ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

TCE aprova inspeção na Santa Casa sobre recursos e superlotação

Levantamento sobre cinco pontos será feito pelo Ministério Público de Contas

Aline dos Santos | 10/08/2017 13:10
MP de Contas vai verificar capacidade de atendimento no Pronto-Socorro de hospital. (Foto: André Bittar)
MP de Contas vai verificar capacidade de atendimento no Pronto-Socorro de hospital. (Foto: André Bittar)

No epicentro de problemas como salário em atraso, restrição de atendimento e superlotação sob suspeita, a Santa Casa de Campo Grande vai passar por inspeção do Ministério Público de Contas. Ontem (dia 9), o TCE (Tribunal de Contas) aprovou o pedido de averiguação prévia.

A vistoria vai verificar a capacidade instalada e operacional do Pronto-Socorro do hospital; a percentagem de ocupação diária no período de 15 de julho até a data da inspeção (que ainda não foi divulgada); o total e a pontualidade dos repasses efetuados a partir de primeiro de janeiro de 2017 pela prefeitura à ABCG (Associação Beneficente de Campo Grande), que administra a Santa Casa; o funcionamento do sistema de regulação de vagas; e o atual estágio do procedimento administrativo para a celebração de um novo Termo de Fomento.

Conforme o pedido do procurador-geral João Antônio de Oliveira Martins Junior, os dados de atendimentos são para esclarecer a superlotação, apontada pelo hospital como motivo de restrição a pacientes e refutada pelo município. No quesito regulação, a inspeção quer saber se há controle dos resgastes feito pelo Corpo de Bombeiros, que não estaria interligado com o Ciops (Centro Integrado de Operações de Segurança).

Na semana passada, uma faixa informando superlotação e falta de vagas foi colocada no portão em frente ao hospital. O portão foi instalado em maio deste ano, para que somente pacientes regulados ou casos urgentes fossem atendidos. Com a estratégia para que o Pronto-Socorro deixasse de ser um “postão”, o nome do serviço foi alterado para “Urgência e Emergência”.

A restrição no atendimento rendeu polêmica. No sábado, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) divulgou vídeo com apelo para a Santa Casa. Na noite do dia 4, equipe de bombeiros forçou a abertura do portão e prendeu dois funcionários por desobediência.

Greve – A enfermagem da Santa Casa entrou hoje no terceiro dia de greve. Eles cobram o pagamento do salário de julho e mantém escala com apenas 30% dos profissionais. Na Justiça, o MPT (Ministério Público do Trabalho) pede bloqueio de verbas do hospital, que é o maior do Estado. 

TCE aprovou averiguação prévia na sessão de ontem. (Foto: Divulgação/TCE)
TCE aprovou averiguação prévia na sessão de ontem. (Foto: Divulgação/TCE)
Nos siga no Google Notícias