ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Só união da segurança vai estancar sangria na fronteira, diz general

Comandante militar do Oeste falou sobre o assunto com a imprensa e autoridades durante desfile

Anahi Zurutuza e Leonardo Rocha | 07/09/2016 14:47
General Paulo Humberto de Oliveira (esquerda) e o governador Reinaldo Azambuja durante o desfile de 7 de Setembro na Capital (Foto: Marcos Ermínio)
General Paulo Humberto de Oliveira (esquerda) e o governador Reinaldo Azambuja durante o desfile de 7 de Setembro na Capital (Foto: Marcos Ermínio)

Com a fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai em guerra, o Exército Brasileiro tem papel importante na mediação entre órgãos de segurança que precisam trabalhar integrados no combate ao crime organizado. A afirmação é do comandante militar do Oeste, general Paulo Humberto Cesar de Oliveira, que aproveitou o palanque do desfile de 7 de Setembro cheio de autoridades para falar sobre o assunto.

“É um problema de todos, então tem de haver uma integração de todos os órgãos. Estamos cada vez mais avançados nisso e estes grandes eventos que o Brasil tem sediado tem servido para deixar este legado”, afirmou o general, sobre o fato da Copa do Mundo e das Olimpíadas terem colocado o trabalho das polícias brasileiras e da Forças Armadas a prova.

O comandante revelou ainda que o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) esteve em Brasília (DF) para encontro com o ministro da Defesa, Raul Jungmann, e com o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, para tratar sobre a segurança da fronteira de Mato Grosso do Sul.

“Estavam tratando exatamente desta integração. E o que o Exército pode fazer, e tem feito, é dar condições, prestar o apoio para que todos os órgãos federais, Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, possam ter cada vez melhores condições para atuar na fronteira”, comentou Oliveira.

O general lembrou que o Sisfron (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras), programa criado pelo Exército em, 2008 e que está em implantação em toda a faixa fronteiriça, é a principal estratégia de coordenar ações de defesa do território nacional e combate a criminalidade.

Violência - A onda de violência na fronteira entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero deixou a população da região em pânico em junho, quando o empresário e traficante Jorge Rafaat Toumani foi executado após cair em uma emboscada próximo ao mercado municipal, no centro da cidade paraguaia.

Armamento de guerra foi usado para furar a blindagem do carro de Rafaat, temido e chamado na região como “o rei de fronteira”.

O empresário condenado em 2014 por tráfico pelo juiz federal Odilon de Oliveira.

Nos siga no Google Notícias