ACOMPANHE-NOS    
MAIO, QUARTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Grupo de assentados fecha estrada perto de Jaraguari

Por Redação | 17/05/2010 15:15

Dois grupos, um de assentados e outro de sem-terra entraram em conflito que provocou a interdição de uma estrada vicinal que liga Campo Grande a cidade de Jaraguari, a 46 quilômetros da Capital, localizada próxima a estrada de ferro.

As primeiras informações são de que cerca 60 pessoas fecha a estrada, perto da BR-262, na saída para Ribas do Rio Pardo, e não permite o tráfego de veículos. O bloqueio acontece na ponte sobre o Córrego Botas.

De acordo com Elias Barbosa, da Associação Estrela de Jaraguari, que reúne 176 famílias, o impasse começou depois de um sorteio de lotes que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) fez hoje.

Segundo explica, os 18 lotes sorteados já estavam direcionados para outras famílias. Conforme Barbosa, o documento prevendo, a entrega das áreas foi assinado em 2008. O acordo previa a remoção de 18 famílias de uma região arenosa para lotes com melhores condições de plantio.

No entanto, segundo afirma Barbosa o INCRA sorteou esses lotes para famílias não cadastradas. Elas esperam representantes do instituto para estabelecer um acordo.

Ele garante que o grupo não vai permitir a entrada das famílias acampadas a beira da BR-262 e que se deslocam para os lotes sorteados. Segundo o ouvidor agrário do INCRA, Sidnei Ferreira de Almeida,o sorteio respeitou todos os tramites legais e não há irregularidades. Três técnicos estão na área acompanhado a movimentação.

Nos siga no Google Notícias