ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Começam depoimentos de acusados de esquema em prisão

Redação | 19/05/2008 13:19

Começou há pouco na 2ª Vara Criminal de Campo Grande o interrogatório dos envolvidos em um esquema de corrupção na Colônia Penal Agrícola de Campo Grande. O processo tem 13 réus.

Os depoimentos começaram pelo preso Mário Estevão Pereira, apontado como o responsável pelo controle das propinas que eram pagas para que presos saíssem irregularmente do presídio semi-aberto. Com ele foi encontrada uma agenda, uma espécie de livro-caixa, com todos os pagamentos.

A imprensa não tem acesso à sala onde ocorrem os depoimentos. Ao chegar para ser ouvido, o detento procurou se esconder de cinegrafistas e fotográfos.

O esquema de corrupção foi descoberto em investigação da Derf (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Roubos e Furtos).

Os servidores recebiam dinheiro dos presos para que não fosse dada falta a eles. O valor variava acordo com a quantidade de dias que o interno ficaria fora e também conforme as condições financeiras de cada um.

O esquema envolvia o diretor da unidade na época, Livrado da Silva Briga, o também ex-diretor Luiz Carlos dos Santos, e os agentes penitenciários Gilmar de Oliveira Figueiredo, Miguel Coelho e Ricardo Baís Moreira. Todos foram presos dia 25 de abril.

Nos siga no Google Notícias