ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Única a realizar oficinas sobre a Agenda 2030, Capital avalia programas sociais

Campo Grande foi a única capital brasileira a integrar projeto vinculado aos ODS que envolveu a avaliação de ações assistenciais

Humberto Marques | 13/04/2018 15:23
Tatiana Trad destacou importância da avaliação sobre o alcance de programas sociais. (Foto: PMCG/Divulgação)
Tatiana Trad destacou importância da avaliação sobre o alcance de programas sociais. (Foto: PMCG/Divulgação)

Campo Grande é a única capital brasileira a integrar o projeto “Inovação Social de Políticas Públicas: Oficina Regional com Técnicos da SNAS”, que diz respeito aos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, as 17 cláusulas que contemplam as 169 metas da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas). Nesta sexta-feira (13), oficinas na Capital apresentam os resultados de levantamentos realizados sobre as políticas públicas focadas nesse setor.

A ideia com a ação é avaliar projetos sociais desenvolvidos no município com recursos federais, verificar como são executados e o que pode ser feito para os otimizar. Segundo a presidente do Comitê Gestor do FAC (Fundo de Apoio à Comunidade), a primeira-dama Tatiana Trad, são feitas oficinas que visam a buscar a melhor aplicabilidade das políticas públicas.

“Creio que Campo Grande, assim como todos os municípios de Mato Grosso do Sul, tem muito a ganhar com esse trabalho. Vamos desenvolver uma governança integrada entre todas as secretarias, nas esferas nacional, estadual e municipal”, explicou ela.

“Essa integração visa um melhor atendimento daqueles que são os reais beneficiários dos programas, que são os munícipes. E hoje o que vai acontecer aqui vai trazer essa realidade. É uma etapa da oficina onde já foi garimpado todos os problemas, todos os programas que estão em desenvolvimento e agora vamos buscar soluções para este melhor aperfeiçoamento, para eficácia desses programas”, prosseguiu Tatiana.

Suporte – Secretário-adjunto Nacional de Articulação Social, Cláudio Cavalcante Ribeiro explicou que o governo federal veio à Capital dar suporte para que se atinja a Agenda 2030. “Nós estamos trabalhando com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e com a inovação social para que possamos ter um resultado melhor para a população”, frisou.

Para isso, o governo federal, Estado e municípios foram à campo ver as principais dificuldades na execução das políticas públicas. Oficinas nesta sexta trazem os resultados desse trabalho para que, desta forma, discutam-se alternativas e soluções para tais problemas.

O prefeito Marquinhos Trad pontuou que é fundamental haver este direcionamento. “Esta etapa é justamente para que a equipe da Secretaria Nacional de Articulação Social possa segurar o nosso arco, para que a nossa flecha tenha a direção certeira. Trazer efetivamente os resultados para que possamos continuar os serviços que estão sendo executados corretamente, melhorar e aperfeiçoar aqueles que necessitam de orientação técnica”, disse.

Rapidez – Marquinhos pediu a celeridade do governo federal para superar obstáculos da Lei 8.666 –que regula as licitações do poder público. “Devem ser obedecidas, mas que a gente mostre uma vez por todas, principalmente para a comunidade que nos aguarda lá fora, que essas etapas foram realizadas e executadas não apenas na teoria, mas na prática”, afirmou.

O prefeito Marcelo Araújo (PSL), de Sidrolândia –a 71 quilômetros de Campo Grande–, disse ter certeza que, com essas ações, as políticas públicas vão melhorar. “Nós poderemos com esse trabalho melhorar as nossas ações, as nossas políticas públicas com mais êxito”.

Nos siga no Google Notícias