ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Índios continuam em fazenda após TRF cancelar reunião

Redação | 05/11/2009 14:33

Cerca de 50 índios vão continuar acampados na Fazenda São José, em Sidrolândia, a 70 quilômetros da Capital, após o cancelamento das audiências de conciliação pelo TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região).

Ontem, a presidente do órgão, desembargadora Marli Ferreira, divulgou nota para informar o cancelamento das audiências, previstas para hoje e amanhã, em decorrência da manutenção da invasão da área.

De acordo com lideranças indígenas, eles vão ficar na fazenda até a concessão de liminar de reintegração de posse. O grupo briga para ampliar a área de 2.090 hectares destinados para 4,5 mil índios em nove aldeias. O objetivo é ter uma reserva de 17,2 mil hectares.

A Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), que chegou a locar um ônibus para levar os índios até São Paulo em busca de uma solução para o conflito, informou que não vai se posicionar sobre a nota da presidente do Tribunal Regional Federal.

"A instituição entende que o pronunciamento deve vir das partes diretamente envolvidas, que nesse caso, são produtores rurais proprietários das áreas em questão e as comunidades indígenas da etnia guarani daquela região", informou, por meio da assessoria de imprensa.

Nos siga no Google Notícias