ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Empregos

TJ confirma decisão que anulou questões de concurso com 99% de reprovação em MS

Sentença também manda republicar resultado e nova fase para quem obteve nota mínima

Aline dos Santos | 06/12/2021 08:45
Prova do concurso para professor da rede estadual foi aplicada em dezembro de 2018. (Foto: Reprodução)
Prova do concurso para professor da rede estadual foi aplicada em dezembro de 2018. (Foto: Reprodução)

O TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) negou recurso do governo do Estado e ratificou a sentença que determinou a anulação de seis questões de concurso para professores, cujo resultado foi de 99% de reprovação.

A sentença também ordenou a republicação da primeira fase do concurso público, com a eventual nova ordem de classificação; além da aplicação de novas provas referentes às etapas subsequentes aos candidatos que vierem a atingir a nota mínima exigida pelo edital.

O concurso (edital 001/2018 – SAD/SED/MAG) foi lançado em 4 de outubro de 2018 e previa mil vagas para docentes na educação básica. Com 14.370 inscritos, a prova objetiva, organizada pela Funrio (Fundação de Apoio, Pesquisa e Assistência do Rio de Janeiro), foi aplicada em 16 de dezembro de 2018. A surpresa veio em 19 de janeiro de 2019: mais de 99% de reprovação, com apenas 73 aprovados.

Após receber 257 reclamações em dois dias, o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) pediu informações do contrato e submeteu as provas para uma banca da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

Foram identificados problemas como: incompatibilidade do tema tratado em algumas questões com o conteúdo programático contido no edital; incorreção de resposta apresentada como correta no gabarito oficial; assertivas com mais de uma alternativa correta; questões que não trouxeram alternativa correta, impossibilitando uma resposta; e ausência de informações essenciais para resolução dos problemas propostos.

Em outubro de 2019, o promotor Marcos Alex Vera de Oliveira pediu que a Justiça anulasse 19 questões. No ano passado, o juiz da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de Campo Grande, David de Oliveira Gomes Filho, determinou a nulidade de seis questões: 48, 54 e 66 (aplicadas aos candidatos à vaga de professor de História); 55 (aplicada aos candidatos à vaga de professor de Arte); 69 (aplicada aos pretendentes à vaga de professor de Física); e 70 (aplicadas aos pretendentes à vaga de professor de Sociologia).

Candidatos fizeram protesto em 2019, após resultado de 99% de reprovação. (Foto: Guilherme Henri/Arquivo)
Candidatos fizeram protesto em 2019, após resultado de 99% de reprovação. (Foto: Guilherme Henri/Arquivo)

Recurso negado - O governo do Estado e a Funrio recorreram, mas a decisão foi mantida pela 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça, que julgou os recursos no último dia 30. De acordo com o relator, desembargador Julizar Barbosa Trindade, a anulação de questões por meio do Judiciário é admitida em caso de ofensa aos princípios da legalidade e da vinculação ao edital.

“Consabido que tanto o Supremo Tribunal Federal, como o Superior Tribunal de Justiça, admitem, em situação excepcional, a intervenção do Poder Judiciário nos critérios de avaliação das provas de concurso público. Evidentemente, não se está falando da substituição à banca examinadora para avaliar as questões formuladas, cuida-se, na verdade, de uma admissão excepcional, quando flagrante a ilegalidade por erro da Administração”.

A PGE (Procuradoria-Geral do Estado) alegou que não cabe ao Poder Judiciário, sem o auxílio de perícia judicial, “fazer às vezes da banca examinadora para dizer que um determinado entendimento técnico (parecer carreada aos autos pela parte autora [promotoria]) é mais apurado ou acertado do que o outro (razões exaradas pela Banca Examinadora)”.

A Funrio pediu para ser excluída da ação e pontuou que “todas as indevidas e ilegais alegações de nulidade das questões atacadas são devida e definitivamente rechaçadas pelos laudos já juntos aos autos”.

A SAD (Secretaria de Estado de Administração) informou, por meio da assessoria de imprensa, que foi notificada e aguardará orientação da PGE (Procuradoria-Geral do Estado) quanto ao cumprimento da decisão.

*Matéria alterada às 18h10 para acréscimo de informação.

Nos siga no Google Notícias