A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

17/10/2012 09:43

Temporal deixou clientes sem energia por até 20 horas na Capital

Paula Maciulevicius
A Enersul informou que foram colocadas 40 equipes para fazer o restabelecimento de 5,6 mil clientes afetados. (Foto: Rodrigo Pazinato) A Enersul informou que foram colocadas 40 equipes para fazer o restabelecimento de 5,6 mil clientes afetados. (Foto: Rodrigo Pazinato)

Os transtornos que começaram ainda na madrugada de ontem com a chuva e a ventania intensa só foram terminar para alguns campo-grandenses à noite. Sem luz desde as 2h30 da manhã, teve região que só viu as lâmpadas acenderem 9 horas da noite, no total foram quase 20h sem energia.

A Enersul informou que foram colocadas 40 equipes para fazer o restabelecimento de 5,6 mil clientes afetados. E que pela demanda ter sido pulverizada em determinados pontos, a demora é justificada por ter sido um trabalho de porta em porta.

A assessoria de imprensa do órgão comparou o caso com a situação do curto circuito no transformador de uma subestação de energia, ocorrido no último dia 21 e que deixou 35 mil clientes sem luz.

“Aquela vez foi num circuito só e resolveu rápido. Agora foi espalhado, de forma pulverizada e os atendimentos foram por ordem de informação”, disse o assessor de imprensa, Henrique Xavier.

A prioridade para restabelecer o fornecimento foi em escolas, supermercados, postos de saúde e delegacias de Polícia. No entanto, o 6º Distrito Policial, por exemplo, viu a eletricidade voltar às 20h. A delegacia permaneceu aberta, mas não havia como atender à população.

Foram 13 bairros atingidos: Vila Popular, Parque dos Poderes, Mata do Jacinto, Vila Albuquerque, Jardim Paulista, Jardim Alves Pereira, Vila Carlota, bairro Pioneiros, Universitário, Moreninha, Vila Piratininga, Santo Amaro e Jardim Centenário. E a principal causa, apontada pela Enersul foram quedas de árvores e objetos arremessados pela força do vento, contra os transformadores de energia.

Durante todo o dia de ontem foram mais de 10 mil ligações para o serviço de atendimento ao cliente da concessionária, muitas delas realizadas da mesma casa ou comércio. Segundo levantamento da Enersul, a terça-feira fechou com o proporcional de atendimentos realizados durante uma semana, mais de 700 ordens de serviço.

A comerciante Ana Lúcia Candeias Gaigher, 43 anos, viu a movimentação da mercearia que mantém na Vila Popular cair. No comércio, que funciona junto da casa, a luz voltou depois do meio-dia. Além de ela ter de ficar usando apenas a luz do dia, o prejuízo maior ainda nem foi contabilizado, a queima do freezer.

“Queimou meu freezer e eu uso bastante para o trabalho. Ele não era novo, mas tínhamos acabado de reformar”, comenta. Refrigerante e demais bebidas, ela não viu saída durante a manhã. “Ninguém quer levar pra casa quente né?”, argumentou.

O prejuízo de dona Ana Lúcia pode ser ressarcido. A concessionária de energia informa que para isso o consumidor precisa preencher o formulário de ressarcimento na página institucional da Enersul “Serviços Online Ressarcimento” e aguardar o retorno da empresa.

Se quem teve o prejuízo não tiver acesso a internet, pode também ligar na Central de Atendimento ao Cliente, pelo 0800-722-7272. É importante ressaltar que a solicitação pode ser feita apenas pelo titular da conta de energia e que o cliente não deve mandar o equipamento para o conserto antes pedir o ressarcimento da distribuidora.



eu fico impressionada com a falta de humanidade das pessoas...isso não acontece todos os dias...temos que ter paciencia...eu estava acordada como a maioria de nós e vimos o temporal que deu...que raramente ocorre...jah sabia que iria ficar sem energia e fiquei tambem durante horas..mais nem por isso o meu mundo parou... então minha gente vamos rever nossos conceitos nem tudo está sob controle o tempo todo... Parabéns a Enersul pelo o esforço em tentar atender todos os protocolos atendidos...afinal o temporal nao foi somente em cima de uma casa.
 
mara dos santos em 17/10/2012 18:50:39
No Bairro Monte Castelo também estamos sem energia desde o dia 16.10 as 02:30hs, ja fizemos varios protocolos na enersul e até agora nada, os estragos na geladeira estão sendo grande quero saber quem vai pagar o prejuízo.
 
Passini Catharinelli em 17/10/2012 11:18:46
Aqui na Vila Nascer voltou só hoje cedo as 08:30, mais de 24h sem luz!
No bairro tinhas quadras com luz e outras não.
 
Kamila Almeida em 17/10/2012 11:11:49
restabelecido coisa nenhuma,a energia na minha residencia continua com problema oscilando,as vezes apaga de tudo,não posso ligar minha geladeira com medo que queime, tv não se consegue assistir,meu chuveiro queimou e três lampadas...Ligamos várias vezes e eles informam que vão mandar equipe lá e até agora nada,liguei novamente e a atendente me disse que por falta de ponto de referencia eles não tinham achado minha casa. Agora eu pergunto; Se eu estivesse devendo a conta e tivesse com ordem de corte eles achariam rapidinho né?
É uma falta de respeito com o consumidor,entendo que o transtorno foi geral, mas já que a energia é o absurdo que é,deviam ter um serviço de mais qualidade. INDIGNADA
 
ana paula souza ribas em 17/10/2012 10:59:43
Aqui no AERO RANCHO, SETOR 04, principalmente na rua: Antonio PLaza, estamos sem energia desde as 02:40 do dia 16/10/2012 durante o temporal ate o presente momento ainda estamos sem energia. JA 11 PROTOCOLOS NA ENERSUL, E ATE AGORA NADA..E AINDA NA AV: THIRSON DE ALMEIDA ESQUINA COM RUA: ANTONIO PLAZA, TEM 2 CABOS DE ALTA TENSÃO ARREBENTADOS E NO CHAO, AVISEI A ENERSUL E NADA DE ARRUMAREM TBEM....ENFIM ESTAMOS PERDENDO TUDO O QUE TEMOS NAS GELADEIRAS E FREEZER....E QUEM VAI PAGAR PELAS NOSSAS PERDAS.
 
Eliane Santos em 17/10/2012 10:47:22
No Portal Caiobá II, na Rua Diógenes Ignácio de Souza, ficamos sem energia, das 5:15 da manhã de ontem 16/10/2012, até as 4:00 da manhã de hoje 17/10/2012...
 
Agrimar Felix em 17/10/2012 09:58:17
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions