, Receita Federal, Agenfa, Amems, Senac, Bombeiros e as instituições financeiras: Caixa Econômica, Banco do Brasil, HSBC, Sicredi, Credigente e Banco da Gente.

Empreendedor Individual - O Empreendedor Individual é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza pela Lei Complementar nº 128. Para ser um empreendedor individual, é necessário faturar no máximo até R$ 36.000,00 por ano, não ter participação em outra empresa como sócio ou titular e ter um empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria.

Entre as vantagens oferecidas por essa lei está o registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), o que facilita a abertura de conta bancária, o pedido de empréstimos e a emissão de notas fiscais.

Além disso, o Empreendedor Individual é enquadrado no Simples Nacional e fica isento dos tributos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL).

Nos siga no Google Notícias