ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Temporal deixou clientes sem energia por até 20 horas na Capital

Paula Maciulevicius | 17/10/2012 09:43
A Enersul informou que foram colocadas 40 equipes para fazer o restabelecimento de 5,6 mil clientes afetados. (Foto: Rodrigo Pazinato)
A Enersul informou que foram colocadas 40 equipes para fazer o restabelecimento de 5,6 mil clientes afetados. (Foto: Rodrigo Pazinato)

Os transtornos que começaram ainda na madrugada de ontem com a chuva e a ventania intensa só foram terminar para alguns campo-grandenses à noite. Sem luz desde as 2h30 da manhã, teve região que só viu as lâmpadas acenderem 9 horas da noite, no total foram quase 20h sem energia.

A Enersul informou que foram colocadas 40 equipes para fazer o restabelecimento de 5,6 mil clientes afetados. E que pela demanda ter sido pulverizada em determinados pontos, a demora é justificada por ter sido um trabalho de porta em porta.

A assessoria de imprensa do órgão comparou o caso com a situação do curto circuito no transformador de uma subestação de energia, ocorrido no último dia 21 e que deixou 35 mil clientes sem luz.

“Aquela vez foi num circuito só e resolveu rápido. Agora foi espalhado, de forma pulverizada e os atendimentos foram por ordem de informação”, disse o assessor de imprensa, Henrique Xavier.

A prioridade para restabelecer o fornecimento foi em escolas, supermercados, postos de saúde e delegacias de Polícia. No entanto, o 6º Distrito Policial, por exemplo, viu a eletricidade voltar às 20h. A delegacia permaneceu aberta, mas não havia como atender à população.

Foram 13 bairros atingidos: Vila Popular, Parque dos Poderes, Mata do Jacinto, Vila Albuquerque, Jardim Paulista, Jardim Alves Pereira, Vila Carlota, bairro Pioneiros, Universitário, Moreninha, Vila Piratininga, Santo Amaro e Jardim Centenário. E a principal causa, apontada pela Enersul foram quedas de árvores e objetos arremessados pela força do vento, contra os transformadores de energia.

Durante todo o dia de ontem foram mais de 10 mil ligações para o serviço de atendimento ao cliente da concessionária, muitas delas realizadas da mesma casa ou comércio. Segundo levantamento da Enersul, a terça-feira fechou com o proporcional de atendimentos realizados durante uma semana, mais de 700 ordens de serviço.

A comerciante Ana Lúcia Candeias Gaigher, 43 anos, viu a movimentação da mercearia que mantém na Vila Popular cair. No comércio, que funciona junto da casa, a luz voltou depois do meio-dia. Além de ela ter de ficar usando apenas a luz do dia, o prejuízo maior ainda nem foi contabilizado, a queima do freezer.

“Queimou meu freezer e eu uso bastante para o trabalho. Ele não era novo, mas tínhamos acabado de reformar”, comenta. Refrigerante e demais bebidas, ela não viu saída durante a manhã. “Ninguém quer levar pra casa quente né?”, argumentou.

O prejuízo de dona Ana Lúcia pode ser ressarcido. A concessionária de energia informa que para isso o consumidor precisa preencher o formulário de ressarcimento na página institucional da Enersul “Serviços Online Ressarcimento” e aguardar o retorno da empresa.

Se quem teve o prejuízo não tiver acesso a internet, pode também ligar na Central de Atendimento ao Cliente, pelo 0800-722-7272. É importante ressaltar que a solicitação pode ser feita apenas pelo titular da conta de energia e que o cliente não deve mandar o equipamento para o conserto antes pedir o ressarcimento da distribuidora.

Nos siga no Google Notícias