A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

28/04/2012 11:47

Trad e Pucinelli lançam programa de saneamento de R$ 636 milhões

Luciana Brazil e Wendell Reis
Pucinelli e Trad discursam durante lançamento do Sanear Morena III. (Foto:Minamar Júnior)Pucinelli e Trad discursam durante lançamento do Sanear Morena III. (Foto:Minamar Júnior)

Durante o lançamento do programa Sanear Morena III, na manhã de sábado (28), no Jardim Aeroporto, em Campo Grande, o prefeito Nelson Trad Filho afirmou que o programa, que prevê a universalização da cobertura de esgoto na cidade, é a mais acertada obra que a Capital poderia receber.

“Na minha administração trabalho para melhorar o que está bom, preservar o que está funcionando e enfrentar os desafios. Considero uma das mais acertadas obras feitas durante o governo do André”, frisou.

Na cerimônia, que aconteceu na avenida José Barbosa Rodrigues com a Amaro Castro Maia, Trad lembrou também das dificuldades enfrentadas diante da oposição, mas destacou que os embates foram vencidos e hoje a cidade já tem 60% de saneamento. “Em 2013, Campo Grande terá 70% de esgoto e com o Sanear Morena III, em 2025 nós teremos 100% de saneamento”.

O projeto, que prevê investimento de R$ 636 milhões, garantirá a expansão da coleta e tratamento de esgoto para 100% da população. A Prefeitura espera que Campo Grande se torne a primeira cidade do país a universalizar o acesso à coleta e tratamento de esgoto.

O Sanear Morena III prevê implantação, pela Águas Guariroba, de 2.200 quilômetros de rede, 4,5 quilômetros de interceptadores, duas estações de tratamento de esgoto nas regiões do Imbirussu e do Nova Lima, além da ampliação das estações de esgoto já existentes, nos bairros Los Angeles e Sayonara.

O governador André Pucinelli, presente na cerimônia de lançamento, contou que se sente orgulhoso de sua sucessão. “A gente não consegue ver tudo quando a gente planeja e idealiza, mas ficamos satisfeitos quando algo que é planejado, acaba sendo concretizado, como aconteceu hoje. Por isso, Trad, eu tenho orgulho de ter sido sucedido por você”.

“O projeto é uma recomendação do Ministério Público Estadual (MPE), pela busca da universalização, para que todas as pessoas tivessem esgoto e que Campo Grande fosse um exemplo para todos os recantos do Brasil e do mundo”, disse o prefeito.

Pucinelli avaliou a obra como espetacular e ressaltou que por meio do saneamento é possível evitar problemas graves de saúde. O presidente da Águas Guariroba, José João da Fonseca, ressaltou que “a obra contribui para a saúde, para a preservação do meio ambiente e para a qualidade de vida”. O líder comunitário da Nova Campo Grande, Márcio Pedrosa, agradeceu e disse que “a cidade deve muito ao prefeito e ao governador”.

A previsão é de que 240 mil moradores de 418 bairros de Campo Grande sejam beneficiados na terceira etapa, que deverá ser finalizada em 2025. A prefeitura assegura que apesar do incremento de quase 150%, o usuário não sofrerá com o aumenta da tarifa e só pagará a revisão anual, com base no IPCA.



Ser a única capital do Brasi 100% saneada é um orgulho. Esgoto coletado e tratado em toda a cidade, parabéns Águas Guariroba e Prefeitura de CG, grande investimento, do tamanho da competência desta concessão.
 
Luiz Henrique em 29/04/2012 11:25:26
Parabéns para nossos gestores, definitivamente essa é uma boa aplicação para o dinheiro público. Finalmente, mesmo que demore até 2025, alguns bairros terão condições de se livrarem das fossas, da contaminação do meio-ambiente e dos problemas de saúde gerados pela falta de esgoto sanitário. O asfalto tbém poderá vir, pois só é liberado para bairros com coleta de esgoto e águas pluviais.
 
SILVIO CORIMBABA em 29/04/2012 10:59:37
Será que a coophavila 2 sera beneficiada?Aqui estamos fazendo fossas nas calçadas pois nos quintais não há mais lugar, e essa promessa é de mais de 30 anos, tá dificil de acreditar!!
 
ana maria oliveira em 29/04/2012 09:54:04
Parabéns!!!! Srs.: Andre e Nelsinho que estão fazendo dessa Capital uma linda Metrópole, nós moradores da Nova Campo Grande..... estavamos esperando o serviço de esgoto no centro e saneamento nas imediações. Agradeço a atenção e que Deus os abençoe hoje e sempre.
 
Irene Roque Domingos Bianco em 29/04/2012 07:20:06
Até 2025 muito esgoto vai rolar! Ou melhor, muita água! É aguardar para ver.
 
Paulo Cruz em 29/04/2012 05:58:15
Parabéns todos de Campo Grande pela ótima administração, moro em Cuiaba e aqui falta agua nos bairro um absurdo, falta de gestores competente igual campo grande.
Saudades do Andre e do Nelsinho
 
cleyton rodrigues em 28/04/2012 06:45:09
Ótima a iniciativa de levar esgoto para todos. Só não entendi esses políticos no palco... até onde sei a gestão do saneamento em CG é uma concessão, logo esses milhões todos que serão aplicados são da iniciativa privada (dinheiro da Águas Guariroba). Parabéns pra empresa que decidiu investir na nossa cidade
 
Guilherme Sobrinho em 28/04/2012 05:53:28
Pela reportagem, meu bairro Nova Bahia terá esgoto até 2025.
Legal.
Por enquanto tem gente desviando pros bueiros.
Quando chove torrencialmente, sai "caca" dos bueiros.
 
Jefferson Antunes Nascimento em 28/04/2012 05:00:03
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions