ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Demora na entrega de remédio agrava convulsões em criança com doença

Juliana Brum | 31/07/2015 10:51
Após três meses dinheiro é liberado para à compra do medicamento ( Foto - Divulgação)
Após três meses dinheiro é liberado para à compra do medicamento ( Foto - Divulgação)

O policial Fabrício Silveira Pinto, 42 anos, lamenta a demora de mais de três meses pela Justiça para a entrega do remédio à base de canabidiol (que inclui a maconha), que sua filha de 8 anos necessita tomar devido a síndrome de Lennox, também conhecida como síndrome de West que custa R$ 199 cada ampola.

A família mora no interior do Estado, em Fátima do Sul, e a criança começou a apresentar os sintomas da doença quando estava com dois anos de idade, hoje com 8 anos ela se encontra em estado vegetativo e com a falta do remédio vem agravando as crises de convulsões que são frequentes todas as noites.

A doença faz com que o paciente apresente convulsões semelhantes a uma epilepsia. Cerca de 90% dos espasmos infantis começam em crianças menores de 12 meses e o pico de início é entre quatro e seis meses de idade.

Há três meses, o número de convulsões não era frequente. Hoje, o quadro da criança se agravou e a família recorreu à imprensa devido a demora da Justiça. Após a compra dos remédios à base de canabidiol, o tratamento será feito em Campo em Grande.

"Após a imprensa divulgar o caso, conseguimos (no dia 29) que fosse depositado mesmo com atraso o valor para a compra do remédio na conta de nossa advogada. O que mais desejamos é que a nossa filha volte a ter uma vida melhor e sem estas crises", desabafou o pai.

O remédio apresenta a concentração de 18% de canabidiol e o médico da criança receitou 12 ampolas, o que vai custar em torno de R$ 8 mil, por esta razão o pai recorreu à Justiça, já que segundo ele a prefeitura do município não deu apoio algum ao caso.

Doença - Síndrome de Lennox-Gastaut (SLG) ou encefalopatia epilética da infância é uma síndrome epilética pediátrica devastadora que constitui 1% a 4% das epilepsias da infância.

Canabidiol O canabidiol não tem efeito psicoativo nem causa dependência. Pesquisadores afirmam que a substância tem efeitos positivos no tratamento de pacientes com autismo, esclerose múltipla, dores neuropáticas, câncer, epilepsia, mal de Parkinson, entre outras doenças neurológicas.

A Anvisa aprovou em janeiro deste ano a exclusão do canabidiol, substância presente folha da Cannabis Sativa, a planta da maconha, da lista de substâncias proibidas e o reclassificou como medicamento.

Nos siga no Google Notícias