ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Capital

UFMS avalia cobrar por atendimento em Clínica Escola

Proposta é debatida por conselho interno e pode impactar na prestação de serviços à comunidade

Tainá Jara | 26/03/2021 14:41
Vacinação contra influenza foi realizada na Clínica Escola Integrada, na UFMS, em Campo Grande (Foto: Divulgação-UFMS)
Vacinação contra influenza foi realizada na Clínica Escola Integrada, na UFMS, em Campo Grande (Foto: Divulgação-UFMS)

Conselho de docentes da Inisa (Instituto Integrado de Saúde) avalia, nesta sexta-feira, proposta de cobrar pelos atendimentos prestados pela CEI (Clínica Escola Integrada), gerida pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande. Os serviços oferecidos têm caráter pedagógico e visa a formação de futuros profissionais.

Tabela de preços com o custo dos serviços oferecidos até então foi elaborada e será debatida pelos professores. Conforme os conselheiros, em reuniões anteriores falou-se da possibilidade de se cobrar pelos serviços prestados nas áreas de Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição.

Os responsáveis pelo projeto, no entanto, negam que a finalidade seja a comunidade arcar financeiramente com o serviço, mas reconhecem a existência de um projeto piloto. O levantamento de preço seria necessário para apresentar proposta de contratualização para manutenção dos atendimentos.

Entre as possibilidades estudadas está a de parceria com o HU (Hospital Universitário) e o Município. A parceria é debatida desde o início deste ano. No entanto, os conselheiros questionam a não utilização da própria tabela SUS (Sistema Único de Saúde) como referencial de preços.

A Clínica Escola é uma unidade prestadora de serviços em saúde. Foi inaugurada no dia 13 de setembro de 2013 e iniciou suas atividades em 2014. Tem por finalidade ações de ensino, pesquisa para melhor formação acadêmica dos estudantes de graduação e pós-graduação, lato e stricto sensu, da UFMS, prioritariamente dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição.

Os principais objetivos da CEI são: promover a articulação com a comunidade visando à ampliação da rede de acesso à saúde; manter e ampliar o intercâmbio acadêmico, técnico e cientifico com instituições congêneres afins, nacionais e internacionais e, colaborar com o sistema de saúde local e regional, sob as premissas da interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, organicidade das ações, na forma de Linhas de Cuidado e por Ciclos de Vida. São eles: 1º ciclo: Perinatalogia; 2º Ciclo: Criança e Adolescente; 3º Ciclo: Adulto Jovem/Adulto e 4º Ciclo: Pessoa Idosa.

Em nota, a UFMS respondeu que para realização das atividades e atendimentos do Inisa é fundamental a parceria com o SUS, que já está em andamento, e também o uso de taxas sociais para alguns atendimentos.

 (Matéria alterada às 16h15 para acréscimos de informações)



Nos siga no Google Notícias