A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

03/08/2011 10:09

Cerca de 43% dos alunos das universidades federais são das classes C, D e E

Amanda Cieglinski, da Agência Brasil

Pesquisa sobre o perfil dos estudantes das universidades federais será lançada hoje pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes)

Cerca de 43% dos estudantes das universidades federais são das classes C, D e E. O percentual de alunos de baixa renda é maior nas instituições de ensino das regiões Norte (69%) e Nordeste (52%) e menor no Sul (33%). É o que mostra pesquisa da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), que será lançada hoje (3), sobre o perfil dos estudantes das universidades federais.

Para a Andifes, o resultado do estudo, que teve como base 22 mil alunos de cursos presenciais, desmistifica a ideia de que a maioria dos estudantes das federais é de famílias ricas. Os dados mostram, entretanto, que o percentual de alunos das classes mais baixas permaneceu estável em relação a outras pesquisas feitas pela entidade em 1997 e 2003.

Segundo o presidente da Andifes, João Luiz Martins, as políticas afirmativas e a expansão das vagas nas federais mudaram consideravelmente o perfil do estudante. A associação avalia que se não houvesse as políticas afirmativas, o atendimento aos alunos de baixa renda nessas instituições teria diminuído no período.

Martins destaca que se forem considerados os estudantes com renda familiar até cinco salários mínimos (R$ 2.550), o percentual nesse grupo chega a 67%. Esse é o público que deveria ser atendido – em menor ou maior grau – por políticas de assistência estudantil. A entidade defende um aumento dos recursos para garantir a permanência do aluno de baixa renda na universidade. “Em uma família com renda até cinco salários mínimos, com três ou quatro dependentes, a fixação do estudante na universidade é um problema sério”, diz Martins, que é reitor da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).

O estudo identifica que 2,5% dos alunos moram em residência estudantil. Cerca de 15% são beneficiários de programas que custeiam total ou parcialmente a alimentação e um em cada dez recebe bolsa de permanência.



Eu discordo do senhor Gilberto Silva... eu sou pobre e minhas filhas estudam em uma Universidade Federal... só é necessário estudar.
 
rozeneide soares em 03/08/2011 12:44:23
É POUQUÍSSIMO, O BRASIL, PRECISA PARAR COM ESSE NEGÓCIO DE VESTIBULAR, A EDUCAÇÃO É UM DIREITO, CONSTITUCIONAL, PARA TODOS, E O VESTIBULAR, TERMINA TRANSGREDINDO ESSE DIREITO, OS POLÍTICOS, DEVERÃO TOMAR MAIS INTERESSE DE MELHORAR AS ESCOLA PÚBLICAS, PRINCIPALMENTE AS UNIVERSIDADES, AMPLIANDO, COLOCANDO RECURSOS, ASSISTINDO O CORPO DISCENTE E DOCENTE, NÃO DANDO RECURSOS A LONGO PRAZO AS UNIVERSIDADES PARTICULARES, QUE ISSO É ROUBAR DUAS VEZES A SOCIEDADE BRASILEIRA, REPITO, PRECISAM TOMAR MAIS CONHECIMENTO, QUE DAR DINHEIRO A LONGO PRAZO AS UNIVERSIDADES PARTICULARES, E LESAR UMA SOCIEDADE, SE NÃO TEM CONHECIMENTO, QUE OS LEITORES, AJUDEM-ME A DIVULGAR ISSO, E QUE COBREM DOS POLÍTICOS PARA OS QUAIS VOTARAM, SEJA DO VEREADOR AO SENADOR, POVO BOM É O POVO QUE COBRA SEUS DIREITOS, NÃO OS CALADOS, QUE TORNAM-SE CONIVENTES AS BURRICES DA MAIORIA DOS ELEITORES E POLÍTICOS.
 
PEDRO BRAGA em 03/08/2011 11:40:17
As Universidade federais são para os ricos isso todo mundo sabe, mas ninguém faz nada! porque se fazer o politico perde votos da classe alta e media , ai você sabe não vai reeleger.

para você ter uma ideia veja os caros dos alunos na federal! uma mais novo que o outro!
 
gilberto silva em 03/08/2011 11:29:57
Só vale lembrar que a população "A",é o menor percentual no Brasil cerca de 10%,então É CLARO
 
cristina mendes em 03/08/2011 10:36:41
Verdade Gilberto,concordo com vc as Universidade Federais é para os ricos,p vc entrar em uma delas é só por Deus.Tentei várias vezes entrar,e o q estou fazendo?Pagando uma particular pq nossas vagas estão lá preenchidas por pessoas q podem muito bem pgar uma universidade.Enquanto os pobres estão na luta pagando uma particular,isto é um absurdo!Infelizmente è o nosso Brasil.
 
Angela Cristiane em 03/08/2011 01:51:44
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions